>
1º Ciclo
Telma Cruz / 10-04-2025
Descrição / Síntese:
Com este cenário pretende-se que os alunos entendam o conceito de liberdade e reflitam sobre suas implicações nas escolhas diárias, com ênfase no respeito e responsabilidade.
Através de atividades lúdicas e situações do dia a dia, os alunos deverão construir o seu próprio conceito de que a a liberdade envolve a possibilidade de fazer escolhas, mas também a responsabilidade de respeitar as regras e os outros. Eles vão perceber que a verdadeira liberdade é aquela que beneficia todos ao nosso redor!
Este cenário destina-se a alunos do 2º ano de escolaridade – 1º Ciclo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Físico-Motora ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Para a introdução do tema é lançado uma questão aos alunos – “O que a liberdade?” e deixa-se que eles exprimam a sua opinião sobre a mesma, construindo uma nuvem de palavras no mentimeter. Cada aluno acede ao mentimeter através do seu computador e escreve uma expressão/palavra/ideia sobre “O que é a Liberdade?
Posteriormente, é projetada a nuvem de palavras no quadro interativo da sala para que todos possam vê-la e procede-se ao debate sobre a mesma.
Ferramentas e recursos:
Pc portátil
quadro interativo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estarão sentados em U e cada um deverá ter o seu computador portátil, através do qual respondem à questão lançada através do mentimeter.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Os alunos visualizam o vídeo “O que é a liberdade?”. – https://youtu.be/mpWg7D0qEvA
No final faz-se o reconto oral do filme e debate-se sobre as ideias principais.
Em grande grupo os alunos falam sobre o filme, aplicando a estratégia 3-2-1 (3 coisas que aconteceram, 2 que gostaram ou aprenderam e 1 que ficou por esclarecer)
Ferramentas e recursos:
quadro interativo
link – https://youtu.be/mpWg7D0qEvA
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos em grande grupo em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos serão divididos em grupos.
Em grupo irão discutir o tema e o filme visualizado e criar algumas ideias. – “Ser livre é…”
Depois, com recurso a um computador por grupo irão produzir um trabalho para apresentar aos seus colegas, com as conclusões a que chegaram sobre o tema. Este trabalho será posteriormente partilhado no padlet da turma.
Posteriormente os alunos visualizarão os trabalhos dos colegas e poderão tecer comentários / sugestões de melhoria sobre os mesmos.
Ferramentas e recursos:
computador pessoal
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos divididos em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1
Descrição da atividade:
Os alunos deverão preencher o documento anexo, refletindo com a estratégia 3 – 2 – 1 indicando:
3 coisas que aprenderam com esta atividade?
2 coisas que gostaram de fazer durante a atividade?
1 coisa que gostariam de fazer ainda para trabalhar este tema?
Ferramentas e recursos:
ficha anexa.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos respondem ao questionário, como forma de avaliarem as aprendizagens feitas.