Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

Da luz Divina à Luz natural – Detetives na pintura do Renascimento

Ensino Secundário

maria alice andré sanches sanches / 26-05-2025


Descrição / Síntese:

Na turma do 10.º ano de História A , partindo da metodologia ativa – sala de aula invertida – ( visualização de um vídeo c. 12 minutos, sobre “A arte Renascentista” ) os alunos serão orientados para uma reflexão sobre diferentes formas de representação na arte medieval/arte renascentista. De seguida, serão confrontados com pinturas que se enquadram na época medieval (estilo medieval) e início da época moderna (estilo renascentista). Selecionam aquelas que se enquadram nas características gerais da arte renascentista e justificam a sua escolha em função das características técnico-formais e plásticas das obras. No decorrer da atividade utilizarão vários recursos analógicos e digitais para pesquisarem e produzirem informação sobre a temática. Através da observação e da comparação contextualizada identificam na produção cultural de diferentes épocas históricas marcas de continuidade e de rutura, desenvolvendo a sensibilidade estética através da identificação e da apreciação de manifestações artísticas. Adquirem e desenvolvem, também, competências na área da criatividade ao serem desafiados para a criação de uma obra visual (desenho/colagem/montagem digital através da AI – ART GENERATOR – ou física) de um tema do presente, mas representado à maneira medieval ou renascentista, de acordo com as características aprendidas. No decorrer da atividade os alunos trabalham e desenvolvem o domínio da comunicação, da compreensão contextualizada e da análise /tratamento de fontes em História.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; História ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer as condições favoráveis ao desenvolvimento do Humanismo e ao desenvolvimento artístico em Itália no séc. XV; Identificar as principais características técnicas, estéticas e formais da pintura renascentista. (HCA)
> Identificar na produção renascentista europeia as heranças da Antiguidade Clássica assim como as continuidades e ruturas com o período medieval; Desenvolver sensibilidade estética , através da identificação e apreciação de manifestações artísticas.(História A)
> Produzir textos adequados à situação de comunicação (oral e escrita); Exprimir , com fundamentos, pontos de vista suscitados por leituras diversas.(Português)
> Identificar em diferentes períodos históricos os respetivos critérios estéticos; estabelecer relações entre diferentes elementos de comunicação visual, como a forma, a cor, a luz-sombra, a textura, o espaço, o volume; compreender as potencialidades técnicas e expressivas de meios digitais e de software de exploração de imagens. (Desenho A)
> Identificar meios e aplicações que permitam a colaboração e comunicação ; realizar pesquisas , utilizando termos selecionados e relevantes para o tema; utilizar o computador e outros dispositivos digitais, de forma a garantir a organização e gestão da informação. ( TIC)

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
Rastreadores da arte no Renascimento

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Os alunos são motivados a escreverem, na APP mentimeter, 2 palavras/conceitos relacionados com a visualização do vídeo proposto para análise em casa. De seguida, o professor projeta a nuvem de palavras e solicita o respetivo comentário/síntese narrativa. Solicita, também, se há mais algum elemento/característica que queiram referir no âmbito da temática. 


Ferramentas e recursos:

telemóvel 

projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos em grande grupo e individualmente na sala de aula escrevem na aplicação menti  2 palavras relacionadas com a visualização do vídeo sobre a arte do renascimento. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
20 MINUTOS
A pintura do Renascimento é uma rutura com o modo de representação do passado?

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Os alunos são confrontados com a situação problema e orientados para fazerem uma pesquisa (entre as págs. 68 a 72 (docs. 23,24, 26,27, 28,30 e 32) no manual Entre Tempos e no IA – CHTAGPT ou COPILOT (conforme regras de elaboração de um Prompt) com o objetivo de encontrarem argumentos que justifiquem a resposta à situação-problema. Os alunos têm que fazer uma síntese, no caderno diário, justificando, obrigatoriamente, a sua resposta com a indicação e descrição de quatro ou cinco argumentos; têm que identificar explicitamente, pelo menos, uma fonte do manual e respetiva transcrição da fonte (de acordo com as regras de transcrição). A atividade envolve análise, seleção, colaboração, partilha de ideias e síntese da informação mais pertinente. O professor vai corrigindo e dando o feedback da consecução ou não da tarefa pelos grupos. 


