Ferramenta CA.MEE – Cenários de Aprendizagem

Foi recentemente publicada a ferramenta “CA.MEE – Cenários de Aprendizagem, metodologias, estratégias e espaços“. Trata-se de uma ferramenta de planeamento de atividades educativas desenvolvida pelo CCTIC do IPCB e que tem como finalidade contribuir para a organização de práticas de ensino mais dinâmicas e ricas, com a integração de metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e recursos digitais.

Esta ferramenta foi desenvolvida tendo como base a lógica Future Classroom LAB e a ferramenta Scenario Tool do FCL.

O interface permite e criação de cenários de aprendizagem, a sua edição, publicação no repositório e também a sua eliminação. É uma ferramenta orientada para a operacionalização de atividades, seguindo a lógica de tipologias do FCL e integrando a classificação de competências gerais a desenvolver pelos alunos, os chamados 4 C’s da Educação.

Dentro da ferramenta encontra um conjunto de propostas de estratégias e recursos digitais apropriados à sua implementação, que contribuem para a criação de atividades que colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem.

Utilize esta ferramenta e dê uma nova dimensão às suas atividades de ensino-aprendizagem!