Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 310 minutos

>

Personagens de Memorial do Convento de José Saramago

Ensino Secundário

vera pinto / 12-07-2024


Descrição / Síntese:

Com este cenário pretende-se motivar os alunos para a compreensão da obra Memorial do Convento. Partindo de uma leitura prévia, pretende-se que os alunos explorem alguns excertos e procedam à identificação e caracterização das personagens que integram as duas linhas de ação do romance – a construção do convento e a construção da passarola. Pretende-se ainda que evidenciem as relações que se estabelecem entre essas personagens.
Assim, este cenário tem início com uma atividade do manual Mensagens de compreensão oral “Conheces José Saramago… ou queres que faça um desenho?”. Os alunos registam as suas respostas, depois partilham-nas com os colegas. A correção será feita em grande grupo.
De seguida, desenvolve-se uma atividade de interação – “Nuvem de ideias” em que os alunos são convidados a refletir sobre o contexto histórico-literário de José Saramago. As respostas dos alunos serão registadas através do Mentimeter. Será projetado um infográfico do manual para sintetizar os acontecimentos mais importantes.
Posteriormente serão dinamizadas atividades orientadas pelo professor com base na metodologia Jigsaw com o intuito de caracterizar e identificar as relações estabelecidas entre as diferentes personagens. A turma será dividida em cinco grupos de cinco elementos. O professor fará os grupos de forma a que estes sejam heterogéneos. A cada grupo de especialistas será atribuída uma personagem. As personagens a trabalhar são D. João v, D. Maria Ana Josefa, Padre Bartolomeu de Lourenço, Baltasar e Blimunda. Os alunos leem e interpretam excertos selecionados pelo professor, pesquisam e organizam num Padlet informação sobre a personagem que lhes foi atribuída de acordo com as orientações dadas.
Num segundo momento, os alunos serão redistribuídos em novos grupos, cada grupo terá um elemento dos cinco grupos iniciais de especialistas. Aqui, os alunos deverão partilhar o seu conhecimento sobre a personagem que estudaram e apreender informações sobre as restantes personagens da obra, fazendo perguntas e fazendo recolha de informação. Estas novas informações devem ser registadas na segunda secção do Padlet.
De volta ao seu grupo inicial, cada elemento do grupo deve partilhar o que aprendeu sobre todas as personagens do romance, completando as secções dois e três do Padlet. Cada membro do grupo deve partilhar conhecimento, questionar e dar respostas de forma a poderem criar o seu produto final. Este produto deverá ser uma apresentação oral com base em tecnologia digital, por exemplo, apresentação interativa e/ou elaboração de um vídeo, a partilhar com a turma.
Os alunos farão a sua autoavaliação com base num GoogleDocs criado para o efeito.
Posteriormente, depois de se prepararem individualmente, os alunos devem escrever um texto expositivo a ser avaliado. Para se prepararem para esta atividade, os alunos devem consultar os documentos disponibilizados pelo professor no GoogleClassroom.
A avaliação será feita através de duas rubricas: avaliação da apresentação oral e avaliação da escrita.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Oralidade: Planificar o texto oral elaborando um plano de suporte, com tópicos e respetivos exemplos.
> Educação Literária: Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX; contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais; debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes; desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados.
> Leitura: Realizar leitura crítica e autónoma; utilizar procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação.
> Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante; escrever exposições sobre um tema; respeitar princípios do trabalho intelectual como referenciação bibliográfica de acordo com normas específicas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
CO – “Conheces José Saramago… ou queres que faça um desenho?”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Visualização de um vídeo sobre a biografia de José Saramago. Realização individual de dois exercícios do manual, de ordenação e de escolha múltipla. Partilha e reflexão das respostas com os colegas. A correção será feita em grande grupo.


Ferramentas e recursos:

Manual

Aula Digital

Vídeo –  https://auladigital.leya.com/share/831380fb-0152-47b9-a5ad-c14afe96a039

Computador

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham individualmente e depois trabalham com o seu par na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Nuvem de Ideias – Contexto histórico-literário de José Saramago

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Os alunos são convidados a refletir sobre o contexto histórico-literário de José Saramago (1922-20109.  Os alunos deverão pensar em acontecimentos históricos (nacionais e internacionais) e literários relacionados com o autor. As respostas dos alunos serão registadas através do Mentimeter e objeto de reflexão no grupo turma. Será projetado um infográfico do manual para sintetizar os acontecimentos mais importantes.


Ferramentas e recursos:

Mentimeter

https://www.mentimeter.com/app/presentation/n/alhbho3bvapm5bnhkt7qwfpvmnunrdie/edit?question=2kt9ev8iszri

Telemóvel 

Computador

Manual

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupo turma em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão200 MINUTOS
Personagens de Memorial do Convento de José Saramago

Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos


Descrição da atividade:

A turma será dividida em cinco grupos de cinco elementos. O professor fará os grupo de forma a que estes sejam heterogéneos. A cada grupo de especialistas será atribuída uma personagem. As personagens a trabalhar são D. João v, D. Maria Ana Josefa, Padre Bartolomeu de Lourenço, Baltasar  e Blimunda. Os alunos leem e interpretam excertos selecionados  pelo professor,  pesquisam e organizam num Padlet informação sobre a personagem que lhes foi atribuída de acordo com as orientações dadas. podem ainda consultar outras fontes autonomamente.

Num segundo momento, os alunos serão redistribuídos em novos grupos, cada grupo terá um elemento dos cinco grupos iniciais de especialistas.  Aqui, os alunos deverão partilhar o seu conhecimento sobre a personagem que estudaram e aprender informações sobre as restantes personagens da obra, fazendo perguntas e fazendo recolha de informação. Estas novas informações devem ser registadas na segunda secção do Padlet.

De volta ao seu grupo inicial, cada elemento do grupo deve partilhar o que aprendeu sobre todas as personagens do romance, completando as secções dois e três do Padlet. Cada membro do grupo deve partilhar conhecimento, questionar e dar respostas de forma a poderem criar o seu produto final. Este produto deverá ser uma apresentação oral com base em tecnologia digital, por exemplo, apresentação interativa e/ou elaboração de um vídeo, a partilhar com a turma.


Ferramentas e recursos:

https://padlet.com/verapinto2805/memorial-do-convento-personagens-to1qvfaym8njb1sk

Obra Memorial do Convento

Manual

GoogleClassroom

Aula Digital

Padlet

Sugestões para a criação do produto final:

Canva, Classpoint, Lumen 5

Banco de imagens: Pixaby, Pexels, Freepik, Unsplash

Banco se sons: Bensound; Freesound; BBC sound effects


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de cinco alunos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno20 MINUTOS
Avaliação da apresentação oral

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos preenchem uma ficha de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela previamente fornecida no GoogleClassroom.

O professor fará a avaliação da apresentação oral e dará feedback aos alunos dos aspetos positivos e dos aspetos a melhorar.

 


Ferramentas e recursos:

GoogleClassroom

Google Docs


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham individualmente na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Avaliação – produção de texto

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Depois de realizadas as apresentações de todos os grupos e partilhados os recursos utilizados, os alunos preparam-se individualmente, em casa,  para a produção de um texto expositivo. Para isso devem consultar os documentos disponibilizados no GoogleClassroom: Exposição sobre um tema ‒ Fases de produção e Rubrica de avaliação da Escrita.

O professor corrige e avalia os textos produzidos pelos alunos, dando feedback dos aspetos positivos e ainda a melhorar.


Ferramentas e recursos:

GoogleClassroom

Google docs


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham individualmente na sala de aula.