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2º Ciclo
Olga Antunes / 22-05-2025
Descrição / Síntese:
O projeto “Entre palavras, números e cores: a emoção de aprender” propõe um cenário de aprendizagem inovador para alunos do 2º ciclo, centrado nas aprendizagens essenciais das disciplinas, nas competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.
Partindo da utilização dos manuais digitais em cada uma das disciplinas e de atividades dinâmicas e colaborativas, os alunos são desafiados a pensar criticamente, criar soluções originais e aprender em equipa, promovendo o diálogo, a criatividade e o respeito pela diversidade de ideias. Este projeto visa não só consolidar conhecimentos curriculares, mas também estimular a autonomia, a responsabilidade e o espírito de entreajuda, preparando os alunos para uma participação ativa e construtiva na escola e na sociedade.
Pretende-se ainda fazer a partilha do produto final com a comunidade, integrando o produto de outra atividade: confeção de LUÍZINHOS.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
As professoras iniciam a aula explicando brevemente o objetivo: compreender o que caracteriza o texto poético, explorar poemas e analisar a sua estrutura e conteúdo. Para despertar o interesse, propõem uma breve conversa sobre o que os alunos já sabem sobre poesia e convidando-os a partilhar experiências ou poemas de que gostem.
Os alunos acedem aos manuais digitais, que oferecem recursos interativos, textos, vídeos e animações sobre poesia;
Cada aluno, individualmente ou em pequenos grupos, pesquisa nos manuais digitais os conceitos fundamentais do texto poético: definição, características, elementos formais (estrofe, verso, rima, métrica), bem como exemplos de poemas.
Ferramentas e recursos:
Manuais digitais de Português (com acesso a textos, recursos multimédia e exercícios interativos)
Ferramentas digitais de anotação e pesquisa (dicionários online, glossários, etc.).
Projetor ou quadro interativo para leitura e análise coletiva.
A professora atua como mediadora, orientando a pesquisa, esclarecendo dúvidas, promovendo o debate e incentivando a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Disposição flexível da sala, permitindo trabalho individual e em pequenos grupos, facilitando a colaboração e a troca de ideias entre alunos;
Cada aluno com acesso a um dispositivo digital (computador ou tablet), ligado à internet para consulta dos manuais digitais e recursos multimédia;
Possibilidade de utilização de materiais analógicos complementares, como cadernos e materiais de escrita, para registo de notas e esquemas.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A aula inicia-se com a exploração de conceitos geométricos nos manuais digitais, recorrendo a recursos multimédia, simulações e exercícios interativos disponíveis nas plataformas digitais. Os alunos, individualmente ou em pequenos grupos, realizam atividades digitais como manipulação de figuras, identificação de propriedades e resolução de desafios propostos pelo manual digital;
Em seguida, a aprendizagem é consolidada através de atividades práticas com materiais manipuláveis (blocos, polydrons, régua, compasso, papel quadriculado), permitindo a construção, observação e análise de formas geométricas reais. Esta combinação entre o digital e o manual promove a compreensão dos conceitos, o desenvolvimento do raciocínio espacial e o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem;
As professoras orientam todo o processo, esclarecendo dúvidas, propondo desafios e incentivando a partilha de descobertas, numa dinâmica que valoriza a experimentação, a colaboração e a autonomia dos alunos
Ferramentas e recursos:
Manuais digitais e outras plataformas digitais que disponibilizam conteúdos teóricos, exercícios interativos, vídeos explicativos e simulações para apoiar a aprendizagem e a revisão dos conceitos geométricos (GeoGebra, aplicativo régua e compasso;
Réguas, compassos, esquadros, blocos geométricos, poliedros, papel quadriculado e outros materiais para construções práticas, dobraduras e exploração tátil dos conceitos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Disposição flexível das mesas, permitindo trabalho individual, em pares ou pequenos grupos, facilitando a colaboração e a partilha de materiais.
Cada aluno ou grupo com acesso a dispositivos digitais (computadores ou tablets) ligados à internet, para explorar manuais digitais, simulações e softwares de geometria;
Áreas ou mesas dedicadas para atividades práticas, equipadas com materiais manipuláveis (réguas, compassos, papel, blocos, poliedros, etc.), facilitando a construção e observação de figuras geométricas reais
Ficheiros de Apoio (anexos):
ANIMAIS-COM-TRIANGULOS-E-MUITO-MAIS.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Alunos do 5º ano, organizados em grupos, realizam uma atividade interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa, Matemática e Artes. Inicialmente, cada grupo seleciona e recorta, em jornais e revistas, palavras que utilizam para criar poemas originais, explorando a criatividade e a construção textual. Em seguida, utilizam figuras geométricas previamente trabalhadas nas aulas de matemática, (tangram), para ilustrar visualmente os poemas, integrando conceitos matemáticos à expressão artística. Durante todo o processo, os professores acompanham e orientam o trabalho dos grupos, promovendo a colaboração, o desenvolvimento da linguagem poética e o uso criativo dos conhecimentos matemáticos.
Ferramentas e recursos:
Mesas amplas para cada grupo trabalhar confortavelmente com os materiais de recorte e colagem e com os seus equipamentos informáticos (os poemas podem ser escritos em suporte digital, recorrendo a diversas ferramentas).
Jornais, revistas, tesouras, colas, folhas de papel, materiais de medição e desenho…
Espaço para apresentação e exposição dos trabalhos finais, promovendo a partilha e valorização das produções dos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço está organizada de forma flexível, permitindo a disposição das mesas em grupos para facilitar o trabalho colaborativo dos alunos.
O espaço deve favorecer a comunicação, a criatividade e a colaboração, promovendo o contacto visual entre os elementos do grupo e facilitando a circulação do professor entre os grupos para acompanhamento e orientação.
É importante garantir um ambiente inclusivo, onde todos os alunos possam participar ativamente, respeitando diferentes ritmos e estilos de aprendizagem
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)