>
3º Ciclo
Rosa Amélia Pinto Ferreira / 15-05-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário, os alunos do 9.º ano participam de uma dinâmica colaborativa do tipo Word Café, com o objetivo de investigar, discutir e comunicar informações sobre a presença e a função dos elementos químicos no corpo humano.
A atividade promove uma abordagem interdisciplinar, envolvendo conteúdos de Física-Química e Ciências Naturais, integrando aprendizagem ativa, investigação orientada e comunicação científica.
Os alunos são organizados em grupos heterogéneos que rodam por diferentes mesas, onde se encontram anfitriões (alunos designados) que permanecem em cada mesa para acolher os colegas, apresentar a síntese do que já foi discutido e orientar a nova ronda de colaboração. Esta dinâmica permite a construção progressiva do conhecimento através da troca de ideias e da escuta ativa, promovendo a autonomia e o trabalho em equipa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Metodologia:
- Aprendizagem ativa com base na metodologia Word Café.
- Trabalho cooperativo com rotação de participantes e discussão orientada.
- Apresentação oral das conclusões.
- Estrutura e Dinâmica da Atividade
- Organização dos Grupos e Mesas Temáticas
- Os alunos são distribuídos em grupos heterogéneos e inicialmente posicionados em diferentes mesas, cada uma com um tema específico relacionado aos elementos químicos no corpo humano
- Cada mesa é liderada por um aluno anfitrião, que permanece na mesma mesa durante toda a atividade.
- Questionário Colaborativo
- Cada grupo recebe uma única ficha-questionário, que acompanha a sua passagem pelas mesas.
- Ao chegar a cada mesa, o grupo:
- Lê as respostas deixadas pelos grupos anteriores na ficha-questionário, para entender as discussões já realizadas.
- Discute as questões propostas, avalia as respostas existentes e acrescenta informações, correções ou exemplos.
- Preenche ou complementa as respostas da ficha, tornando o documento um registo progressivo e coletivo das aprendizagens.
- O anfitrião da mesa auxilia a dinamizar a discussão e garante que as respostas estejam claras e coerentes.
- Rotação entre Mesas
- Após 10 a 12 minutos, os grupos rodam para a próxima mesa, onde repetem o processo de leitura, discussão e complemento do questionário, sempre sob a orientação do anfitrião local.
- A rotação assegura que todos os alunos contactam com todos os temas e contribuem para a construção colaborativa do conhecimento.
- Síntese e Produto Final
- Terminadas as rotações, o anfitrião organiza e sintetiza as informações recolhidas no questionário.
- O anfitrião comunica os principais conceitos sobre os elementos químicos no corpo humano.
- Este produto é apresentado oralmente à turma, reforçando a comunicação científica.
- Organização dos Grupos e Mesas Temáticas
Ferramentas e recursos:
- Questionário da atividade (entregue aos alunos)
- Folhas A3
- PowerPoint introdutório
- Acesso à internet/livros escolares
- Computadores ou telemóveis
- Espaço na parede ou quadro para fixar as folhas A3 no final, durante a partilha com a turma
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Para a implementação da atividade “Word Café – Os Elementos Químicos no Corpo Humano”, o espaço de aprendizagem será reorganizado de forma a favorecer a mobilidade, a interação entre pares e o diálogo estruturado.
A disposição física da sala deve refletir a natureza dinâmica e colaborativa da metodologia “Word Café”.
Organização Física da Sala:
- Mesas em ilhas circulares ou quadradas, com 4 cadeiras por mesa, formando pequenos grupos (idealmente 4 mesas).
- Cada mesa representa uma estação .
- Uma cadeira por mesa é fixa para o anfitrião; as outras três são para alunos rotativos.
- As mesas devem estar afastadas para evitar sobreposição de discussões.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)