>
Ensino Secundário
Cândida Carlos / 06-03-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem destina-se ao 11º ano e incidirá sobre o estudo de uma obra integral, “Os Maias”, de Eça de Queirós.
Proceder-se-á, inicialmente a uma contextualização histórico-literária utilizando os recursos do manual (Sentidos), e a vídeos da Escola Virtual, podendo os alunos realizar pesquisas na internet.
Posteriormente , a turma será dividida em 4 grupos para realizar uma atividade segundo a metodologia de Jigsaw.
Depois, os alunos respondem a um Quizz para verificação de leitura da obra integral.
Após o estudo dos capítulos I a IV, os alunos vão debater sobre os tipos de educação em destaque na obra, usando a metodologia do “Aquário”.
Seguidamente, os alunos elaboram um texto de opinião sobre a importância que a Educação e o Meio têm na construção dos caracteres, texto a ser divulgado no Padlet da turma.
Assim que os trabalhos estejam apresentados, cada parte teórica será partilhada com todos os grupos num Padlet, por exemplo, ou na classroom. Seguidamente, ser-lhes-á dado tempo para, Individualmente, se prepararem para a avaliação formativa, que será realizada na plataforma Classroom, através de um forms.Olá! Sou um professor do Ensino Secundário, com alunos entre os 16 e 18 anos, e gostaria de obter ajuda para planear uma aula sobre “Os Maias” de Eça de Queirós, na disciplina de Português. O foco da aula será em vários tópicos, incluindo:
1. Contextualização histórico-literária da obra.
2. Visão global da obra.
3. Intriga principal e intriga secundária.
4. Crónica de costumes.
5. Caracterização de personagens.
6. Os espaços e o seu valor simbólico e emotivo.
7. O tema da educação.
8. A descrição do real e o papel das sensações.
9. Linguagem e estilo.
Pretendo utilizar uma abordagem metodológica estruturada, com uma Aula Invertida, onde os alunos terão acesso a materiais de leitura antes da aula. Durante a aula, aplicaremos técnicas de trabalho de grupo, como a metodologia Jigsaw e Fishbowl, para promover a discussão e a colaboração entre os alunos.
Por favor, sugira um plano de aula que inclua:
– Objetivos de aprendizagem claros.
– Atividades específicas para cada tópico mencionado.
– Sugestões de materiais de leitura e recursos adicionais.
– Estratégias para facilitar a discussão em grupo e a participação ativa dos alunos.
Agradeço que as respostas sejam dadas em Português Europeu e que sejam claras e acessíveis, para que eu possa facilmente implementar as sugestões na minha sala de aula. Obrigado!
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade vai ser desenvolvida segundo a metodologia Jigsaw. Os alunos vão ser divididos em 4 grupos. A cada grupo corresponde uma das perguntas que abaixo se apresentam. Dentro de cada grupo, os alunos escolhem uma pergunta e depois saem do grupo para integrar o “Grupo de especialistas”. Estes reúnem-se durante 50 minutos para investigar /dar resposta à pergunta da sua “especialidade”. Devem apresentar o seu trabalho ao seu grupo de origem, nos 50 minutos restantes, recorrendo a uma ferramenta de IA (Gamma).
Qual foi a importância da Geração de 70? O que representam as Conferências Democráticas do Casino?
O que caracteriza a literatura Realista e Naturalista? Que temas são abordados?
Qual a relação entre o Título e subtítulo da obra e os níveis de ação?
Como podemos distinguir a intriga principal da secundária e quem são os seus protagonistas?
Para tal, os alunos vão ver vídeos da Escola Virtual, ler textos do manual adotado e fazer pesquisas na internet.
Ferramentas e recursos:
Escola Virtual, manual adotado, internet, computador, telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Previamente, os alunos procederam à leitura autónoma da obra Os Maias, de Eça de Queirós e realizaram a atividade segundo a metodologia de jigsaw descrita no momento anterior.
Agora, vão responder a um questionário de verificação de leitura elaborado pela professora com recurso a IA (Quizz).
Ferramentas e recursos:
telemóvel, internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço virtual
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário
Descrição da atividade:
Após a leitura e análise de excertos significativos dos capítulos I a IV, os alunos vão debater as 2 perspetivas sobre a educação representadas na obra, utilizando a metodologia do “Aquário”. A turma é dividida em dois grupos, em que o círculo interior discute um determinado tópico e o círculo exterior é representado pelos observadores. No círculo interior, há uma cadeira vazia que pode ser ocupada por um elemento do círculo exterior que queira participar na discussão. Os elementos do círculo interior vão alternando, até ser dado por terminado o debate.
Ferramentas e recursos:
Os Maias
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos vão redigir um texto de opinião sobre a importância que a Educação e o Meio têm na construção dos caracteres. O seu trabalho vai ser apresentado num Padlet da Turma criado para o efeito.
Ferramentas e recursos:
Computador ou telemóvel, internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula e espaço mvirtual
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)