Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
60 minutos

>

FÁBRICA ROMANA- HISTÓRIA LOCAL

2º Ciclo

margarida correia / 06-03-2025


Descrição / Síntese:

A herança romana do meio local surge da vontade de potencializar o ensino da História atendendo à exploração do património local como recurso didático preferencial, com vista à construção do conhecimento e compreensão históricos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer a herança romana do meio local
> desenvolver a consciência crítica sobre o património local;
> mobilizar saberes culturais, para compreender a realidade
> envolver a comunidade educativa na sensibilização e preservação do património.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
60 MINUTOS
Visita de estudo à Fábrica Romana (Salgas)

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Após os contactos com o Museu de Sines , foi agendada uma visita guiada pelo espaço das Salgas Romanas  de Sines, para as turmas de 5ºano. Os alunos serão preparados durante as aulas para estarem atentos a diversos aspetos durante a visita. Em  debate aberto  devem chegar a conclusões sobre as questões problema a que devem responder posteriormente. Seguem-se alguns exemplos:

Que contributos da romanização existem em Sines ?

 Como está o seu estado de preservação? 

Qual é a sua importância histórica?


Ferramentas e recursos:

Registo fotografico.

Preenchimento do guião de trabalho.

Partilha posterior no Padllet da Turma.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ao chegar à Fábrica os alunos são recebidos por um guia (técnico do Museu). Os alunos ouvem as explicações e preenchem um guião de trabalho, que foi apresentado/explicado em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top