Lista de Cenários de Aprendizagem

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50 minutos

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Expansão Marítima

2º Ciclo

Cláudia Pereira / 29-05-2025


Descrição / Síntese:

A aula foi estruturada em três atividades interativas e complementares com o objetivo de promover o conhecimento histórico e a reflexão crítica. Num primeiro momento é realizada a revisão do tema já explorado com os alunos, através de questões orientadoras. Em seguida, é transmitido o objetivo da primeira atividade de construção de uma linha do tempo sobre a expansão marítima e a sua explicação.
No segundo momento, os alunos organizados em pequenos grupos, trabalham com cartões com eventos-chave e cartões com datas (por exemplo, Ceuta, descobertas da Madeira e Açores, passagem para sul do Cabo Bojador, chegada à Guiné, Bartolomeu Dias no Cabo da Boa Esperança, Tratado de Tordesilhas) para montar uma linha do tempo, desenvolvendo competências de organização temporal e colaboração.
Na segunda atividade da aula é realizado um quiz com respostas rápidas para consolidar os conhecimentos adquiridos e avaliar a compreensão dos alunos. Por último, é realizada uma terceira atividade abordando o tema comércio de escravos, através da leitura de um excerto- ficcional e de um exercício de reflexão crítica individual e coletiva, incentivando a empatia, o pensamento crítico e a consciência social sobre injustiças históricas.
Palavras-chave: Expansão marítima; Tratado de Tordesilhas; Cronologia; Comércio de escravos; Trabalho colaborativo; Reflexão


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar as principais etapas do processo de exploração da costa ocidental africana
> Sublinhar a importância dos movimentos migratórios no contexto da expansão portuguesa, ressaltando alterações provocadas pela expansão, nomeadamente uma maior miscigenação étnica, a troca de ideias e de produtos, a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Construção da linha do tempo – Expansão Marítima

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são organizados em pequenos grupos, cinco grupos de 4 alunos. Os alunos, em pequenos grupos, recebem cartões com eventos-chave, cartões com datas (por exemplo, Ceuta, descobertas da Madeira e Açores, passagem para sul do Cabo Bojador, chegada à Guiné, Bartolomeu Dias no Cabo da Boa Esperança, Tratado de Tordesilhas) e uma linha do tempo em papel incompleta. Os alunos devem ordenar os eventos e colocá-los numa linha do tempo em papel. O professor deverá orientar, colocar questões e esclarecer dúvidas, podendo apresentar imagens e mapas.


Ferramentas e recursos:

Cartões com eventos-chave sobre a expansão marítima 

Cartões com datas dos eventos-chave sobre a expansão marítima 

linha do tempo em papel incompleta (1 por grupo)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em mesas agrupadas em cinco conjuntos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Quiz – Expansão Marítima

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

O professor apresenta um quiz com respostas rápidas para consolidação e diagnosticar os conhecimentos adquiridos sobre o tema explorado.


Ferramentas e recursos:

Tablets ou computadores (se possível)

Computador e projetor 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas individuais de dois lugares dispostas em colunas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

link-quiz.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
20 MINUTOS
Vozes Silenciadas” – O Comércio de Escravos

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

O professor contextualiza, novamente, o comércio de escravos, relembrando que , os portugueses levaram pessoas da África para trabalharem à força em outros lugares. Em seguida, lê breve excerto de um diário fictício de um escravo com linguagem adaptada à idade dos alunos. Em seguida, inicia-se o Realização de um pensa-emparelha-partilha. Os alunos pensam individualmente, durante 5 minutos, sobre o que sentiu o escravo, se era justo que as pessoas fossem tratadas assim, se a esta situação ainda acontecem hoje de outras formas, quais seriam as medidas a tomar para extinguir essa situação nos dias de hoje. Os alunos são convidados a anotar as suas reflexões caso sintam essa necessidade. Em seguida, os alunos são agrupados aos pares e, por 5 minutos, explicam os seus pensamentos individuais e tentam chegar a um consenso. Por fim, há a partilha coletiva e discussão no grupo-turma dos pensamentos dos grupos. 


Ferramentas e recursos:

Texto adaptado 

Papel e material de escrita


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

mesas dispostas em U 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Diario-de-um-escravo_IA.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






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