Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

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“O drama de Inês de Castro: uma reconstrução poética e dramatizada”

3º Ciclo

Isabel Vieira / 14-03-2025


Descrição / Síntese:

Com este cenário procura-se motivar os alunos de 9.º ano para o estudo do episódio lírico de Inês de Castro, Canto III – estâncias 118-135, da obra camoniana “Os Lusíadas”. A principal intenção é orientar os discentes para a interpretação e análise do episódio mediante “prompts”, dicas, indicações facultadas pela docente, de modo a envolvê-los ativamente na construção das suas próprias aprendizagens, promovendo a sua autonomia numa pedagogia centrada no aluno. Pretende-se também desenvolver a competência da oralidade (compreensão, expressão, exposição, argumentação), da leitura, da escrita e as competências digitais, explorando o conceito da reconstrução poética e a representação da tragédia de Inês de Castro. Através da integração de ferramentas de IA, da responsabilidade partilhada e do trabalho colaborativo, os alunos explorarão as múltiplas perspetivas presentes no episódio, recriando argumentos baseados no texto camoniano e gerando materiais necessários à dramatização e ao enriquecimento do processo criativo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.
> Compreender e expressar-se oralmente com base em textos/discursos de géneros adequados a propósitos comunicativos (como expor, explicar e argumentar).
> Argumentar para defender e/ou refutar posições, conclusões ou propostas, em situações de debate de diversos pontos de vista.
> Fazer exposições orais para apresentação de temas, ideias, opiniões e apreciações críticas motivadas pelos textos lidos.
> Estabelecer contacto visual e ampliar o efeito do discurso através de elementos verbais e não verbais.
> Elaborar e redigir textos escritos.
> Utilizar diversas estratégias e ferramentas informáticas na produção, revisão, aperfeiçoamento e edição de texto.
> Desenvolver competências digitais através da utilização de diversas ferramentas, essencialmente a IA.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Contextualização do drama com IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A professora apresenta, de forma sucinta com recurso a um agente virtual, o episódio de Inês de Castro, contextualizando-o dentro da obra “Os Lusíadas” e destacando os temas principais: Amor, Poder, Tragédia e Destino. (Criação de um agente virtual na plataforma https://www.d-id.com/

Breve discussão sobre a importância da expressão emocional na literatura e como ela pode ser explorada através da dramatização.


Ferramentas e recursos:

  • Ferramentas de IA generativa: agente virtual na plataforma https://www.d-id.com/
  • Computadores com acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A combinação de espaços físicos (sala de informática) e virtuais (agente virtual) , com o uso de ferramentas de IA e dispositivos tecnológicos, cria um ambiente dinâmico e interativo que promove a colaboração e o pensamento crítico.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Link-e-roteiro-Agente-Virtual.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Investigadores/ Reconstrutores poéticos com IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Divisão dos grupos e atribuição de tarefas 
    Os alunos são divididos em 4 grupos de pares.
    Cada grupo recebe uma tarefa específica relacionada com a reconstrução poética do episódio e os
    respetivos “prompts”:
    Grupo 1: Reconstruir o diálogo entre D. Pedro e Inês de Castro, focando o amor proibido e a
    tragédia iminente.
    Grupo 2: Criar o diálogo entre D. Afonso IV e os conselheiros, destacando o conflito entre o amor
    de D. Pedro e as razões de Estado.
    Grupo 3: Descrever o cenário e o ambiente emocional do episódio, utilizando uma linguagem
    poética e dramática.
    Grupo 4: Reconstruir o momento da morte de Inês de Castro, ressaltando a expressão emocional e
    o impacto trágico.
  • Usando IA Generativa 
    Com base nos “prompts” fornecidos pela professora (recurso em anexo https://gamma.app/) , cada grupo
    utiliza uma ferramenta de IA generativa (como ChatGPT, Gemini, Perplexity, Microsoft Copilot, entre outros)
    para auxiliar na criação de diálogos, descrições e cenários.
    A IA pode ser usada para:
    – Sugerir diálogos emocionalmente impactantes.
    – Criar descrições poéticas do cenário.
    – Gerar textos que capturem a tragédia e o drama do episódio.

