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3º Ciclo
Isabel Vieira / 14-03-2025
Descrição / Síntese:
Com este cenário procura-se motivar os alunos de 9.º ano para o estudo do episódio lírico de Inês de Castro, Canto III – estâncias 118-135, da obra camoniana “Os Lusíadas”. A principal intenção é orientar os discentes para a interpretação e análise do episódio mediante “prompts”, dicas, indicações facultadas pela docente, de modo a envolvê-los ativamente na construção das suas próprias aprendizagens, promovendo a sua autonomia numa pedagogia centrada no aluno. Pretende-se também desenvolver a competência da oralidade (compreensão, expressão, exposição, argumentação), da leitura, da escrita e as competências digitais, explorando o conceito da reconstrução poética e a representação da tragédia de Inês de Castro. Através da integração de ferramentas de IA, da responsabilidade partilhada e do trabalho colaborativo, os alunos explorarão as múltiplas perspetivas presentes no episódio, recriando argumentos baseados no texto camoniano e gerando materiais necessários à dramatização e ao enriquecimento do processo criativo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A professora apresenta, de forma sucinta com recurso a um agente virtual, o episódio de Inês de Castro, contextualizando-o dentro da obra “Os Lusíadas” e destacando os temas principais: Amor, Poder, Tragédia e Destino. (Criação de um agente virtual na plataforma https://www.d-id.com/)
Breve discussão sobre a importância da expressão emocional na literatura e como ela pode ser explorada através da dramatização.
Ferramentas e recursos:
- Ferramentas de IA generativa: agente virtual na plataforma https://www.d-id.com/
- Computadores com acesso à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A combinação de espaços físicos (sala de informática) e virtuais (agente virtual) , com o uso de ferramentas de IA e dispositivos tecnológicos, cria um ambiente dinâmico e interativo que promove a colaboração e o pensamento crítico.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Link-e-roteiro-Agente-Virtual.docx
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Divisão dos grupos e atribuição de tarefas
Os alunos são divididos em 4 grupos de pares.
Cada grupo recebe uma tarefa específica relacionada com a reconstrução poética do episódio e os
respetivos “prompts”:
Grupo 1: Reconstruir o diálogo entre D. Pedro e Inês de Castro, focando o amor proibido e a
tragédia iminente.
Grupo 2: Criar o diálogo entre D. Afonso IV e os conselheiros, destacando o conflito entre o amor
de D. Pedro e as razões de Estado.
Grupo 3: Descrever o cenário e o ambiente emocional do episódio, utilizando uma linguagem
poética e dramática.
Grupo 4: Reconstruir o momento da morte de Inês de Castro, ressaltando a expressão emocional e
o impacto trágico. - Usando IA Generativa
Com base nos “prompts” fornecidos pela professora (recurso em anexo https://gamma.app/) , cada grupo
utiliza uma ferramenta de IA generativa (como ChatGPT, Gemini, Perplexity, Microsoft Copilot, entre outros)
para auxiliar na criação de diálogos, descrições e cenários.
A IA pode ser usada para:
– Sugerir diálogos emocionalmente impactantes.
– Criar descrições poéticas do cenário.
– Gerar textos que capturem a tragédia e o drama do episódio.
Os alunos devem validar e adaptar as sugestões da IA para garantir que o texto final seja coeso e
consistente com o contexto do episódio. (Pedido de colaboração à professora)
Ferramentas e recursos:
Ferramentas de IA generativa: “Chabots”: ChatGPT, Gemini, Perplexity, Microsoft Copilot ou outras ferramentas
de geração de texto.
Computadores com acesso à internet
Material de apoio: Texto do episódio de Inês de Castro d’ “Os Lusíadas” ( Manual adotado de Português )
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A combinação de espaços físicos (sala de informática) e virtuais (agente virtual) , com o uso de ferramentas de IA e dispositivos tecnológicos, cria um ambiente dinâmico e interativo que promove a colaboração e o pensamento crítico.
Organizar as mesas e cadeiras em pequenos grupos , de acordo com as tarefas atribuídas. Isso facilita a colaboração e o trabalho em equipa.
Ficheiros de Apoio (anexos):




(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização
Descrição da atividade:
- Dramatização
Após alguns momentos de preparação e de ensaio, cada grupo apresenta a sua dramatização para a turma. Os alunos podem utilizar adereços simples (como lenços, capas, chapéus, papéis coloridos, entre outros) e efeitos de som ou luz para aumentar o impacto dramático.
(A dramatização deve incluir os diálogos criados com o auxílio da IA.)
- “Feedback”
Após as dramatizações, será reservado um momento para para que os alunos recebam “feedback” dos colegas e da professora.
Ferramentas e recursos:
Material de apoio:
- Adereços simples para a dramatização (lenços, capas, chapéus ou papéis coloridos para identificar as personagens, entre outros).
- Computadores.
- Dispositivos tecnológicos para a projeção de sons, gravação de áudio ou vídeo. (Telemóveis dos alunos e/ou da professora)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço central para dramatizações
Reservar uma área central da sala para as apresentações. Essa área deverá estar livre para permitir que os alunos se movimentem e atuem em liberdade.
Configuração para apresentações
- Plateia: Cadeiras organizadas em semicírculo voltadas para o espaço central.
- Palco: Espaço central reservado para as dramatizações, com iluminação e som ajustados.
Iluminação e som
- Iluminação
Usar luzes ajustáveis ou luz natural. Utilizar a iluminação natural da sala ou as luzes existentes. Se possível, ajustar a intensidade da luz para criar diferentes atmosferas, por exemplo um clima mais suave ou mais dramático durante as apresentações.
- Efeitos Sonoros
Disponibilizar um sistema de som simples para que os alunos possam adicionar efeitos sonoros (como música dramática ou sons de ambiente) durante as apresentações.
Interação e feedback
- Espaço para feedback:
Reservar um momento após cada dramatização para que os alunos recebam feedback dos colegas e da professora. Isso pode ser feito num círculo ou numa configuração de plateia.
A organização do espaço deve ser funcional, permitindo que a atividade seja realizada de forma eficaz, mesmo que o ambiente tenha algumas limitações de recursos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
- Reflexão final/Discussão
Os alunos refletem sobre a compreensão dos principais temas literários do episódio, designadamente o Amor, o Poder e o Destino trágico, a experiência de usar a IA para fazer uma reconstrução poética e dramatizada e sobre a importância de utilizar a IA como ferramenta de expansão criativa, respeitando o rigor histórico e literário do texto original.
É importante garantir que os alunos utilizem as ferramentas de IA de forma crítica e consciente, compreendendo os seus limites e potencialidades.
Ferramentas e recursos:
Mesas e cadeiras da sala de aula.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Configuração do espaço
- Organizar as mesas e cadeiras em pequenos grupos , de acordo com as tarefas atribuídas. Isso facilita a colaboração e o trabalho em equipa.
- Cadeiras organizadas em círculo para a sessão plenária com a partilha dos pensamentos dos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)