Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 50 minutos

>

Vamos aprender a Tabuada do 5

1º Ciclo

Carla Rodrigues / 07-06-2023


Descrição / Síntese:

– Visualização/audição da canção com a tabuadas do 5.
– Realização de ditado lacunado.
– Exploração da tabuada do 5 e registo da mesma nos cadernos diários.
– Construção de uma tabela de dupla entrada com as tabuadas estudadas.
– Sistematização com jogo interativo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender e automatizar os factos básicos da multiplicação.
> Propor a construção das tabuadas a partir da adição sucessiva do mesmo número, respeitando o sentido da operação na escrita da multiplicação .
> Evidenciar a relação entre as tabuadas da multiplicação trabalhadas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
Vamos aprender a tabuada do 5?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Como motivação a professora apresentará a canção da tabuada do 5 (recurso da escola virtual). Após uma primeira audição e visualização da canção, a professora distribuirá cartões com as respostas dos produtos da tabuada do 5: 5, 10, 15, 20, 25, etc. e entregará um cartão para cada criança. Assim, algumas crianças receberão cartões e outras não. Todos cantarão a música e farão coreografias combinadas. Por exemplo, apontar o dedo para a cabeça na frase “a estudar “, mostrar 5 dedos na parte “a tabuada do 5”, apontar para o colega que tem o resultado e assim por diante. Nas estrofes, ao anunciar cada resultado, os alunos que estiverem com os cartões correspondentes deverão erguê-los deixando os resultados à vista de todos. É preciso ter atenção para erguer o cartão correto quando o resultado é anunciado na música. Após a audição da canção, a professora explorará sobre a mesma e distribuirá uma ficha onde os alunos realizarão o ditado lacunado da canção. Far-se-á nova audição da melodia para que as crianças preencham as palavras em falta da melodia. De seguida, far-se-á  a respetiva correção. Os alunos com mais dificuldades realizarão fichas adaptadas.


Ferramentas e recursos:

Recurso: http://app.escolavirtual.pt/lms/playerteacher/resource/2748389/E?se=&seType=&coId=2977373&bkid=18616991″”>https://app.escolavirtual.pt/lms/playerteacher/resource/2748389/E?se=&seType=&coId=2977373&bkid=18616991 Ficha de acompanhamento-ditado lacunado


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala com os alunos todos juntos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

ditado-colorido-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Sou Top?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

De seguida, os alunos construirão uma tabela de dupla entrada com janelas interativas usando a técnica do recorte, colagem e pintura . Esta tarefa terá como objetivo aos alunos a consolidação das diversas tabuadas . Para esta atividade foi elaborada uma rubrica de observação do desempenho individual.


Ferramentas e recursos:

Ficha de trabalho Rubrica de observação de tarefa


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala sentados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
Joga e acerta

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

No final da aula, a turma encontrar-se organizada em grupos de 2 alunos . Cada grupo tem um tablet /computador como ferramenta de apoio e realizar-se-á um jogo interativo da roleta da tabuadas do 2 ao 5” . https://wordwall.net/pt/resource/15302246/treinando-tabuada-do-2-ao-5


Ferramentas e recursos:

https://wordwall.net/pt/resource/35039634/matem%c3%a1tica/roleta-da-tabuada-2-ao-5


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala , sentados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)