Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

Os Maias de Eça de Queirós

Ensino Secundário

Cândida Carlos / 06-03-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem destina-se ao 11º ano e incidirá sobre o estudo de uma obra integral, “Os Maias”, de Eça de Queirós.
Proceder-se-á, inicialmente a uma contextualização histórico-literária utilizando os recursos do manual (Sentidos), e a vídeos da Escola Virtual, podendo os alunos realizar pesquisas na internet.
Posteriormente , a turma será dividida em 4 grupos para realizar uma atividade segundo a metodologia de Jigsaw.
Depois, os alunos respondem a um Quizz para verificação de leitura da obra integral.
Após o estudo dos capítulos I a IV, os alunos vão debater sobre os tipos de educação em destaque na obra, usando a metodologia do “Aquário”.
Seguidamente, os alunos elaboram um texto de opinião sobre a importância que a Educação e o Meio têm na construção dos caracteres, texto a ser divulgado no Padlet da turma.

Assim que os trabalhos estejam apresentados, cada parte teórica será partilhada com todos os grupos num Padlet, por exemplo, ou na classroom. Seguidamente, ser-lhes-á dado tempo para, Individualmente, se prepararem para a avaliação formativa, que será realizada na plataforma Classroom, através de um forms.Olá! Sou um professor do Ensino Secundário, com alunos entre os 16 e 18 anos, e gostaria de obter ajuda para planear uma aula sobre “Os Maias” de Eça de Queirós, na disciplina de Português. O foco da aula será em vários tópicos, incluindo:

1. Contextualização histórico-literária da obra.

2. Visão global da obra.

3. Intriga principal e intriga secundária.

4. Crónica de costumes.

5. Caracterização de personagens.

6. Os espaços e o seu valor simbólico e emotivo.

7. O tema da educação.

8. A descrição do real e o papel das sensações.

9. Linguagem e estilo.

Pretendo utilizar uma abordagem metodológica estruturada, com uma Aula Invertida, onde os alunos terão acesso a materiais de leitura antes da aula. Durante a aula, aplicaremos técnicas de trabalho de grupo, como a metodologia Jigsaw e Fishbowl, para promover a discussão e a colaboração entre os alunos.

Por favor, sugira um plano de aula que inclua:

– Objetivos de aprendizagem claros.

– Atividades específicas para cada tópico mencionado.

– Sugestões de materiais de leitura e recursos adicionais.

– Estratégias para facilitar a discussão em grupo e a participação ativa dos alunos.

Agradeço que as respostas sejam dadas em Português Europeu e que sejam claras e acessíveis, para que eu possa facilmente implementar as sugestões na minha sala de aula. Obrigado!


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX (ver Anexo 1). Contextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos. Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: adjetivação, gradação, metonímia, sinestesia. Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais. Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes. Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
100 MINUTOS
Contextualização histórico-literária

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Esta atividade vai ser desenvolvida segundo a metodologia Jigsaw. Os alunos vão ser divididos em 4 grupos. A cada grupo corresponde uma das perguntas que abaixo se apresentam. Dentro de cada grupo, os alunos escolhem uma pergunta e depois saem do grupo para integrar o “Grupo de especialistas”. Estes reúnem-se durante 50 minutos para investigar /dar resposta à pergunta da sua “especialidade”. Devem apresentar o seu trabalho ao seu grupo de origem, nos 50 minutos restantes, recorrendo a uma ferramenta de IA (Gamma). 

Qual foi a importância da Geração de 70? O que representam as Conferências Democráticas do Casino?

O que caracteriza a literatura Realista e Naturalista? Que temas são abordados?

Qual a relação entre o Título e subtítulo da obra e os níveis de ação?

Como podemos distinguir a intriga principal da secundária e quem são os seus protagonistas?

Para tal, os alunos vão ver vídeos da Escola Virtual, ler textos do manual adotado e fazer pesquisas na internet.


Ferramentas e recursos:

Escola Virtual, manual adotado, internet, computador, telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Verificação de leitura

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Previamente, os alunos procederam à leitura autónoma da obra Os Maias, de Eça de Queirós e realizaram a atividade segundo a metodologia de jigsaw descrita no momento anterior.

Agora, vão responder a um questionário de verificação de leitura elaborado pela professora com recurso a IA (Quizz).


Ferramentas e recursos:

telemóvel, internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço virtual

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
30 MINUTOS
A Educação n’ Os Maias

Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário


Descrição da atividade:

Após a leitura e análise de excertos significativos dos capítulos I a IV, os alunos vão debater as 2 perspetivas sobre a educação representadas na obra, utilizando a metodologia do “Aquário”.  A turma é dividida em dois grupos, em que o círculo interior discute um determinado tópico e o círculo exterior é representado pelos observadores. No círculo interior, há uma cadeira vazia que pode ser ocupada por um elemento do círculo exterior que queira participar na discussão. Os elementos do círculo interior vão alternando, até ser dado por terminado o debate. 


Ferramentas e recursos:

Os Maias


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Serão a Educação e o Meio determinantes na construção dos caracteres?

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos vão redigir um texto de opinião sobre a importância que a Educação e o Meio têm na construção dos caracteres. O seu trabalho vai ser apresentado num Padlet da Turma criado para o efeito.


Ferramentas e recursos:

Computador ou telemóvel, internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula e espaço mvirtual

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top