>
Ensino Secundário
maria alice andré sanches sanches / 26-05-2025
Descrição / Síntese:
Na turma do 10.º ano de História A , partindo da metodologia ativa – sala de aula invertida – ( visualização de um vídeo c. 12 minutos, sobre “A arte Renascentista” ) os alunos serão orientados para uma reflexão sobre diferentes formas de representação na arte medieval/arte renascentista. De seguida, serão confrontados com pinturas que se enquadram na época medieval (estilo medieval) e início da época moderna (estilo renascentista). Selecionam aquelas que se enquadram nas características gerais da arte renascentista e justificam a sua escolha em função das características técnico-formais e plásticas das obras. No decorrer da atividade utilizarão vários recursos analógicos e digitais para pesquisarem e produzirem informação sobre a temática. Através da observação e da comparação contextualizada identificam na produção cultural de diferentes épocas históricas marcas de continuidade e de rutura, desenvolvendo a sensibilidade estética através da identificação e da apreciação de manifestações artísticas. Adquirem e desenvolvem, também, competências na área da criatividade ao serem desafiados para a criação de uma obra visual (desenho/colagem/montagem digital através da AI – ART GENERATOR – ou física) de um tema do presente, mas representado à maneira medieval ou renascentista, de acordo com as características aprendidas. No decorrer da atividade os alunos trabalham e desenvolvem o domínio da comunicação, da compreensão contextualizada e da análise /tratamento de fontes em História.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; História ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Os alunos são motivados a escreverem, na APP mentimeter, 2 palavras/conceitos relacionados com a visualização do vídeo proposto para análise em casa. De seguida, o professor projeta a nuvem de palavras e solicita o respetivo comentário/síntese narrativa. Solicita, também, se há mais algum elemento/característica que queiram referir no âmbito da temática.
Ferramentas e recursos:
telemóvel
projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos em grande grupo e individualmente na sala de aula escrevem na aplicação menti 2 palavras relacionadas com a visualização do vídeo sobre a arte do renascimento.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Os alunos são confrontados com a situação problema e orientados para fazerem uma pesquisa (entre as págs. 68 a 72 (docs. 23,24, 26,27, 28,30 e 32) no manual Entre Tempos e no IA – CHTAGPT ou COPILOT (conforme regras de elaboração de um Prompt) com o objetivo de encontrarem argumentos que justifiquem a resposta à situação-problema. Os alunos têm que fazer uma síntese, no caderno diário, justificando, obrigatoriamente, a sua resposta com a indicação e descrição de quatro ou cinco argumentos; têm que identificar explicitamente, pelo menos, uma fonte do manual e respetiva transcrição da fonte (de acordo com as regras de transcrição). A atividade envolve análise, seleção, colaboração, partilha de ideias e síntese da informação mais pertinente. O professor vai corrigindo e dando o feedback da consecução ou não da tarefa pelos grupos.
Ferramentas e recursos:
manual
telemóvel
computador
internet
caderno diário
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupos de 4/5 alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
O professor distribui aleatoriamente, a cada grupo de trabalho, uma folha A4 contendo uma pintura medieval e uma pintura renascentista, mas sem legenda (do estilo, do autor, do ano, da técnica, do suporte, etc.…); cada grupo terá de observar as fontes iconográficas e justificar, em oposição, qual das fontes corresponde a uma pintura renascentista. Para esta atividade os alunos deverão ter em atenção os seguintes critérios (estilo, perspetiva linear, perspetiva atmosférica, luz-sombra, luz divina ou luz natural, intenção simbólica ou naturalista, naturalismo, realismo ou anatómico, temática, proporção, figuras planas ou com volume, movimento, composição estática/hierática, traços psicológicos, cenário ou representação do espaço, relação com o espectador, suporte, técnica de pintura…) ; de seguida e através do Google Lens descobrem e completam a informação . Por fim, partilham a fonte iconográfica e respetiva análise/ justificação no Padlet ou Loop do Teams. Todos os grupos ficam com o acesso à informação.
Ferramentas e recursos:
Folhas A4 com fontes iconográficas relativas ao período medieval ( gótico) e estilo renascentista;
Caderno diário;
Internet
Padlet ou Loop do Teams
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos em grupos de trabalhos
Ficheiros de Apoio (anexos):
Cenario-de-Aprendizagem_-Pinturas.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos desenvolvem em grupo, um trabalho de pesquisa sobre um pintor renascentista e escolhem uma das suas obras mais significativas de modo a evidenciarem as aprendizagens. Nesta apresentação têm de fazer referência aos aspetos técnico-formais e plásticos da obra, a um aspeto que demonstre continuidade e dois de rutura com o estilo medieval; devem ainda referir três momentos-chave que considerem importante na biografia do pintor e que o referenciem como Humanista do Renascimento.
Ferramentas e recursos:
computador
telemóvel
Internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão em pequenos grupos de trabalho (ilhas) numa disposição que favorece o trabalho em equipa; a sala está bem iluminada, com ventilação e conforto necessário; a tecnologia está adaptada e há Hotspot com Internet
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos nos primeiros 10 minutos da aula realizam um Quizz Sumativo – Socrative.
Ferramentas e recursos:
Telemóvel
Internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, nas respetivas carteiras/mesas de trabalho, de modo autónomo
Ficheiros de Apoio (anexos):
Socrative_-Quiz_Pintura_Renascimento.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Os diferentes grupos criam uma representação visual (por exemplo, um cartaz) do seu tópico que é afixado num local da sala.
O professor entrega aos alunos uma tabela com 3 colunas onde devem registar na Coluna A: 3 ideias ou conceitos que aprenderam; na Coluna B: 2 ideias que os surpreenderam; na Coluna C: 1 coisa que queiram fazer com base no que aprenderam .
Sugestão: Escolham um assunto/tema atual ou até uma Selfie e criem uma obra visual (desenho ou montagem digital) onde apliquem as características estilísticas da arte renascentista. A escolha deve ser acompanhada de uma breve descrição explicativa (5 a 7 linhas). Podem recorrer à aplicação Canva ou Gamma .
Ferramentas e recursos:
Internet
Computador
Telemóvel
Espaço Virtual
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão em pequenos grupos de trabalho (ilhas) numa disposição que favorece o trabalho em equipa.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)