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 150 minutos

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Planificação Interdisciplinar de Matemática e Ciências Naturais – 6.º ano

2º Ciclo

Rosalina Dias / 15-01-2024


Descrição / Síntese:

Esta planificação tem como objetivo trabalhar os rótulos alimentares de forma interdisciplinar entre as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática no 6.º ano de escolaridade. A planificação será dividida numa aula de 100 minutos de Ciências Naturais e uma aula de 50 minutos de Matemática. Na aula de Ciências Naturais, os alunos vão analisar dois rótulos alimentares (pão e arroz) e conhecer as vantagens e desvantagens dos aditivos alimentares. Para além disso, vão ficar a conhecer um tipo de hidrato de carbono presente em alguns alimentos, o amido. A partir dessa informação, os alunos vão realizar um trabalho prático experimental sobre a presença do amido nos alimentos.
Na aula de Matemática, os alunos vão trabalhar a proporcionalidade direta. Vão responder a questões relacionadas com o rótulo alimentar do pão e descobrir as constantes de proporcionalidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos.
> Identificar riscos e benefícios dos aditivos alimentares.
> Determinar uma quantidade, dada uma outra que lhe é proporcional e conhecida a razão de proporcionalidade.
> Resolver problemas que envolvam a interpretação e modelação de situações de proporcionalidade direta.
> Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
> Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.
> Aplicar ideias matemáticas na resolução de problemas de contextos diversos (rótulos alimentares).
> Interpretar matematicamente situações do mundo real, construir modelos matemáticos adequados, e reconhecer a utilidade e poder da Matemática na previsão e intervenção nessas situações.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Introdução ao tema da aula de Ciências Naturais – Rótulos e aditivos alimentares

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

– Em aulas anteriores, os alunos já abordaram o tema da alimentação, como por exemplo, os nutrientes e as suas funções, as necessidades nutricionais do ser humano e alimentação saudável. 

– Nesta primeira parte da aula, a professora vai abordar o tema dos rótulos alimentares e dos aditivos alimentares. 

– Primeiramente, a professora projeta um rótulo de um produto alimentar (cereais) e irá dialogar com os alunos sobre os seus constituintes (declaração nutricional, prazo de validade, lista de ingredientes, aditivos alimentares, entre outros). O objetivo desta tarefa é que os alunos cheguem à conclusão que a informação presente nos rótulos alimentares permite conhecer os ingredientes e a quantidade de nutrientes presentes no produto, bem como o prazo de validade e os aditivos alimentares. 

– Na imagem projetada, estão sublinhados aditivos alimentares representados com a letra E e a professora questiona a turma se sabem o que é que aquela letra representa. Poderá haver alunos que saibam e outros que não, mas é desejado que cheguem à resposta que a letra E representa os aditivos alimentares. 

– De seguida, a professora questiona os alunos se estes sabem o que são aditivos alimentares. A palavra é dada aos alunos, mas se não chegarem à resposta, a professora orienta-os para a resposta correta: os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos que alteram algumas das suas propriedades. 

– Após este diálogo, a professora pede à turma que abram o manual na página 32, onde estão destacadas as vantagens (manter o sabor, controlar a acidez, melhorar a consistência) e desvantagens (hipertensão arterial e complicações cardiovasculares e renais) do uso de aditivos alimentares. Em conjunto, a professora e a turma vão explorar a página 32. Vai ser pedido aos alunos que indiquem as vantagens e desvantagens dos aditivos alimentares e exemplos de grupos de aditivos alimentares (corantes, conservantes, antioxidantes, intensificadores de sabor, reguladores de acidez, edulcorantes). 

– Se não houver nenhuma questão, a professora avança para a próxima tarefa. 


Ferramentas e recursos:

– Projetor;

– Computador;

– Rótulo alimentar (cereais – Chocapic);

– Manual escolar (“CSI – 6.º ano – Parte I”).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

– A sala de aula é constituída por mesas duplas, sendo que estão dois alunos por mesa. 

– A sala permite que a professora tenha acesso à internet, a um computador e a um projetor. 

– Os alunos vão estar sentados a interagir uns com os outros e com a professora. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Pagina-32-e-rotulo-alimentar-dos-cereais.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
Análise de rótulos alimentares

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

– A professora vai pedir aos alunos que se juntem em grupos de 4 alunos. Para não trocarem de lugares, e assim não haver desestabilização da turma, os alunos vão-se virar para trás e juntarem-se aos outros dois colegas. 

– Os alunos são informados que têm de escolher um porta-voz de grupo para mais tarde comunicarem aos restantes colegas os resultados da análise do rótulo alimentar do seu grupo. 

– A professora vai entregar a dois grupos, o rótulo alimentar do pão e a três grupos o rótulo alimentar do arroz. Vai ser entregue uma tabela de registo e cada grupo só pode registar o rótulo alimentar do produto que está a analisar. 

– Estes dois rótulos alimentares foram escolhidos com um propósito: ambos os produtos alimentares têm amido (hidrato de carbono). 

– Durante a atividade, a professora vai passando por cada grupo para perceber as dificuldades e esclarecer as dúvidas. Enquanto os alunos fazem o registo, a professora desenha a tabela no quadro para depois, em conjunto fazer os registos dos rótulos de cada grupo.

