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2º Ciclo
Cláudia Pereira / 29-05-2025
Descrição / Síntese:
A aula foi estruturada em três atividades interativas e complementares com o objetivo de promover o conhecimento histórico e a reflexão crítica. Num primeiro momento é realizada a revisão do tema já explorado com os alunos, através de questões orientadoras. Em seguida, é transmitido o objetivo da primeira atividade de construção de uma linha do tempo sobre a expansão marítima e a sua explicação.
No segundo momento, os alunos organizados em pequenos grupos, trabalham com cartões com eventos-chave e cartões com datas (por exemplo, Ceuta, descobertas da Madeira e Açores, passagem para sul do Cabo Bojador, chegada à Guiné, Bartolomeu Dias no Cabo da Boa Esperança, Tratado de Tordesilhas) para montar uma linha do tempo, desenvolvendo competências de organização temporal e colaboração.
Na segunda atividade da aula é realizado um quiz com respostas rápidas para consolidar os conhecimentos adquiridos e avaliar a compreensão dos alunos. Por último, é realizada uma terceira atividade abordando o tema comércio de escravos, através da leitura de um excerto- ficcional e de um exercício de reflexão crítica individual e coletiva, incentivando a empatia, o pensamento crítico e a consciência social sobre injustiças históricas.
Palavras-chave: Expansão marítima; Tratado de Tordesilhas; Cronologia; Comércio de escravos; Trabalho colaborativo; Reflexão
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; História ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos são organizados em pequenos grupos, cinco grupos de 4 alunos. Os alunos, em pequenos grupos, recebem cartões com eventos-chave, cartões com datas (por exemplo, Ceuta, descobertas da Madeira e Açores, passagem para sul do Cabo Bojador, chegada à Guiné, Bartolomeu Dias no Cabo da Boa Esperança, Tratado de Tordesilhas) e uma linha do tempo em papel incompleta. Os alunos devem ordenar os eventos e colocá-los numa linha do tempo em papel. O professor deverá orientar, colocar questões e esclarecer dúvidas, podendo apresentar imagens e mapas.
Ferramentas e recursos:
Cartões com eventos-chave sobre a expansão marítima
Cartões com datas dos eventos-chave sobre a expansão marítima
linha do tempo em papel incompleta (1 por grupo)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em mesas agrupadas em cinco conjuntos
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
O professor apresenta um quiz com respostas rápidas para consolidação e diagnosticar os conhecimentos adquiridos sobre o tema explorado.
Ferramentas e recursos:
Tablets ou computadores (se possível)
Computador e projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas individuais de dois lugares dispostas em colunas.
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
O professor contextualiza, novamente, o comércio de escravos, relembrando que , os portugueses levaram pessoas da África para trabalharem à força em outros lugares. Em seguida, lê breve excerto de um diário fictício de um escravo com linguagem adaptada à idade dos alunos. Em seguida, inicia-se o Realização de um pensa-emparelha-partilha. Os alunos pensam individualmente, durante 5 minutos, sobre o que sentiu o escravo, se era justo que as pessoas fossem tratadas assim, se a esta situação ainda acontecem hoje de outras formas, quais seriam as medidas a tomar para extinguir essa situação nos dias de hoje. Os alunos são convidados a anotar as suas reflexões caso sintam essa necessidade. Em seguida, os alunos são agrupados aos pares e, por 5 minutos, explicam os seus pensamentos individuais e tentam chegar a um consenso. Por fim, há a partilha coletiva e discussão no grupo-turma dos pensamentos dos grupos.
Ferramentas e recursos:
Texto adaptado
Papel e material de escrita
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
mesas dispostas em U