Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
180 minutos

>

O que é a Liberdade?

1º Ciclo

Telma Cruz / 10-04-2025


Descrição / Síntese:

Com este cenário pretende-se que os alunos entendam o conceito de liberdade e reflitam sobre suas implicações nas escolhas diárias, com ênfase no respeito e responsabilidade.
Através de atividades lúdicas e situações do dia a dia, os alunos deverão construir o seu próprio conceito de que a a liberdade envolve a possibilidade de fazer escolhas, mas também a responsabilidade de respeitar as regras e os outros. Eles vão perceber que a verdadeira liberdade é aquela que beneficia todos ao nosso redor!
Este cenário destina-se a alunos do 2º ano de escolaridade – 1º Ciclo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Físico-Motora ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
> Usar a palavra na sua vez e empregar formas de tratamento adequadas na interação oral, com respeito pelos princípios de cooperação e cortesia.
> Formular perguntas, pedidos e respostas a questões considerando a situação e o interlocutor.
> Representar diferentes papéis comunicativos em jogos de simulação e dramatizações.
> Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
> Utilizar vários processos de registo de ideias.
> Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação.
> Compreender narrativas literárias.
> Valorizar a diversidade cultural dos textos (ouvidos ou lidos).
> Reconhecer a importância do diálogo, da negociação e do compromisso na resolução pacífica de situações de conflito.
> Valorizar a aplicação dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
30 MINUTOS
Nuvem de palavras – O que é a Liberdade?

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Para a introdução do tema é lançado uma questão aos alunos – “O que a liberdade?” e deixa-se que eles exprimam a sua opinião sobre a mesma, construindo uma nuvem de palavras no mentimeter. Cada aluno acede ao mentimeter através do seu computador e escreve uma expressão/palavra/ideia sobre “O que é a Liberdade?

Posteriormente, é projetada a nuvem de palavras no quadro interativo da sala para que todos possam vê-la e procede-se ao debate sobre a mesma.


Ferramentas e recursos:

Pc portátil

quadro interativo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estarão sentados em U e cada um deverá ter o seu computador portátil, através do qual respondem à questão lançada através do mentimeter.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
30 MINUTOS
Visionamento de vídeo – Audição de história – A liberdade, O que é?

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Os alunos visualizam o vídeo “O que é a liberdade?”. – https://youtu.be/mpWg7D0qEvA

No final faz-se o reconto oral do filme e debate-se sobre as ideias principais.

Em grande grupo os alunos falam sobre o filme, aplicando a estratégia 3-2-1 (3 coisas que aconteceram, 2 que gostaram ou aprenderam e 1 que ficou por esclarecer)


Ferramentas e recursos:

quadro interativo

link – https://youtu.be/mpWg7D0qEvA


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos em grande grupo em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
90 MINUTOS
Trabalho de grupo – Ser livre é…

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos serão divididos em grupos.
Em  grupo irão discutir o tema e o filme visualizado e criar algumas ideias. – “Ser livre é…”

Depois, com recurso a um computador por grupo irão produzir um trabalho para apresentar aos seus colegas, com as conclusões a que chegaram sobre o tema. Este trabalho será posteriormente partilhado no padlet da turma.

Posteriormente os alunos visualizarão os trabalhos dos colegas e poderão tecer comentários / sugestões de melhoria sobre os mesmos.


Ferramentas e recursos:

computador pessoal


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos divididos em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
30 MINUTOS
Avaliar – O que aprendi…

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

Os alunos deverão preencher o documento anexo, refletindo com a estratégia 3 – 2 – 1 indicando:

3 coisas que aprenderam com esta atividade?

2 coisas que gostaram de fazer durante a atividade?

1 coisa que gostariam de fazer ainda para trabalhar este tema?


Ferramentas e recursos:

ficha anexa.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos respondem ao questionário, como forma de avaliarem as aprendizagens feitas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

O-que-e-a-liberdade.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top