– A tabela irá conter: Energia, Lípidos, Hidratos de carbono, Açúcares, Fibras, Proteínas, Sais minerais. 

– Enquanto os alunos fazem os registos na folha, a professora desenha a tabela no quadro para a seguir colocarem os valores de cada um dos produtos alimentares, para cada grupo ficar com o registo dos dois produtos alimentares. 

– Quando os alunos terminarem de fazer os registos na folha, a professora avança para a conclusão da atividade. 


Ferramentas e recursos:

– Rótulo alimentar do pão;

– Rótulo alimentar do arroz;

– Folha de registos;

– Projetor;

– Computador;

– Quadro. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

– A turma vai ser dividida em grupos de 4 alunos. No total são 5 grupos. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Tabela-de-registos-e-rotulo-alimentar-pao-e-arroz.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
Discussão entre grupos sobre a análise dos rótulos alimentares

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

– A professora vai perguntar a cada grupo as informações que retiraram sobre os rótulos e no final vão analisar a tabela através de comparações. Possíveis questões: “Qual é o alimento que tem mais açúcares?”, “Qual o alimento que dá mais energia?”. 

– A palavra é dada ao porta-voz de cada grupo com o objetivo que responda às questões propostas pela professora, mas que também exponha à turma os resultados da análise do rótulo alimentar. Relembrar que dois grupos analisaram o rótulo alimentar do pão e três grupos analisaram o rótulo alimentar do arroz. 

– Se o porta-voz for de um grupo que analisou o rótulo alimentar do arroz, a professora no final dá a palavra aos outros porta-vozes para saber se querem acrescentar alguma coisa ao que foi dito e se concordam. O mesmo processo para os restantes grupos que analisaram o rótulo alimentar do pão. 

– Para todos ficarem com o registo dos dois rótulos alimentares, a professora pede a dois porta-vozes (um do grupo do rótulo alimentar do arroz e outro do grupo do rótulo alimentar do pão) que, à vez, vão ao quadro preencher a tabela. 

– Para a professora obter algum feedback por parte dos alunos sobre o que foi abordado na aula, pede a dois alunos que façam uma síntese do que foi abordado nesta primeira parte da aula. Possíveis questões: “O que abordamos nesta parte da aula?”, “O que tem de estar presente nos rótulos alimentares?”. É desejado que respondam que abordaram os rótulos alimentares e os aditivos alimentares e que o que tem de estar presente num rótulo são a declaração nutricional, prazo de validade, lista de ingredientes, aditivos alimentares, entre outros. 

– Terminada esta pequena síntese, os alunos podem sair para ir ao intervalo. 

– A professora informa os alunos que a seguir ao intervalo é para se deslocarem ao laboratório, pois a segunda parte da aula será lá. 


Ferramentas e recursos:

– Rótulo alimentar do pão;

– Rótulo alimentar do arroz;

– Folha de registos;

– Projetor;

– Computador;

– Quadro.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

– Os alunos continuam divididos em grupos de 4. Nesta última atividade, vão expor os resultados das análises aos restantes grupos. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
Trabalho prático experimental – Presença do amido nos alimentos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

– Primeiramente, a professora começa por questionar os alunos se têm ideia do que é o amido. Pode haver alunos que digam que sim e outros que digam que não, então a professora explica que o amido é um hidrato de carbono insolúvel e que pode estar presente em alguns alimentos. 

– A professora informa os alunos que a saliva e a mastigação têm uma função quando entram em contacto com um alimento que tem amido. Poderá haver alunos que questionem sobre que alimentos têm amido, ou se todos os alimentos têm amido. A professora responderá que nem todos os alimentos têm amido, mas que um exemplo de alimento que tenha amido é o pão e mostra uma fatia de pão que irá dividir pelos grupos (pedaços mais pequenos). 

– A professora questiona: “Vamos comprovar que o pão tem amido? Como acham que atua a saliva na presença do amido?”. É nesse momento que a professora informa que vão fazer um trabalho prático experimental. 

– Este trabalho prático experimental consiste em que os alunos respondam a uma questão-problema: “Será que a digestão do amido presente no pão é influenciada pela ação da saliva?”. Para além disso, terão de ver as diferenças entre o pão não mastigado e o pão mastigado. 


Ferramentas e recursos:

– Nesta primeira fase não é necessário material. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

– Os alunos estão no laboratório divididos pelos mesmos grupos da primeira parte da aula. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação25 MINUTOS
Trabalho prático experimental – Presença do amido nos alimentos (desenvolvimento)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

– A professora reforça as regras de segurança do laboratório.

– A professora entrega a cada aluno um exemplo do protocolo laboratorial para lerem em conjunto e esclarecer alguma dúvida. 

– Antes da atividade começar, a professora elege um porta-voz do grupo. A sua responsabilidade será verificar se os colegas estão a respeitar as regras do laboratório, se estão a seguir corretamente os passos e se não estragam nenhum material. 

– Para promover a autonomia nos alunos, é dada a oportunidade de um membro de cada grupo (escolhido pelo porta-voz) ir buscar o respetivo material para a realização da atividade. 

