Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
45 minutos

>

Migrações – 12º

Ensino Secundário

Carlos Sousa / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

Atividade de sala invertida para o tema ” Fluxos migratórios” de 12º ano – Geografia C.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> D1 – Analisar questões geograficamente relevantes no espaço mundial
> D1- Explicar os padrões geográficos dos fluxos mundiais de população, evidenciando os seus principais fatores.
> D1- Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica para compreender os dinamismos do mundo atual.
> D2 – Problematizar e debater as inter-relações num mundo global –
> D2 – Evidenciar consequências da desigual distribuição dos fluxos à escala mundial.
> D2 – Refletir sobre as consequências da desigual repartição dos fluxos migratórios à escala mundial.
> D3 – Comunicar e participar – Evidenciar a necessidade da cooperação internacional para a resolução dos problemas globais

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
45 MINUTOS
Fluxos migratórios

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Em casa: 

Os alunos observam o vídeo e música indicado. 

Pedro Abrunhosa – “Para os Braços da Minha Mãe” com participação especial de Camané – YouTube

Revêm o tema das migrações ( 8º ano) através de um Quizz de diagnóstico – https://quizizz.com/join?gc=01034856

Na aula :

Em trios: Recebem o Slides partilhado e respondem às tarefas propostas – https://docs.google.com/presentation/d/1y_T0XLRNpAZFvPLwAjNY1YSLWlFpuvwT83iwLyzrhJ0/edit?usp=sharing

Identificam 3 países de destino dos nossos emigrantes  mencionados na música 3 países não mencionados na música. 
Classificam as migrações quanto espaço, duração e forma. 
Elaboram um comentário crítico à música do Pedro Abrunhosa tendo o tema: causas e consequências das migrações. 
Apresentam à turma o seu comentário crítico 


Ferramentas e recursos:

Computador;
Internet;
Youtube;
Google Slides


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Fase Individual (Pré-aula – Trabalho Autónomo em Casa)

    • Os alunos assistem a um vídeo musical (“Para os Braços da Minha Mãe”, de Pedro Abrunhosa e Camané) que serve de estímulo inicial para a reflexão sobre os fluxos migratórios.
    • Revêm conceitos fundamentais sobre migrações (introduzidos no 8.º ano) através de um Quizz de diagnóstico (Quizizz).
  • Fase Colaborativa (Aula Presencial – Trabalho em Grupo)

    • Em trios, os alunos utilizam um Google Slides partilhado para desenvolver tarefas relacionadas com a diáspora portuguesa.
    • Identificam países de destino dos emigrantes portugueses mencionados na música e outros que não são referidos.
    • Classificam os tipos de migração segundo diferentes critérios geográficos.
    • Elaboram um comentário crítico sobre a música, relacionando-a com as causas e consequências das migrações.
    • Apresentam oralmente o seu comentário à turma, promovendo a partilha e discussão de ideias.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Diaspora-portuguesa-Geografia-C-12oM-Carlos-Sousa-1-1.pptx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top