Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
350 minutos

>

O Estado Novo em Portugal – Ideologia, Propaganda e Resistência

2º Ciclo

Cristina Isabel Duarte Ferreira / 31-03-2025


Descrição / Síntese:

Com este cenário de aprendizagem pretende-se que os alunos sejam os atores principais no processo de apropriação de conhecimentos e competências. Só desta forma é que, de facto, os discentes conseguem questionar (de acordo com a sua bagagem cultural e área de interesses), aperceber-se das suas capacidades e barreiras em compreender e construir o conhecimento. O trabalho individual, de pares e de grupo têm por objetivo que os alunos se complementem (em termos de conhecimentos e métodos de trabalho), e que, através da interação e da colaboração, seja possível a construção coletiva do conhecimento.
Neste cenário, em particular, a docente pretende que os discentes conheçam o período em que Portugal viveu em ditadura, os principais protagonistas e os momentos históricos de rutura que conduziram à alteração de regime político. É também importante que os alunos percebam a importância da História para a compreensão da atualidade, do que é notícia diariamente (guerra, instabilidade política, crise económica e social e corrida ao armamento).
Ao longo deste processo, serão privilegiadas as aprendizagens ativas, o ensino pela descoberta, quer usando as questões problema como ponto de partida, quer a utilização de tecnologias de informação e comunicação que os discentes irão manusear ou construir.
A avaliação das aprendizagens será feita de forma processual, ou seja, ocorrerá de forma contínua, considerando os progressos do aluno e não apenas o resultado final


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender as características políticas, económicas e sociais do Estado Novo.
> Analisar os mecanismos de repressão e propaganda utilizados pelo regime.
> Sintetizar as principais características do Estado Novo, nomeadamente a ausência de liberdade individual, a existência da censura e de polícia política, a repressão do movimento sindical e a existência de um partido único.
> Identificar os principais indivíduos e movimentos de oposição ao regime.
> Desenvolver pensamento crítico sobre regimes autoritários e suas consequências.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
150 MINUTOS
Aprendizagem por Investigação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Para introduzir o tema, os alunos, individualmente, irão ouvir um código QR sobre a ascensão de Salazar ao poder e os mecanismos de repressão do Estado Novo. De seguida, será feita a correção, por escrito, tendo como base as respostas dos alunos

Concluído esta tarefa, serão divididos em grupos para fazer uma pesquisar sobre os mecanismos de repressão e propaganda do Estado Novo: censura, PIDE, propaganda e educação, Mocidade Portuguesa e Juventude Portuguesa, a repressão do movimento sindical e a existência de um partido único.

A pesquisa será bibliográfica e informática. Após concluída a pesquisa, cada grupo, vai completar um e-book   com informação escrita, gráfica, iconográfica, áudio ou vídeo, com documentos históricos e testemunhos da época.

Para alargar os conhecimentos e fazer o paralelismo com a História contemporânea, os alunos irão tentar encontrar exemplos de países com regimes autoritários (como trabalho de casa).

A avaliação terá em consideração a pertinência da informação selecionada, bem como a dinâmica estabelecida no trabalho de grupo.


Ferramentas e recursos:


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

O-Estado-Novo-QR-Code-ficha-de-trabalho.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
100 MINUTOS
Partilha e reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário


Descrição da atividade:

O ponto de partida para o debate será a questão: “Quais as características de um regime autoritário?”

Cada grupo irá apresentar o resultado da pesquisa à turma (caso não se chegue a um consenso quanto ao tema a escolher, proceder-se-á ao sorteio). A estratégia empregue será a apresentação em aquário. O grupo disposto no interior do círculo fará a apresentação, enquanto os alunos do círculo exterior tomarão nota de questões, dúvidas ou informação que consideram relevante acrescentar. Será promovido e incentivado o debate sobre o período histórico em questão, mas também, fazendo uma analogia com a situação política atual (dando feedback sobre o trabalho de casa).  Consoante o resultado do trabalho, a professora poderá introduzir nova informação e mostrar alguns vídeos, imagens ou informação que considere pertinentes para o momento.

A avaliação terá em consideração a participação no debate, a qualidade da investigação e apresentação e a reflexão crítica.

 


Ferramentas e recursos:

Projeção do e-book realizado pela turma.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

As mesas são encostadas à parede e são feitos dois círculos com as cadeiras.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
Construção de um Kahoot

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos irão trabalhar em pares. Cada par fará uma pesquisa no manual sobre uma das formas de oposição ao Estado Novo e /ou personalidades que se destacaram neste contexto. Depois serão realizadas e corrigidas algumas questões do manual. As questões serão, preferencialmente, corrigidas pelos alunos que abordaram o assunto referido na questão. Concluída esta fase, cada par irá elaborar duas questões para construir um kahoot da turma. As questões incidirão sobre um assunto diferente daquela que cada par trabalhou no início da tarefa.

Depois de todos inserirem as questões e respostas, responderão ao kahoot com recurso a consulta do manual e caderno diário.

A avaliação terá em consideração a pertinência das questões formuladas e a qualidade das respostas, o interesse e o empenho.

 


Ferramentas e recursos:

https://create.kahoot.it/share/oposicao-ao-estado-novo/65c9c59b-f909-41bd-8d3b-e471ca0b38da


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição adequada ao trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top