>
2º Ciclo
margarida correia / 06-03-2025
Descrição / Síntese:
A herança romana do meio local surge da vontade de potencializar o ensino da História atendendo à exploração do património local como recurso didático preferencial, com vista à construção do conhecimento e compreensão históricos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; História ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Após os contactos com o Museu de Sines , foi agendada uma visita guiada pelo espaço das Salgas Romanas de Sines, para as turmas de 5ºano. Os alunos serão preparados durante as aulas para estarem atentos a diversos aspetos durante a visita. Em debate aberto devem chegar a conclusões sobre as questões problema a que devem responder posteriormente. Seguem-se alguns exemplos:
Que contributos da romanização existem em Sines ?
Como está o seu estado de preservação?
Qual é a sua importância histórica?
Ferramentas e recursos:
Registo fotografico.
Preenchimento do guião de trabalho.
Partilha posterior no Padllet da Turma.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Ao chegar à Fábrica os alunos são recebidos por um guia (técnico do Museu). Os alunos ouvem as explicações e preenchem um guião de trabalho, que foi apresentado/explicado em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)