Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

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Verificação da Lei de Arquimedes

3º Ciclo

Rosa Amélia Pinto Ferreira / 15-05-2025


Descrição / Síntese:

Esta atividade laboratorial, destinada a alunos do 9º ano, utiliza o modelo de rotação por estações para promover a aprendizagem experimental da Lei de Arquimedes. Em pequenos grupos, os alunos exploram diferentes estações, clarificando os conceitos de massa, volume e densidade, ao mesmo tempo que determinam, de forma prática e experimental, a força de impulsão em diferentes contextos e situações.
Por meio da investigação e análise de dados, os alunos desenvolvem competências científicas essenciais, como medição, observação, comunicação e resolução de problemas. Além disso, o trabalho em grupo incentiva o desenvolvimento de habilidades colaborativas, como o respeito pelas ideias dos colegas, a gestão de tarefas em equipa e a partilha de responsabilidades, contribuindo para um ambiente de aprendizagem ativo e cooperativo. Esta abordagem prática também favorece o desenvolvimento da destreza manual, ao manusear equipamentos e materiais de forma cuidadosa e precisa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Física


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Verificar, experimentalmente, a Lei de Arquimedes, aplicando-a na interpretação de situações de flutuação ou de afundamento.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Explorando a Lei de Arquimedes por Estações: Uma Abordagem Prática e Colaborativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Atividade laboratorial segue o modelo de rotações por estações, proporcionando aos alunos uma experiência prática e colaborativa para aprofundar o entendimento da Lei de Arquimedes. A atividade está organizada em quatro estações, cada uma com um objetivo específico relacionado à força de impulsão e aos conceitos associados.

Os alunos, em pequenos grupos, terão 10 minutos para explorar cada estação. Durante esse período, devem ler atentamente as tarefas, discutir as soluções em grupo, realizar as atividades propostas e registrar as respostas na ficha correspondente (Relatório Orientado).

Estações Laboratoriais:

  1. Estação 1 – Análise de um Dinamómetro: Os alunos irão medir o peso real e o peso aparente de objetos utilizando um dinamômetro. Com os dados obtidos, determinarão a impulsão.
  2. Estação 2 – Impulsão e Peso do Líquido Deslocado: Nesta estação, os alunos investigarão a relação entre o peso do líquido deslocado e a impulsão exercida sobre um corpo submerso.
  3. Estação 3 – Impulsão em Fluidos de Diferentes Densidades: Os grupos irão comparar a impulsão sofrida por um mesmo objeto ao ser submerso em fluidos com densidades distintas, analisando as diferenças observadas.
  4. Estação 4 – Volume Deslocado e Densidade do Fluido: Os alunos determinarão a impulsão com base no volume de líquido deslocado e na densidade do fluido, verificando a aplicabilidade da Lei de Arquimedes.

Além das atividades realizadas em cada estação, os alunos deverão preencher individualmente um questionário integrado ao Relatório Orientado. Este documento foi estruturado para avaliar a compreensão dos conceitos explorados e a capacidade de aplicar, de forma prática, a Lei de Arquimedes. Paralelamente, o desempenho dos alunos durante a atividade laboratorial será analisado com base em uma rubrica detalhada, que contempla aspetos como colaboração em grupo, execução das tarefas propostas, registro adequado das respostas e desenvolvimento da análise crítica.

 


Ferramentas e recursos:

Kitasato

Gobelés

Provetas

Dinamómetros

Esguichos com água

Objetos 

Balança


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem foi cuidadosamente planeado para favorecer a realização da atividade laboratorial de rotações por estações e promover um ambiente colaborativo e dinâmico. A sala de aula foi organizada de forma a dispor quatro estações distintas, cada uma equipada com os materiais necessários para realizar as tarefas específicas relacionadas à Lei de Arquimedes.

Cada estação está identificada com sinalização clara e oferece espaço suficiente para acomodar pequenos grupos de alunos, permitindo interação e conforto durante a execução das atividades.

 






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