Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
300 minutos

>

Energia limpa para todos

3º Ciclo

André Coelho / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

Pretende-se alertar as novas gerações, enquanto agentes de mudança, para o papel
ativo que podem desempenhar na construção de um futuro mais verde e sustentável.
Isto, porque é essencial preparar os mais jovens, para que possam enfrentar as
ameaças ambientais com que se deparam.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Física ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Sensibilizar para a temática das energias renováveis e não renováveis.
> Identificar em situações concretas sistemas que são fontes ou recetores de energia indicando o sentido de transferência da energia e concluindo que a energia se mantêm na globalidade.
> Aprender a importância de uma energia limpa que contribua, de forma íntegra, para o bem-estar e qualidade de vida.
> Incentivar á correta utilização dos recursos renováveis e não renováveis.
> Distinguir os impactes de exploração dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
> Aplicar as noções matemáticas para dimensionamento de projetos sustentáveis

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
15 MINUTOS
Interagir e Instruir

Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos


Descrição da atividade:

É apresentada a narrativa na forma de missão com diferentes fases, onde os alunos se veem envolvidos no cenário de um futuro próximo e têm de encontrar a saída, em equipa, de um Escape Room, decifrando o código final. Posteriormente, são convidados a desenvolver um projeto sustentável


Ferramentas e recursos:

Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.

Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
85 MINUTOS
INVESTIGAR E PESQUISAR

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

No desenvolvimento do Escape Room, o professor apresenta a temática e os alunos terão de realizar as atividades experimentais propostas para as equipas de especialistas, recorrendo à metodologia Jigsaw. Nestas equipas, e recorrendo à metodologia Inquiry BL, cada grupo de especialistas realizará uma atividade envolvendo o sol, o vento e o hidrogénio, enquanto fontes de energia renováveis. Nas atividades experimentais serão utilizadas fontes de energia renováveis como alternativa às não renováveis.


Ferramentas e recursos:

Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.

Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 85 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
CRIAR

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos analisam informação e respondem a questões de forma colaborativa, em equipa-base ou em equipa de especialistas (Jigsaw), devendo discutir com os colegas de grupo todas as possibilidades de respostas. Nesta fase, os alunos também calculam a sua pegada ecológica e identificam comportamentos sustentáveis. Os alunos criam apresentações com respostas à questão- problema.


Ferramentas e recursos:

Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.

Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
PARTILHAR E DISCUTIR

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

As respostas às questões são apresentadas ao grupo por cada um dos especialistas e discutidas, com a supervisão do professor.


Ferramentas e recursos:

Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.

Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
APRESENTAR

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

A resposta prévia e a resposta final à questão-problema são apresentadas à turma para posterior discussão, com a supervisão do professor.


Ferramentas e recursos:

Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.

Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
AVALIAR E DAR FEEDBACK

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

A avaliação formativa é desenvolvida em diversas fases do cenário de aprendizagem e tem sempre por base uma rubrica de avaliação (em anexo). Esta rubrica é usada na avaliação formativa e sumativa realizada pelos professores, na autoavaliação e heteroavaliação realizada pelos alunos. Ao longo do processo, é dado feedback e orientação aos alunos.


Ferramentas e recursos:

Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.

Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

Rubrica-de-avaliacao.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top