Os alunos devem validar e adaptar as sugestões da IA  para garantir que o texto final seja coeso e
consistente com o contexto do episódio. (Pedido de colaboração à professora)


Ferramentas e recursos:

Ferramentas de IA generativa: “Chabots”: ChatGPT, Gemini, Perplexity, Microsoft Copilot ou outras ferramentas
de geração de texto.

Computadores com acesso à internet

Material de apoio: Texto do episódio de Inês de Castro d’ “Os Lusíadas” ( Manual adotado de Português )


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A combinação de espaços físicos (sala de informática) e virtuais (agente virtual) , com o uso de ferramentas de IA e dispositivos tecnológicos, cria um ambiente dinâmico e interativo que promove a colaboração e o pensamento crítico.

Organizar as mesas e cadeiras em pequenos grupos , de acordo com as tarefas atribuídas. Isso facilita a colaboração e o trabalho em equipa.

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Reconstrução poética e dramatizada

Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização


Descrição da atividade:

  • Dramatização

Após alguns momentos de preparação e de ensaio, cada grupo apresenta a sua dramatização para a turma. Os alunos podem utilizar adereços simples (como lenços, capas, chapéus, papéis coloridos, entre outros) e efeitos de som ou luz para aumentar o impacto dramático.
(A dramatização deve incluir os diálogos criados com o auxílio da IA.)

  • “Feedback”

Após as dramatizações, será reservado um momento para para que os alunos recebam “feedback” dos colegas e da professora.


Ferramentas e recursos:

Material de apoio:

  • Adereços simples para a dramatização (lenços, capas, chapéus ou papéis coloridos para identificar as personagens, entre outros).
  • Computadores.
  • Dispositivos tecnológicos para a projeção de sons, gravação de áudio ou vídeo. (Telemóveis dos alunos e/ou da professora)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço central para dramatizações
Reservar uma área central da sala para as apresentações. Essa área deverá estar livre para permitir que os alunos se movimentem e atuem em liberdade.

Configuração para apresentações

  • Plateia: Cadeiras organizadas em semicírculo voltadas para o espaço central.
  • Palco: Espaço central reservado para as dramatizações, com iluminação e som ajustados. 

Iluminação e som

  • Iluminação

Usar luzes ajustáveis ou luz natural. Utilizar a iluminação natural da sala ou as luzes existentes. Se possível, ajustar a intensidade da luz para criar diferentes atmosferas, por exemplo um clima mais suave ou mais dramático durante as apresentações.

  • Efeitos Sonoros

Disponibilizar um sistema de som simples para que os alunos possam adicionar efeitos sonoros (como música dramática ou sons de ambiente) durante as apresentações.

Interação e feedback

  • Espaço para feedback:
    Reservar um momento após cada dramatização para que os alunos recebam feedback dos colegas e da professora. Isso pode ser feito num círculo ou numa configuração de plateia.

A organização do espaço deve ser funcional, permitindo que a atividade seja realizada de forma eficaz, mesmo que o ambiente tenha algumas limitações de recursos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
Reflexão sobre o drama e a IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

  • Reflexão final/Discussão                           

Os alunos refletem sobre a compreensão dos principais temas literários do episódio, designadamente o  Amor, o Poder e o Destino trágico, a experiência de usar a IA para fazer uma reconstrução poética e dramatizada e sobre a importância de utilizar a IA como ferramenta de expansão criativa, respeitando o rigor histórico e literário do texto original.

É importante garantir que os alunos utilizem as ferramentas de IA de forma crítica e consciente, compreendendo os seus limites e potencialidades.


Ferramentas e recursos:

Mesas e cadeiras da sala de aula.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Configuração do espaço

  • Organizar as mesas e cadeiras em pequenos grupos , de acordo com as tarefas atribuídas. Isso facilita a colaboração e o trabalho em equipa.
  • Cadeiras organizadas em círculo para a sessão plenária com a partilha dos pensamentos dos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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