Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

Word Café Corpo Humano– Os Elementos Químicos no corpo humano

3º Ciclo

Rosa Amélia Pinto Ferreira / 15-05-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário, os alunos do 9.º ano participam de uma dinâmica colaborativa do tipo Word Café, com o objetivo de investigar, discutir e comunicar informações sobre a presença e a função dos elementos químicos no corpo humano.
A atividade promove uma abordagem interdisciplinar, envolvendo conteúdos de Física-Química e Ciências Naturais, integrando aprendizagem ativa, investigação orientada e comunicação científica.
Os alunos são organizados em grupos heterogéneos que rodam por diferentes mesas, onde se encontram anfitriões (alunos designados) que permanecem em cada mesa para acolher os colegas, apresentar a síntese do que já foi discutido e orientar a nova ronda de colaboração. Esta dinâmica permite a construção progressiva do conhecimento através da troca de ideias e da escuta ativa, promovendo a autonomia e o trabalho em equipa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar, com base em pesquisa e numa perspetiva interdiscilinar, a proporção dos elementos químicos presentes no corpo humano, avaliando o papel de certos elementos para a vida, comunicando os resultados.
> Comunicar ideias e conclusões com rigor, clareza e espírito crítico.
> Trabalhar colaborativamente, respeitando diferentes pontos de vista.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Word Café – “Elementos Químicos no Corpo Humano”

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Metodologia:

  • Aprendizagem ativa com base na metodologia Word Café.
  • Trabalho cooperativo com rotação de participantes e discussão orientada.
  • Apresentação oral das conclusões.
  • Estrutura e Dinâmica da Atividade
    1. Organização dos Grupos e Mesas Temáticas
      • Os alunos são distribuídos em grupos heterogéneos e inicialmente posicionados em diferentes mesas, cada uma com um tema específico relacionado aos elementos químicos no corpo humano
      • Cada mesa é liderada por um aluno anfitrião, que permanece na mesma mesa durante toda a atividade.
    2. Questionário Colaborativo
      • Cada grupo recebe uma única ficha-questionário, que acompanha a sua passagem pelas mesas.
      • Ao chegar a cada mesa, o grupo:
        • Lê as respostas deixadas pelos grupos anteriores na ficha-questionário, para entender as discussões já realizadas.
        • Discute as questões propostas, avalia as respostas existentes e acrescenta informações, correções ou exemplos.
        • Preenche ou complementa as respostas da ficha, tornando o documento um registo progressivo e coletivo das aprendizagens.
      • O anfitrião da mesa auxilia a dinamizar a discussão e garante que as respostas estejam claras e coerentes.
    3. Rotação entre Mesas
      • Após 10 a 12 minutos, os grupos rodam para a próxima mesa, onde repetem o processo de leitura, discussão e complemento do questionário, sempre sob a orientação do anfitrião local.
      • A rotação assegura que todos os alunos contactam com todos os temas e contribuem para a construção colaborativa do conhecimento.
    4. Síntese e Produto Final
      • Terminadas as rotações, o anfitrião organiza e sintetiza as informações recolhidas no questionário.
      • O  anfitrião comunica os principais conceitos sobre os elementos químicos no corpo humano.
      • Este produto é apresentado oralmente à turma, reforçando a comunicação científica.


Ferramentas e recursos:

  • Questionário da atividade (entregue aos alunos)
  • Folhas A3 
  • PowerPoint introdutório
  • Acesso à internet/livros escolares
  • Computadores ou telemóveis
  • Espaço na parede ou quadro para fixar as folhas A3 no final, durante a partilha com a turma


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Para a implementação da atividade “Word Café – Os Elementos Químicos no Corpo Humano”, o espaço de aprendizagem será reorganizado de forma a favorecer a mobilidade, a interação entre pares e o diálogo estruturado.

A disposição física da sala deve refletir a natureza dinâmica e colaborativa da metodologia “Word Café”.

Organização Física da Sala:

  • Mesas em ilhas circulares ou quadradas, com 4 cadeiras por mesa, formando pequenos grupos (idealmente 4 mesas).
  • Cada mesa representa uma estação .
  • Uma cadeira por mesa é fixa para o anfitrião; as outras três são para alunos rotativos.
  • As mesas devem estar afastadas para evitar sobreposição de discussões.






Scroll to Top