Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
120 minutos

>

Sistema solar

1º Ciclo

Maria Alexandra Pinto / 12-03-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos realizam atividades relacionadas com o sistema solar, primeiro respondem a um quizizz integrado num vídeo, seguidamente é-lhes proposto que interajam com ferramentas de IA e simulações online que lhe são propostas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender os movimentos de rotação e translação da Terra e a sua relação com a sucessão do dia e da noite e as estações do ano. Entender que as fases da Lua resultam do seu movimento em torno da Terra e das posições relativas entre a Terra, a Lua e o Sol. Explorar ferramentas digitais e de inteligência artificial para visualizar os fenómenos astronómicos. Desenvolver habilidades de investigação e raciocínio científico.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
120 MINUTOS
Sistema solar

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Utilizando um vídeo do youtube sobre o sistema solar, em grupos de 2, realizar um quizizz, à medida que o vídeo decorre. Uso de ferramentas de IA para simulações e questões e criação de imagens. 


Ferramentas e recursos:

Explorar ferramentas digitais.

  • NASA Eyes on the Solar System – Programa da NASA que permite explorar o espaço em tempo real. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala multimédia

Ficheiros de Apoio (anexos):

Modelo-Projeto.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top