>
3º Ciclo
Ana Moreira / 03-03-2025
Descrição / Síntese:
– Reconhecer comportamentos favoráveis à saúde: colocar em prática e apreciar as regras de higiene: hábitos diários saudáveis (partes do corpo: dentes, mãos, corpo …); variedade alimentar, atividade física.
– Reconnaitre des comportements favorables à la santé: Mettre en œuvre et apprécier quelques règles d’hygiène de vie : habitudes quotidiennes de propreté (dents, mains, corps…); variété alimentaire, activité physique.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos assistem, em casa, a um vídeo/música, enviado através da Classroom, alusivo à importância dos hábitos de higiene corporal. Este trabalho autónomo, antes do início da nova unidade, irá servir de incentivo e motivação para o estudo do novo vocabulário na LE, assim como, será o ponto de partida para o estudo de uma nova unidade: “En forme”.
Ferramentas e recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=920pg5afEkY
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Individualmente, em casa.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Momento de nova visualização/audição do vídeo previamente visto em casa;
- Discussão e levantamento das ideias chave do vídeo e propósito da mensagem transmitida;
- Brainstorming sobre o novo vocabulário apreendido;
- Apresentação, através do powerpoint, do novo vocabulário desta unidade (As partes do corpo).
Ferramentas e recursos:
PC’s, Vídeoprojetor, Internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Individual/Pequenos grupo
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos, a partir de casa, gravam um pequeno vídeo, que será enviado através da Classroom, e apenas partilhado com o professor, onde falam um pouco, de acordo com os conhecimentos adquiridos, da sua rotina e dos seus hábitos de higiene.
Este trabalho individual será objeto de avaliação formal, no que respeita a Produção Oral. O professor avalia e dá conhecimento da nota, através da plataforma Classroom.
Ferramentas e recursos:
PC com acesso à Internet + Classroom
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em casa, com recurso ao PC e Internet
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- O professor recorre ao manual e às atividades por ele propostas, no que concerne o tema a estudar: “conseils pour être en forme” (+/- 30 minutos);
- Realização de um jogo, com recurso ao Nearpod, sobre o tema estudado nesta sequência;
- Posteriormente, os alunos, distribuídos em pequenos grupos, fazem cartazes alusivos ao tema, usando o Canva.
- Os cartazes serão, posteriormente, impressos em tamanho A3 e afixados na sala de aula.
Ferramentas e recursos:
PC’s + Internet + Impressões
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de TIC
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)