Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

La alimentación…

3º Ciclo

Corina Teixeira / 21-05-2025


Descrição / Síntese:

Compreender a importância de uma alimentação saudável e identificar vocabulário relacionado a comidas, bebidas, preferências alimentares e hábitos saudáveis em espanhol.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender e utilizar vocabulário básico relacionado com o quotidiano, como alimentação, rotinas, família, escola, etc.
> – Seguir indicações, normas e instruções escritas de forma concisa e clara.
> Compreender, identificar e selecionar as ideias principais e a informação relevante de mensagens e textos simples e curtos (de géneros e suportes diversos) que descrevam e/ou narrem experiências e interesses pessoais, situações do quotidiano e temas da atualidade, sempre que sejam constituídos por frases simples e vocabulário muito frequente.
> Exprimir-se de forma muito simples, apoiando-se num texto memorizado ou previamente trabalhado
> Completar formulários e questionários simples, em papel e online, com os dados requeridos.

Atividades a desenvolver

  Criação
100 MINUTOS
En el restaurante del Aprendizaje: de la alimentación a la cultura

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Nesta atividade, os alunos irão explorar o tema da alimentação através de uma abordagem ativa e dinâmica, utilizando a metodologia de Rotação por Estações. A turma será organizada em quatro grupos (três grupos de 3 alunos e um grupo de 4 alunos) que irão rodar pelas diferentes estações de trabalho, cada uma com uma tarefa específica relacionada ao vocabulário, expressões e conhecimentos culturais sobre a alimentação nos países hispânicos e, em particular, sobre a Dieta Mediterrânea.

Estação 1 – “Vamos hablar un poco…”

Os alunos irão:

  • Preencher as lacunas num diálogo em restaurante, praticando estruturas gramaticais como verbos no presente e pronomes de tratamento;

  • Criar o seu próprio diálogo original, incluindo pedidos de menu, pratos principais, sobremesas, bebidas e a conta.

Estação 2 – “Vamos a probar platos distintos…”

Os alunos irão:

  • Analisar três pratos típicos espanhóis (gazpacho, tortilla e cocido madrileño);

  • Identificar e listar os ingredientes principais de cada um, desenvolvendo vocabulário alimentar.

Estação 3 – “Vamos a conocernos un poco…”

Os alunos irão:

  • Participar num jogo com cartas de alimentos, onde cada aluno pergunta aos colegas se gostam ou não de determinados alimentos;

  • Utilizar frases modelo para trocar opiniões e registar as respostas dos colegas com as expressões adequadas (e.g., A mí también, a mí no…).

Estação 4 – “Vamos a descubrir la Dieta Mediterránea…”

Os alunos irão:

  • Ler um texto informativo sobre a Dieta Mediterrânea e assistir a uma apresentação digital;

  • Com base nas informações, criar um prato típico deste padrão alimentar, utilizando os materiais disponíveis (cartolinas, desenhos, recortes, etc.);

  • Refletir sobre os valores culturais e de saúde associados a este tipo de alimentação.


Ferramentas e recursos:

Será utilizada uma ficha orientadora das diferentes atividades, as instruções em documento word, apresentações realizadas na aplicação Gama, um escape room criado na aplicação geneally, revistas, descartáveis (Pratos,, copos, talheres, guardanapos) e uma cartolina.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorrerá na sala de aula onde estarão já organizadas as mesas para 3 grupos de três e um de quatro.  Em dois dos grupos estará um computador ligado com uma apresentação para consultar antes da realização da respetiva atividade. Em cada mesa estarão as informações, as fichas a utilizar e as instruções de cada atividade. 

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
En el restaurante del Aprendizaje: de la alimentación a la cultura

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são convidados a por em prática os conhecimentos adquiridos através da realização de um Escape room.


Ferramentas e recursos:

Computador/Telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada aluno está sentado na sua mesa e inicia a atividade.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top