Ferramentas e recursos:

manual

telemóvel

computador 

internet

caderno diário 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupos de 4/5 alunos 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
20 MINUTOS
Sou detetive da pintura medieval e/ou renascentista

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

O professor distribui aleatoriamente, a cada grupo de trabalho, uma folha A4 contendo uma pintura medieval e uma pintura renascentista, mas sem legenda (do estilo, do autor, do ano, da técnica, do suporte, etc.…); cada grupo terá de observar as fontes iconográficas e justificar, em oposição, qual das fontes corresponde a uma pintura renascentista. Para esta atividade os alunos deverão ter em atenção os seguintes critérios (estilo, perspetiva linear, perspetiva atmosférica, luz-sombra, luz divina ou luz natural, intenção simbólica ou naturalista, naturalismo, realismo ou anatómico, temática, proporção, figuras planas ou com volume, movimento, composição estática/hierática, traços psicológicos, cenário ou representação do espaço, relação com o espectador,  suporte, técnica de pintura…) ; de seguida e através do Google Lens descobrem e completam a  informação . Por fim, partilham a fonte iconográfica e respetiva análise/ justificação no Padlet ou Loop do Teams. Todos os grupos ficam com o acesso à informação.


Ferramentas e recursos:

Folhas A4 com fontes iconográficas relativas ao período medieval ( gótico) e  estilo renascentista;

Caderno diário;

Internet  

Padlet ou Loop do Teams 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos em grupos de trabalhos 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Cenario-de-Aprendizagem_-Pinturas.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Encontro marcado com um pintor renascentista…

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos desenvolvem em grupo, um trabalho de pesquisa sobre um pintor renascentista e escolhem uma das suas obras mais significativas de modo a evidenciarem as aprendizagens. Nesta apresentação têm de fazer referência aos aspetos técnico-formais e plásticos da obra, a um aspeto que demonstre continuidade e dois de rutura com o estilo medieval; devem ainda referir três momentos-chave que considerem importante na biografia do pintor e que o referenciem como Humanista do Renascimento. 


Ferramentas e recursos:

computador

telemóvel

Internet 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão em pequenos grupos de trabalho (ilhas) numa disposição que favorece o trabalho em equipa; a sala está bem iluminada, com ventilação e  conforto necessário; a tecnologia está adaptada  e há Hotspot com Internet 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
10 MINUTOS
O que me surpreendeu na pintura renascentista ?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos nos primeiros 10 minutos da aula realizam um Quizz Sumativo – Socrative.


Ferramentas e recursos:

Telemóvel

Internet 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula,  nas respetivas carteiras/mesas de trabalho, de modo autónomo 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Socrative_-Quiz_Pintura_Renascimento.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
40 MINUTOS
Sou artista e não sabia…

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Os diferentes grupos criam uma representação visual (por exemplo, um cartaz) do seu tópico que é afixado num local da sala.

O  professor entrega aos alunos uma tabela com 3 colunas onde devem registar na Coluna A: 3 ideias ou conceitos que aprenderam; na Coluna B:   2 ideias que os surpreenderam; na Coluna C: 1 coisa que queiram fazer com base no que aprenderam .
Sugestão: Escolham um assunto/tema atual ou até uma Selfie e criem uma obra visual (desenho ou montagem digital) onde apliquem as características estilísticas da arte renascentista. A escolha deve ser acompanhada de uma breve descrição explicativa (5 a 7 linhas). Podem recorrer à aplicação  Canva ou Gamma .  


Ferramentas e recursos:

Internet 

Computador

Telemóvel 

Espaço Virtual 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão em pequenos grupos de trabalho (ilhas) numa disposição que favorece o trabalho em equipa. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top