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3º Ciclo
André Coelho / 20-02-2025
Descrição / Síntese:
Pretende-se alertar as novas gerações, enquanto agentes de mudança, para o papel
ativo que podem desempenhar na construção de um futuro mais verde e sustentável.
Isto, porque é essencial preparar os mais jovens, para que possam enfrentar as
ameaças ambientais com que se deparam.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Física ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos
Descrição da atividade:
É apresentada a narrativa na forma de missão com diferentes fases, onde os alunos se veem envolvidos no cenário de um futuro próximo e têm de encontrar a saída, em equipa, de um Escape Room, decifrando o código final. Posteriormente, são convidados a desenvolver um projeto sustentável
Ferramentas e recursos:
Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.
Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
No desenvolvimento do Escape Room, o professor apresenta a temática e os alunos terão de realizar as atividades experimentais propostas para as equipas de especialistas, recorrendo à metodologia Jigsaw. Nestas equipas, e recorrendo à metodologia Inquiry BL, cada grupo de especialistas realizará uma atividade envolvendo o sol, o vento e o hidrogénio, enquanto fontes de energia renováveis. Nas atividades experimentais serão utilizadas fontes de energia renováveis como alternativa às não renováveis.
Ferramentas e recursos:
Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.
Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 85 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos analisam informação e respondem a questões de forma colaborativa, em equipa-base ou em equipa de especialistas (Jigsaw), devendo discutir com os colegas de grupo todas as possibilidades de respostas. Nesta fase, os alunos também calculam a sua pegada ecológica e identificam comportamentos sustentáveis. Os alunos criam apresentações com respostas à questão- problema.
Ferramentas e recursos:
Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.
Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
As respostas às questões são apresentadas ao grupo por cada um dos especialistas e discutidas, com a supervisão do professor.
Ferramentas e recursos:
Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.
Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
A resposta prévia e a resposta final à questão-problema são apresentadas à turma para posterior discussão, com a supervisão do professor.
Ferramentas e recursos:
Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.
Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
A avaliação formativa é desenvolvida em diversas fases do cenário de aprendizagem e tem sempre por base uma rubrica de avaliação (em anexo). Esta rubrica é usada na avaliação formativa e sumativa realizada pelos professores, na autoavaliação e heteroavaliação realizada pelos alunos. Ao longo do processo, é dado feedback e orientação aos alunos.
Ferramentas e recursos:
Materiais: Candeeiro de mesa e ventoinha Ferramentas digitais: Genially, Google Drive e Google Docs. Recursos educativos digitais: Escape Room, protocolos experimentais, mural digital, rubrica de avaliação.
Recursos LED: Laboratório Energias Renováveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED