Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

Os Maias de Eça de Queirós

Ensino Secundário

Cândida Carlos / 06-03-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem destina-se ao 11º ano e incidirá sobre o estudo de uma obra integral, “Os Maias”, de Eça de Queirós.
A turma será dividida em 3 grupos de 6 alunos para realizar uma atividade segundo a metodologia de Jigsaw. Os alunos terão de se “especializar” em diversos “subtemas” (Contextualização histórico-literária da obra; Visão global da obra: intriga principal; intriga secundária; Crónica de costumes; Personagens; Educação). A pesquisa, a cargo dos alunos, pode ser feita com recurso ao manual, a vídeos da Escola Virtual e a ferramentas de IA. Para apresentação do resultado da pesquisa, os alunos utilizam o Canva ou o Gamma. Os “especialistas regressam ao seu grupo base para transmitir o resultado da sua “especialização”.
Depois, os alunos respondem a um Quizz para verificação da leitura da obra integral, elaborado pela professora, e que serve de aferição dos conhecimentos dos alunos sobre a obra em geral e sobre os aspetos que os alunos pesquisaram e apresentaram anteriormente à turma.
A propósito do tema da educação em destaque na obra, os alunos vão debater os dois tipos de educação em destaque na obra, estabelecendo um paralelo com a atualidade, usando a metodologia do “Aquário”.
Seguidamente, os alunos realizam um exercício de escrita criativa sobre a importância que a Educação e o Meio têm na construção dos caracteres, texto a ser divulgado no Padlet da turma. Estes textos podem ser elaborados com recurso a ferramentas de IA, nomeadamente o Magic School. Os alunos escrevem textos dando “voz” a personagens da obra que defendam os dois tipos de educação representados ou, em alternativa, dando “voz” ao “Ministro da Educação” atual na defesa de um modelo de educação ideal para os jovens da atualidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX (ver Anexo 1).
> Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.
> Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
100 MINUTOS
“Especialista por um dia”

Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos


Descrição da atividade:

Esta atividade vai ser desenvolvida segundo a metodologia Jigsaw. Os alunos vão ser divididos em 3 grupos de 6 alunos cada. Em cada grupo, os alunos decidem o tema em que se vão “especializar” (Contextualização histórico-literária; Visão global da obra: intriga principal; intriga secundária; Crónica de Costumes; Personagens; Educação). Depois saem do grupo para integrar o “Grupo de especialistas”. Estes reúnem-se durante 50 minutos para investigar o tema da sua “especialidade”. Devem apresentar o seu trabalho ao seu grupo de origem, nos 50 minutos restantes, recorrendo a uma ferramenta de IA (Gamma, por ex.). 

 

 

 

 

 


Ferramentas e recursos:

Escola Virtual, manual adotado, internet, computador, telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Ficha de verificação de leitura

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Previamente, os alunos procederam à leitura autónoma da obra Os Maias, de Eça de Queirós e realizaram a atividade segundo a metodologia de jigsaw descrita na atividade anterior.

Agora, vão responder a um questionário de verificação de leitura elaborado pela professora com recurso a IA (Quizz).


Ferramentas e recursos:

telemóvel, internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço virtual

Ficheiros de Apoio (anexos):

Anexo-1.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
30 MINUTOS
A Educação n’ Os Maias

Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário


Descrição da atividade:

Após a leitura e análise de excertos significativos dos capítulos I a IV, os alunos vão debater as 2 perspetivas sobre a educação representadas na obra, utilizando a metodologia do “Aquário”.  “Qual o tipo de educação que melhor prepara o indivíduo para a vida,  a típica educação portuguesa ou o método inglês? Semelhanças e diferenças com a atualidade?” A turma é dividida em dois grupos, em que o círculo interior discute um determinado tópico e o círculo exterior é representado pelos observadores. No círculo interior, há uma cadeira vazia que pode ser ocupada por um elemento do círculo exterior que queira participar na discussão. Os elementos do círculo interior vão alternando, até ser dado por terminado o debate. 


Ferramentas e recursos:

Os Maias


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Escrita criativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos vão redigir um texto dando “voz” a personagens da obra, defendendo os dois tipos de educação debatidos anteriormente ou dando “voz” ao atual Ministro da Educação, defendendo o atual modelo de educação. Para tal vão utilizar o Magic School. O seu trabalho vai ser apresentado num Padlet da Turma criado para o efeito.


Ferramentas e recursos:

Computador ou telemóvel, internet, Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula e espaço virtual

Ficheiros de Apoio (anexos):

Anexo-2.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top