>
Ensino Secundário
vera pinto / 12-07-2024
Descrição / Síntese:
Com este cenário pretende-se motivar os alunos para a compreensão da obra Memorial do Convento. Partindo de uma leitura prévia, pretende-se que os alunos explorem alguns excertos e procedam à identificação e caracterização das personagens que integram as duas linhas de ação do romance – a construção do convento e a construção da passarola. Pretende-se ainda que evidenciem as relações que se estabelecem entre essas personagens.
Assim, este cenário tem início com uma atividade do manual Mensagens de compreensão oral “Conheces José Saramago… ou queres que faça um desenho?”. Os alunos registam as suas respostas, depois partilham-nas com os colegas. A correção será feita em grande grupo.
De seguida, desenvolve-se uma atividade de interação – “Nuvem de ideias” em que os alunos são convidados a refletir sobre o contexto histórico-literário de José Saramago. As respostas dos alunos serão registadas através do Mentimeter. Será projetado um infográfico do manual para sintetizar os acontecimentos mais importantes.
Posteriormente serão dinamizadas atividades orientadas pelo professor com base na metodologia Jigsaw com o intuito de caracterizar e identificar as relações estabelecidas entre as diferentes personagens. A turma será dividida em cinco grupos de cinco elementos. O professor fará os grupos de forma a que estes sejam heterogéneos. A cada grupo de especialistas será atribuída uma personagem. As personagens a trabalhar são D. João v, D. Maria Ana Josefa, Padre Bartolomeu de Lourenço, Baltasar e Blimunda. Os alunos leem e interpretam excertos selecionados pelo professor, pesquisam e organizam num Padlet informação sobre a personagem que lhes foi atribuída de acordo com as orientações dadas.
Num segundo momento, os alunos serão redistribuídos em novos grupos, cada grupo terá um elemento dos cinco grupos iniciais de especialistas. Aqui, os alunos deverão partilhar o seu conhecimento sobre a personagem que estudaram e apreender informações sobre as restantes personagens da obra, fazendo perguntas e fazendo recolha de informação. Estas novas informações devem ser registadas na segunda secção do Padlet.
De volta ao seu grupo inicial, cada elemento do grupo deve partilhar o que aprendeu sobre todas as personagens do romance, completando as secções dois e três do Padlet. Cada membro do grupo deve partilhar conhecimento, questionar e dar respostas de forma a poderem criar o seu produto final. Este produto deverá ser uma apresentação oral com base em tecnologia digital, por exemplo, apresentação interativa e/ou elaboração de um vídeo, a partilhar com a turma.
Os alunos farão a sua autoavaliação com base num GoogleDocs criado para o efeito.
Posteriormente, depois de se prepararem individualmente, os alunos devem escrever um texto expositivo a ser avaliado. Para se prepararem para esta atividade, os alunos devem consultar os documentos disponibilizados pelo professor no GoogleClassroom.
A avaliação será feita através de duas rubricas: avaliação da apresentação oral e avaliação da escrita.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Visualização de um vídeo sobre a biografia de José Saramago. Realização individual de dois exercícios do manual, de ordenação e de escolha múltipla. Partilha e reflexão das respostas com os colegas. A correção será feita em grande grupo.
Ferramentas e recursos:
Manual
Aula Digital
Vídeo – https://auladigital.leya.com/share/831380fb-0152-47b9-a5ad-c14afe96a039
Computador
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham individualmente e depois trabalham com o seu par na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Os alunos são convidados a refletir sobre o contexto histórico-literário de José Saramago (1922-20109. Os alunos deverão pensar em acontecimentos históricos (nacionais e internacionais) e literários relacionados com o autor. As respostas dos alunos serão registadas através do Mentimeter e objeto de reflexão no grupo turma. Será projetado um infográfico do manual para sintetizar os acontecimentos mais importantes.
Ferramentas e recursos:
Mentimeter
Telemóvel
Computador
Manual
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupo turma em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos
Descrição da atividade:
A turma será dividida em cinco grupos de cinco elementos. O professor fará os grupo de forma a que estes sejam heterogéneos. A cada grupo de especialistas será atribuída uma personagem. As personagens a trabalhar são D. João v, D. Maria Ana Josefa, Padre Bartolomeu de Lourenço, Baltasar e Blimunda. Os alunos leem e interpretam excertos selecionados pelo professor, pesquisam e organizam num Padlet informação sobre a personagem que lhes foi atribuída de acordo com as orientações dadas. podem ainda consultar outras fontes autonomamente.
Num segundo momento, os alunos serão redistribuídos em novos grupos, cada grupo terá um elemento dos cinco grupos iniciais de especialistas. Aqui, os alunos deverão partilhar o seu conhecimento sobre a personagem que estudaram e aprender informações sobre as restantes personagens da obra, fazendo perguntas e fazendo recolha de informação. Estas novas informações devem ser registadas na segunda secção do Padlet.
De volta ao seu grupo inicial, cada elemento do grupo deve partilhar o que aprendeu sobre todas as personagens do romance, completando as secções dois e três do Padlet. Cada membro do grupo deve partilhar conhecimento, questionar e dar respostas de forma a poderem criar o seu produto final. Este produto deverá ser uma apresentação oral com base em tecnologia digital, por exemplo, apresentação interativa e/ou elaboração de um vídeo, a partilhar com a turma.
Ferramentas e recursos:
https://padlet.com/verapinto2805/memorial-do-convento-personagens-to1qvfaym8njb1sk
Obra Memorial do Convento
Manual
GoogleClassroom
Aula Digital
Padlet
Sugestões para a criação do produto final:
Canva, Classpoint, Lumen 5
Banco de imagens: Pixaby, Pexels, Freepik, Unsplash
Banco se sons: Bensound; Freesound; BBC sound effects
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de cinco alunos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos preenchem uma ficha de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela previamente fornecida no GoogleClassroom.
O professor fará a avaliação da apresentação oral e dará feedback aos alunos dos aspetos positivos e dos aspetos a melhorar.
Ferramentas e recursos:
GoogleClassroom
Google Docs
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham individualmente na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Depois de realizadas as apresentações de todos os grupos e partilhados os recursos utilizados, os alunos preparam-se individualmente, em casa, para a produção de um texto expositivo. Para isso devem consultar os documentos disponibilizados no GoogleClassroom: Exposição sobre um tema ‒ Fases de produção e Rubrica de avaliação da Escrita.
O professor corrige e avalia os textos produzidos pelos alunos, dando feedback dos aspetos positivos e ainda a melhorar.
Ferramentas e recursos:
GoogleClassroom
Google docs
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham individualmente na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)