– Os alunos começam a realizar a atividade e a professora circulará pelos lugares, para acompanhar o processo e esclarecer alguma dúvida que possa surgir. 

NOTA: No protocolo laboratorial estão destacados todos os passos que os alunos terão de realizar para responder à questão-problema. O protocolo laboratorial encontra-se em anexo. 


Ferramentas e recursos:

– Protocolo laboratorial;

– 3 tubos de ensaio;

– Suporte para tubos de ensaio;

– Conta-gotas;

– Água iodada;

– Saliva;

– Pão;

– Papel de limpeza;

– Caneta de acetato. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

– Os grupos estão divididos pelas mesas do laboratório. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Protocolo-laboratorial.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação10 MINUTOS
Trabalho prático experimental – Presença do amido nos alimentos (discussão dos resultados)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

– Depois de terminada a atividade e do laboratório estar limpo e organizado, a turma avança para a discussão dos resultados que obtiveram na realização do trabalho prático experimental. 

– Para promover o diálogo entre a turma, a professora pede a cada porta-voz que indique o que previram e se foi de encontro à resposta da questão-problema. 

– O objetivo é que os alunos tenham chegado à conclusão que a saliva digeriu o amido, a isto se chama transformação química. 

– A professora questiona se há alguma dúvida. Se houver pede a outro aluno que esclareça, sempre com o apoio da professora. 


Ferramentas e recursos:

– Protocolo laboratorial.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

– Os alunos vão continuar divididos em grupos e cada grupo estará na sua mesa, para discutirem os resultados do trabalho prático experimental. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Aula de Matemática – Rótulos Alimentares e Proporcionalidade Direta

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

– Nesta aula, os alunos vão recordar um conteúdo que já foi dado anteriormente, a proporcionalidade direta. O objetivo é responderem às questões que a professora irá colocar relativas ao rótulo alimentar do pão. É desejado que os alunos se recordem que a proporcionalidade direta é a relação entre duas grandezas ou variáveis que crescem ou decrescem juntas sempre mediante um fator comum (a constante).

– A professora dá início à aula questionando os alunos sobre o que estiveram a fazer na aula de Ciências Naturais, esperando que lhe digam que estiveram a analisar rótulos alimentares e a fazer um trabalho prático experimental sobre a digestão do amido. 

– A professora projeta o rótulo alimentar do pão e questiona: “Será que conseguimos trabalhar a matemática através deste rótulo alimentar?”. A professora espera ouvir um sim como resposta e pede alguns exemplos aos alunos. O exemplo que a professora está à espera que os alunos digam é que podem trabalhar a conversão de grama para quilograma. 

– A professora questiona novamente a turma: “Será que só conseguimos trabalhar a conversão da grama para quilograma? Vamos ver.”. Nesse preciso momento, a professora pede aos alunos que se agrupem em pares e resolvam em conjunto a ficha que lhes vai entregar. 

– Nessa ficha estão as questões que os alunos terão de responder relativamente ao rótulo alimentar. A professora dá uns minutos para os alunos lerem o enunciado e questiona: “Então o que é que acham que temos de fazer?”. É esperado que os alunos respondam que vão ter de fazer uma tabela de proporcionalidade direta. 

– A professora vai circulando pelos lugares e certificar-se que não há nenhuma dúvida. Se houver pares que terminem mais rápido a resolução das questões, a professora pede que se separem e vão ajudar os outros pares que têm mais dificuldades e ainda não terminaram. 

– Quando os alunos tiverem terminado, a professora avança para a correção das questões. Os alunos são convidados a ir ao quadro explicar o seu raciocínio e a esclarecer as dúvidas dos colegas. 

Questões: 

“Verifica que as quantidades dos hidratos de carbono, das fibras e das proteínas por 200g de pão são diretamente proporcionais às quantidades por 100g. Indica a constante de proporcionalidade.”. Nesta questão, os alunos terão de construir uma tabela e colocar a quantidade de hidratos de carbono, de fibras e de proteínas por 100g e por 200g. O objetivo é que os alunos associem que 200g é o dobro de 100g e que têm de multiplicar por 2, sendo a constante 2.  
“Determina a quantidade de proteínas existentes num quilograma de pão.”. Em primeiro lugar, os alunos têm de saber quanto é que um quilograma é em gramas, que será 1000g. Os alunos terão de multiplicar o valor das proteínas por 10, caso escolham o valor das proteínas por 100g ou por 5, caso escolham o valor das proteínas por 200g. 
“Para se ingerir 24g de fibras, quantas gramas de pão teríamos de comer?”. Nesta última questão, os alunos têm de chegar à conclusão que têm de dividir 24g por 3g para descobrirem a constante de proporcionalidade que será 8. Descoberta a constante, multiplicam-na por 100 obtendo a quantidade de pão em gramas que é preciso ingerir. 


Ferramentas e recursos:

– Caderno diário;

– Rótulo alimentar (pão);

– Projetor;

– Ficha da atividade com as respetivas questões;

– Quadro.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

– Os alunos vão trabalhar a pares. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Ficha.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)