>
Ensino Secundário
Carlos Sousa / 20-02-2025
Descrição / Síntese:
Atividade de sala invertida para o tema ” Fluxos migratórios” de 12º ano – Geografia C.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Em casa:
Os alunos observam o vídeo e música indicado.
Pedro Abrunhosa – “Para os Braços da Minha Mãe” com participação especial de Camané – YouTube
Revêm o tema das migrações ( 8º ano) através de um Quizz de diagnóstico – https://quizizz.com/join?gc=01034856
Na aula :
Em trios: Recebem o Slides partilhado e respondem às tarefas propostas – https://docs.google.com/presentation/d/1y_T0XLRNpAZFvPLwAjNY1YSLWlFpuvwT83iwLyzrhJ0/edit?usp=sharing
Identificam 3 países de destino dos nossos emigrantes mencionados na música 3 países não mencionados na música.
Classificam as migrações quanto espaço, duração e forma.
Elaboram um comentário crítico à música do Pedro Abrunhosa tendo o tema: causas e consequências das migrações.
Apresentam à turma o seu comentário crítico
Ferramentas e recursos:
Computador;
Internet;
Youtube;
Google Slides
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
-
Fase Individual (Pré-aula – Trabalho Autónomo em Casa)
- Os alunos assistem a um vídeo musical (“Para os Braços da Minha Mãe”, de Pedro Abrunhosa e Camané) que serve de estímulo inicial para a reflexão sobre os fluxos migratórios.
- Revêm conceitos fundamentais sobre migrações (introduzidos no 8.º ano) através de um Quizz de diagnóstico (Quizizz).
-
Fase Colaborativa (Aula Presencial – Trabalho em Grupo)
- Em trios, os alunos utilizam um Google Slides partilhado para desenvolver tarefas relacionadas com a diáspora portuguesa.
- Identificam países de destino dos emigrantes portugueses mencionados na música e outros que não são referidos.
- Classificam os tipos de migração segundo diferentes critérios geográficos.
- Elaboram um comentário crítico sobre a música, relacionando-a com as causas e consequências das migrações.
- Apresentam oralmente o seu comentário à turma, promovendo a partilha e discussão de ideias.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Diaspora-portuguesa-Geografia-C-12oM-Carlos-Sousa-1-1.pptx
(campo opcional – poderá estar vazio)