Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
120 minutos

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COMO NOS ORIENTAMOS? – PEQUENOS EXPLORADORES

1º Ciclo

Cristina Maria Ferreira dos Santos Cruz / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

Este projeto educativo visa proporcionar às crianças uma experiência prática e divertida sobre a importância da orientação pelos pontos cardeais e o sol. Os alunos terão uma compreensão mais clara e objetiva de como se orientam no ambiente ao seu redor, utilizando o sol como guia, além de desenvolverem habilidades de exploração e percepção espacial. Este será um projeto colaborativo, onde os alunos farão trabalho individual e trabalho de grupo para explorar, descobrir e aplicar os conceitos de orientação. A aula será dividida em duas partes: uma parte teórica dentro da sala de aula e uma parte prática fora da sala de aula.
O projeto educativo visa proporcionar uma aprendizagem ativa e envolvente sobre os pontos cardeais e os processos de orientação. Ao combinar a teoria e a prática, os alunos trabalham competências para se orientarem no espaço, aplicando métodos tradicionais e tecnológicos. O trabalho em grupo e individual vai permitir o desenvolvimento de capacidades de cooperação, análise e resolução de problemas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender os pontos cardeais (Norte, Sul, Este e Oeste) e a sua importância para a orientação e deslocação na superfície da Terra.
> Apresentar os conceitos-chave de orientação e pontos cardeais.
> Aplicar o uso de uma bússola para localizar direções e pontos cardeais.
> Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e individual, promovendo a cooperação, a pesquisa e a aplicação prática de conceitos geográficos.
> Utilizar a posição do Sol para determinar os pontos cardeais durante o dia.
> Aplicar os conceitos de orientação na prática, observando o Sol e utilizando a bússola para determinar os pontos cardeais.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
20 MINUTOS
Em busca dos Pontos Cardeais

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A atividade inicia-se com o diálogo, a expressão e troca de pontos de vista, num debate sobre o tema: o sol e os pontos cardeais. Depois da visualização de um vídeo educativo ou apresentação multimédia e de imagens.
Os alunos debaterão sobre o tema, apoiando-se no que observaram nas imagens e no que viram no vídeo. No final, os alunos deverão aferir a importância de nos orientarmos no espaço e como o Sol, a bússola e a estrela polar nos ajudam a determinar direções. Os alunos deverão saber quais os pontos cardeais (Norte, Sul, Este, Oeste) e a sua relação com o Sol (O sol nasce a Este e se põe a Oeste, a estrela polar como ponto de orientação no hemisfério norte e como usar uma bússola para encontrar direções).


Ferramentas e recursos:

Internet, computador, mapas, bússolas, imagens e vídeos educativos.

https://ensina.rtp.pt/artigo/o-que-sao-os-pontos-cardeais/


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grande grande grupo na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
O Sol e as Estrelas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A atividade será iniciada com uma pergunta: “Como posso orientar-me se me perder?”. Fazendo utilização do computador e, em 30 minutos, os alunos farão uma pesquisa e utilizarão um chatbot proposto pela professora, onde colocarão a pergunta. A professora orienta os alunos com uma exploração guiada para ativar conhecimentos prévios. Relativamente ao uso do chatbot, os alunos serão incentivados a formularem perguntas complementares ao chatbot, como “Como é que as pessoas se orientavam antes dos mapas?” ou “Que métodos naturais posso usar para encontrar os pontos cardeais?”. No final, farão o registo da pesquisa e a resolução da ficha de trabalho: anotam as respostas principais e depois partilham com a turma para comparar as informações obtidas. Seguidamente, nos restantes 20 minutos, os alunos constroem um relógio de sol e farão uma experiência prática ao ar livre. Observação do Sol: A partir de um ponto fixo, os alunos observam a posição do Sol e tentam determinar os pontos cardeais. O professor vai explicar que o Sol nasce a Este e se põe a Oeste. Usando o relógio de sol que construíram e usando uma sombra (de um objeto ou uma linha desenhada no chão), os alunos conseguem identificar o Norte. Os alunos registam o resultado da pesquisa e da experiência na ficha de registo.


Ferramentas e recursos:

Internet e computador, papelão, paus, régua e canetas para a construção do relógio solar.

O Chabot utilizado: chatgpt e copilot

Ficha de Registo 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em pequenos grupos. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Orientação – A bússola e o GPS

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A atividade será em pequeno grupo e inicia com a exploração da ferramenta https://onlinecompass.io/pt/ – Simula uma bússola digital, permitindo que os alunos vejam como a agulha aponta para o Norte, os alunos devem usar a bússola para encontrar o Norte, o Sul, o Este e o Oeste e orientarem-se no espaço. Será proposto um desafio de orientação: Cada aluno recebe uma tarefa de orientação, encontrar uma zona específica do pátio utilizando a bússola e o Sol para se orientar).
Depois será proposta a exploração do Google Maps – https://www.google.com/maps – Os alunos podem ativar o modo de localização e ver como o GPS determina a sua posição. A professora propõe aos alunos que façam um projeto “Rota do Sabugal a Lisboa” no google maps e dá um roteiro. O Sabugal como ponto de partida e Lisboa como ponto de chegada. Têm que assinalar três pontos de passagem: Coimbra, Fátima e Santarém. Para cada ponto de interesse, adicionam marcadores. Os alunos devem compreender a importância da bússola, dos pontos cardeais para se orentarem durante o percurso.


Ferramentas e recursos:

Internet, computador, bússola digital, bússola.

Ficha com roteiro, lápis, canetas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O aluno realiza a atividade em grupo/pares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

ROTEIRO-1.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






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