Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
240 minutos

>

Entre palavras, números e cores: a emoção de aprender

2º Ciclo

Olga Antunes / 22-05-2025


Descrição / Síntese:

O projeto “Entre palavras, números e cores: a emoção de aprender” propõe um cenário de aprendizagem inovador para alunos do 2º ciclo, centrado nas aprendizagens essenciais das disciplinas, nas competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.
Partindo da utilização dos manuais digitais em cada uma das disciplinas e de atividades dinâmicas e colaborativas, os alunos são desafiados a pensar criticamente, criar soluções originais e aprender em equipa, promovendo o diálogo, a criatividade e o respeito pela diversidade de ideias. Este projeto visa não só consolidar conhecimentos curriculares, mas também estimular a autonomia, a responsabilidade e o espírito de entreajuda, preparando os alunos para uma participação ativa e construtiva na escola e na sociedade.
Pretende-se ainda fazer a partilha do produto final com a comunidade, integrando o produto de outra atividade: confeção de LUÍZINHOS.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver competências de leitura e produção de textos poéticos, promovendo a comunicação oral e escrita em contexto colaborativo.
> Explorar conceitos geométricos através da construção de figuras geométricas.
> Promover o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da capacidade de comunicação, integrando saberes das diferentes disciplinas
> Estimular o gosto pela aprendizagem, pela experimentação e pela participação ativa em projetos coletivos, articulando conteúdos curriculares de forma inovadora e motivadora
> Explorar e comunicar ideias, emoções e histórias através de diferentes formas de expressão artística, desenvolvendo a criatividade e o sentido estético

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
60 MINUTOS
Texto Poético – português

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

As professoras iniciam a aula explicando brevemente o objetivo: compreender o que caracteriza o texto poético, explorar poemas e analisar a sua estrutura e conteúdo. Para despertar o interesse, propõem uma breve conversa sobre o que os alunos já sabem sobre poesia e convidando-os a partilhar experiências ou poemas de que gostem.

Os alunos acedem aos manuais digitais, que oferecem recursos interativos, textos, vídeos e animações sobre poesia;

Cada aluno, individualmente ou em pequenos grupos, pesquisa nos manuais digitais os conceitos fundamentais do texto poético: definição, características, elementos formais (estrofe, verso, rima, métrica), bem como exemplos de poemas.


Ferramentas e recursos:

Manuais digitais de Português (com acesso a textos, recursos multimédia e exercícios interativos)

Ferramentas digitais de anotação e pesquisa (dicionários online, glossários, etc.).

Projetor ou quadro interativo para leitura e análise coletiva.

A professora atua como mediadora, orientando a pesquisa, esclarecendo dúvidas, promovendo o debate e incentivando a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição flexível da sala, permitindo trabalho individual e em pequenos grupos, facilitando a colaboração e a troca de ideias entre alunos;

Cada aluno com acesso a um dispositivo digital (computador ou tablet), ligado à internet para consulta dos manuais digitais e recursos multimédia;

Possibilidade de utilização de materiais analógicos complementares, como cadernos e materiais de escrita, para registo de notas e esquemas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Atividade-de-Portugues.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
60 MINUTOS
Geometria – Matemática

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A aula inicia-se com a exploração de conceitos geométricos nos manuais digitais, recorrendo a recursos multimédia, simulações e exercícios interativos disponíveis nas plataformas digitais. Os alunos, individualmente ou em pequenos grupos, realizam atividades digitais como manipulação de figuras, identificação de propriedades e resolução de desafios propostos pelo manual digital;

Em seguida, a aprendizagem é consolidada através de atividades práticas com materiais manipuláveis (blocos, polydrons, régua, compasso, papel quadriculado), permitindo a construção, observação e análise de formas geométricas reais. Esta combinação entre o digital e o manual promove a compreensão dos conceitos, o desenvolvimento do raciocínio espacial e o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem;

As professoras orientam todo o processo, esclarecendo dúvidas, propondo desafios e incentivando a partilha de descobertas, numa dinâmica que valoriza a experimentação, a colaboração e a autonomia dos alunos


Ferramentas e recursos:

Manuais digitais e outras plataformas digitais que disponibilizam conteúdos teóricos, exercícios interativos, vídeos explicativos e simulações para apoiar a aprendizagem e a revisão dos conceitos geométricos (GeoGebra, aplicativo régua e compasso;

Réguas, compassos, esquadros, blocos geométricos, poliedros, papel quadriculado e outros materiais para construções práticas, dobraduras e exploração tátil dos conceitos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição flexível das mesas, permitindo trabalho individual, em pares ou pequenos grupos, facilitando a colaboração e a partilha de materiais.

Cada aluno ou grupo com acesso a dispositivos digitais (computadores ou tablets) ligados à internet, para explorar manuais digitais, simulações e softwares de geometria;

Áreas ou mesas dedicadas para atividades práticas, equipadas com materiais manipuláveis (réguas, compassos, papel, blocos, poliedros, etc.), facilitando a construção e observação de figuras geométricas reais

Ficheiros de Apoio (anexos):

ANIMAIS-COM-TRIANGULOS-E-MUITO-MAIS.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
120 MINUTOS
As formas da poesia

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Alunos do 5º ano, organizados em grupos, realizam uma atividade interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa, Matemática e Artes. Inicialmente, cada grupo seleciona e recorta, em jornais e revistas, palavras  que utilizam para criar poemas originais, explorando a criatividade e a construção textual. Em seguida, utilizam figuras geométricas previamente trabalhadas nas aulas de matemática, (tangram), para ilustrar visualmente os poemas, integrando conceitos matemáticos à expressão artística. Durante todo o processo, os professores acompanham e orientam o trabalho dos grupos, promovendo a colaboração, o desenvolvimento da linguagem poética e o uso criativo dos conhecimentos matemáticos.


Ferramentas e recursos:

Mesas amplas para cada grupo trabalhar confortavelmente com os materiais de recorte e colagem e com os seus equipamentos informáticos (os poemas podem ser escritos em suporte digital, recorrendo a diversas ferramentas).

Jornais, revistas, tesouras, colas, folhas de papel, materiais de medição e desenho…

Espaço para apresentação e exposição dos trabalhos finais, promovendo a partilha e valorização das produções dos alunos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço está organizada de forma flexível, permitindo a disposição das mesas em grupos para facilitar o trabalho colaborativo dos alunos.

O espaço deve favorecer a comunicação, a criatividade e a colaboração, promovendo o contacto visual entre os elementos do grupo e facilitando a circulação do professor entre os grupos para acompanhamento e orientação. 

É importante garantir um ambiente inclusivo, onde todos os alunos possam participar ativamente, respeitando diferentes ritmos e estilos de aprendizagem

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top