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3º Ciclo
Susana Pissarro / 17-01-2025
Descrição / Síntese:
Atendendo à principal premissa da Educação Especial – a inclusão – e à área do Envolvimento Profissional do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, optei por trabalhar de forma colaborativa com alunos que beneficiam de medidas adicionais de diferentes turmas de forma a promover a partilha e ajuda entre pares em atividades de cariz mais prático.
Acredito, que a Educação Inclusiva vive, necessariamente, em torno de quatro pilares do conhecimento: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver juntos e Aprender a Ser e, pode ter como alicerce, um espaço como a cozinha, um espaço de aprendizagem funcional, onde os alunos possam usufruir de momentos promotores de uma vida futura mais autónoma, de qualidade, com integração social e no mundo do trabalho.
Desta forma, considero, que eu, como professor, assumo um papel cada vez mais ativo num palco de heterogeneidades de currículos, de contextos organizacionais escolares e sociais, e como agente de desenvolvimento humano.
Assim, a escolha deste tema deve-se ao facto de como uma confeção de uma receita, possa ser uma estratégia para motivar os alunos para um espaço de aprendizagem, em contexto natural, no âmbito da vertente de Atividades de Vida Diária (cozinha), como uma oportunidade de transição para a vida adulta e ativa.
Pretendo, assim, desenvolver competências que aumentam o nível de independência/autonomia, o grau de participação; a melhoria da qualidade de vida; a promoção e facilidade na integração social e no mundo de trabalho, respeitando ritmos de trabalho, necessidades, vivências e experiências individuais dos alunos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
– Os alunos decidiram qual a receita a confecionar e organizaram-se;
– Pesquisaram a receita e os ingredientes a utilizar;
– No site de um hipermercado, selecionaram os ingredientes e os seus valores monetários;
– Preparação dos recursos e do espaço no CAA, destinado ao trabalho individual e coletivo com os alunos.
Ferramentas e recursos:
Computador
Telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
– Perceber uma das funcionalidades do telemóvel e a sua utilidade;
– Utilizar as tecnologias como motivação durante a atividade.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Procedimentos para iniciar a aula:
– Apresentar aos alunos o plano de aula e ajustar indicações propostas pelos alunos.
Ferramentas e recursos:
Utensílios de cozinha
Alimentos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Confeção do bolo segundo a receita
– Saber cumprir as regras para a confeção de alimentos;
– Ler uma receita;
– Conhecer e contactar com os ingredientes necessários para a confeção do bolo;
– Desenvolver a coordenação motora;
– Estimular a comunicação e a socialização;
– Utilizar os materiais e utensílios de cozinha de forma correta.
– Consolidação de conhecimentos acerca da higiene pessoal, segurança na cozinha e reciclagem de “lixo”;
– Preparação dos materiais e vestuário a utilizar;
– Leitura da receita e análise do prazo de validade;
– Medição dos ingredientes;
– Respeitar a ordem de preparação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Na sala do futuro, com a ajuda do quadro interativo, realização de fichas de trabalho:
Ficha nº 1 (anexo 1), relacionada com as características dos ingredientes (análise do talão de compra dos ingredientes da receita do bolo de iogurte, origem dos ingredientes, análise de um talão de compra entre dois hipermercados, comparação de preços e quantidades, prazos de validade);
Ficha nº 2 (anexo 2), relacionada com a receita (ordem de preparação, ingredientes e utensílios utilizados nesta receita, quantidades utilizadas de ingredientes, cálculo da quantidade de ingredientes para mais do que um bolo de iogurte, características dos ingredientes, rotinas diárias de alimentação, alimentação saudável);
Ficha nº 3 (anexo 3), sopa de letras, com o objetivo de ser realizada no dia seguinte, para consolidação dos conhecimentos da aula de hoje, uma vez que os alunos pretendem mostrar de novo a confeção de receita num espaço aberto a toda a comunidade escolar (biblioteca);
Ferramentas e recursos:
Quadro digital
Fichas de Trabalho impressas
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Realização de fichas de trabalho, durante a cozedura do bolo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Convite (anexo 4), os alunos entregam de forma formal, um convite na biblioteca, para poderem demonstrar a toda a comunidade esta receita.
Ferramentas e recursos:
Material de desgaste
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos entregam de forma formal, um convite na biblioteca, para poderem demonstrar a toda a comunidade esta receita.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Para terminar a sessão, os alunos registam a autoavaliação, no livro de Receitas (anexo 5), na receita do bolo de iogurte, com a assinatura e um smile de cores específicas, demonstrando se gostaram ou não de realizar a receita;
De seguida, os alunos ajudam a colocar a mesa, respeitando os lugares dos talheres e louça, iniciando-se o lanche de partilha entre todos;
No final, os alunos irão receber um certificado de presença (anexo 6) e um copo (este demonstrando a medida do copo de iogurte na realização desta receita);
De acordo, com a vontade destes alunos, poderão convidar as suas respetivas turmas, na aula de cidadania, para assistirem à confeção da receita.
Ferramentas e recursos:
Objetos e material de cozinha
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Escolha e recolha de informação da receita;
– Pesquisa dos ingredientes e utensílios;
– Confeção da receita;
– Durante as atividades, utilizar incentivos e valorizar o erro como meio para alcançar o correto;
– Reforçar positivamente o envolvimento nas atividades, elogiar e dar os parabéns sempre que a postura dos alunos assim o justificar;
– Valorizar as intervenções dos alunos durante e no final das atividades;
– Realização das fichas de trabalho;
– Avaliação da atividade.