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2º Ciclo
António Barbas / 05-07-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem, os alunos do 6.º ano (11–12 anos) exploram a importância da alimentação saudável ao longo de três sessões de 50 minutos. Usando a metodologia ativa de “roleplay”, vão:
1. Mapear hábitos alimentares e analisar rótulos (Sessão 1).
2. Simular um debate televisivo com papéis contrastantes (nutricionista, influencer, fast food, etc.) usando cartões de argumentos (Sessão 2).
3. Criar coletivamente um menu saudável para a cantina da escola, aplicando “design thinking” e apresentando-o em cartaz ou formato digital (Sessão 3).
Os alunos desenvolvem competências de comunicação, pensamento crítico, colaboração e criatividade, enquanto refletem sobre as suas escolhas alimentares e os impactos na saúde individual e ambiental.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
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Em grupos de 4, os alunos registam tudo o que comeram e beberam num dia típico.
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Cada grupo analisa os rótulos (energia, açúcares, gorduras) de embalagens reais.
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Em plenário, cada grupo apresenta pontos fortes/fracos dos seus hábitos.
Notas ou Adaptações para o Contexto Real
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Para alunos com NEE, ter versões simplificadas dos rótulos.
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Pré-selecionar embalagens com rótulos claros.
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Se faltar tempo, privilegiar a análise de 2–3 produtos por grupo.
Estratégias de Interação e Orientação
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Brainstorming
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Discussão orientada
Ferramentas e recursos:
- Rótulos de embalagens (bebidas, snacks, cereais…)
- Fichas de registo de consumo (uma por aluno)
- Quadro branco e marcadores
- Relógio ou cronómetro
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Ilhas de 4 carteiras para facilitar debate em pares
Quadro visível para registo das propostas de mudança
Espaço livre ao centro para feedback em plenário
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Simulação de programa de televisão (moderador + oradores)
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Dividem a turma em 6–8 grupos, cada um com um papel (nutricionista, influencer, fast-food, agricultor biológico, médico, consumidor).
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Cada grupo estuda e pratica os seus argumentos usando os “Cartões de Argumentos”.
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No “estúdio”, o moderador (professor) faz perguntas e regula tempos de fala; os grupos defendem as suas posições.
Organização dos alunos Grupos fixos de 6–8 com papéis previamente distribuídos
Papel do professor Moderador/âncora: gere os tempos, faz perguntas de “siga-como-faz”, assegura o respeito pelo turn-taking
Ferramentas e recursos:
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Conjunto de “Cartões de Argumentos” (1 conjunto por grupo)
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Microfone simbólico (opcional)
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Cronómetro
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Quadro para apontar regras e tempos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala organizada como set de debate: semicírculo para oradores; cadeiras do público atrás:
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Mesa central para os oradores
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Cadeiras em semicírculo para participantes no debate
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Área posterior para “plateia” (os restantes grupos)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
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Em grupos de 4–5, aplicam a metodologia de design thinking para desenhar um menu equilibrado para a cantina.
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Criam protótipos em cartaz ou digital, incorporando imagens, cores e justificações nutricionais.
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Apresentam em “feira de ideias”: cada grupo expõe o menu e recebe feedback dos colegas.
Ferramentas e recursos:
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Cartolinas, papel, marcadores, tesouras, cola
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Tablets ou computadores (opcional) com software de design simples
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Banco de imagens de alimentos (impresso ou digital)
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Post-it e canetas para fase de ideação
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Quadro para registar feedback coletivo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
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Mesas dispostas em “ilhas” para trabalho em grupo
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Zona frontal ou lateral dedicada à exposição dos projetos
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Fluxo de “feira”: grupos circulam para ver trabalhos uns dos outros