A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) disponibiliza uma nova brochura produzida no âmbito do programa PISA (Programme for International Student Assessment), e na qual são apresentadas as conclusões da investigação realizada em 2022 sobre a ação de avaliação do pensamento criativo (creative thinking), em alunos com 15 anos de idade.
Ao longo da sua história, o PISA tem reunido informação importante acerca das competências dos alunos, não só no que concerne a áreas do conhecimento, mas também no que se refere às designadas “competências do século 21” – resolução de problemas (problem solving), resolução colaborativa de problemas (collaborative problem solving) e a designada competência global (global competence).
Em 2022, o PISA decidiu, pela primeira vez, avaliar o pensamento criativo (creative thinking), considerado por muitos educadores como uma competência-chave para enfrentar os desafios futuros. Atendendo às dificuldades inerentes à avaliação desta competência, a principal inovação reside, acima de tudo, na natureza aberta das tarefas, com os alunos a serem encorajados a expressarem a sua imaginação e a sugerirem soluções criativas em diversos contextos. Assim, valoriza-se, sobretudo, a capacidade de pensar e de propor respostas originais e não se a resposta está “certa” ou “errada”.
Aceda à brochura ilustrada em: https://www.oecd.org/pisa/innovation/creative-thinking/
Para mais informações sobre o programa PISA, aceda a: www.oecd.org/pisa/innovation.