Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
265 minutos

>

Sala de Aula Invertida_Être en Forme_5ème année

3º Ciclo

Ana Moreira / 03-03-2025


Descrição / Síntese:

– Reconhecer comportamentos favoráveis à saúde: colocar em prática e apreciar as regras de higiene: hábitos diários saudáveis (partes do corpo: dentes, mãos, corpo …); variedade alimentar, atividade física.
– Reconnaitre des comportements favorables à la santé: Mettre en œuvre et apprécier quelques règles d’hygiène de vie : habitudes quotidiennes de propreté (dents, mains, corps…); variété alimentaire, activité physique.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar palavras e frases simples em instruções, mensagens e textos ilustrados curtos, relativos à identificação e caracterização pessoais, hábitos e necessidades do quotidiano.
> Interagir em situações do quotidiano com preparação prévia, apoiando-se no discurso do interlocutor, com pronúncia geralmente compreensível e repertório limitado, expressões, frases simples e estruturas gramaticais muito elementares.
> Demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua estrangeira.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
J’ adore être en forme

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos assistem, em casa, a um vídeo/música, enviado através da Classroom, alusivo à importância dos hábitos de higiene corporal. Este trabalho autónomo, antes do início da nova unidade, irá servir de incentivo e motivação para o estudo do novo vocabulário na LE, assim como, será o ponto de partida para o estudo de uma nova unidade: “En forme”.


Ferramentas e recursos:

https://www.youtube.com/watch?v=920pg5afEkY


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Individualmente, em casa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
Les parties du corps et L’Hygiène Personnelle

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Momento de nova visualização/audição do vídeo previamente visto em casa;
  • Discussão e levantamento das ideias chave do vídeo e propósito da mensagem transmitida;
  • Brainstorming sobre o novo vocabulário apreendido;
  • Apresentação, através do powerpoint, do novo vocabulário desta unidade (As partes do corpo).


Ferramentas e recursos:

PC’s, Vídeoprojetor, Internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Individual/Pequenos grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

Le-corps-ET-LHYGIENE.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
5 MINUTOS
Ma routine et mon hygiène

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos, a partir de casa, gravam um pequeno vídeo, que será enviado através da Classroom, e apenas partilhado com o professor, onde falam um pouco, de acordo com os conhecimentos adquiridos, da sua rotina e dos seus hábitos de higiene.

Este trabalho individual será objeto de avaliação formal, no que respeita a Produção Oral. O professor avalia e dá conhecimento da nota, através da plataforma Classroom.


Ferramentas e recursos:

PC com acesso à Internet + Classroom


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em casa, com recurso ao PC e Internet

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
150 MINUTOS
Conseils pour être en forme

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • O professor recorre ao manual e às atividades por ele propostas, no que concerne o tema a estudar: “conseils pour être en forme” (+/- 30 minutos);
  • Realização de um jogo, com recurso ao Nearpod, sobre o tema estudado nesta sequência;
  • Posteriormente, os alunos, distribuídos em  pequenos grupos, fazem cartazes alusivos ao tema, usando o Canva.
  • Os cartazes serão, posteriormente, impressos em tamanho A3 e afixados na sala de aula.


Ferramentas e recursos:

PC’s + Internet + Impressões


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de TIC

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top