Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
500 minutos

>

Be GREAT – Get really excited about traditions

3º Ciclo

Teresa Oliveira / 26-12-2024


Descrição / Síntese:

O objetivo do projeto eTwinning é entender a Europa como um espaço de união e conhecer outras culturas numa lógica de multiculturalidade e interculturalidade:
● Promover uma atitude intercultural e multicultural baseada no respeito e valorização;
● Promover junto da comunidade educativa ações de sensibilização, no sentido de fomentar o respeito pelas tradições (…) culturais de outros países;
● Trabalhar atitudes e posturas face às apresentações públicas e à empatia com públicos/ gostos diferenciados;
● Potenciar as relações entre grupos/ turmas no âmbito do espaço escola e da comunidade através da análise da história e do seu sentido, para o enriquecimento do Eu;
● Consolidar os conteúdos programáticos abordados de várias áreas curriculares, no sentido de promover uma relação interdisciplinar;
● Criar hábitos de respeito e valorização do património artístico nacional e promoção de uma identidade individual e coletiva enquanto cultura.
● Explorar a língua e a fluência do inglês;
● Desenvolver competências tecnológicas;
● Desenvolver competências de fala e escrita;
● Expandir o vocabulário;
● Interagir em grupo;
● Avaliar o seu próprio progresso.

Partilhar novas experiências e culturas levará a mais conhecimento e flexibilidade o que tornará a aprendizagem particularmente agradável.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> ● Promover uma atitude intercultural e multicultural baseada no respeito e valorização; ● Promover junto da comunidade educativa ações de sensibilização, no sentido de fomentar o respeito pelas tradições (…) culturais de outros países; ● Trabalhar atitudes e posturas face às apresentações públicas e à empatia com públicos/ gostos diferenciados; ● Potenciar as relações entre grupos/ turmas no âmbito do espaço escola e da comunidade através da análise da história e do seu sentido, para o enriquecimento do Eu; ● Consolidar os conteúdos programáticos abordados de várias áreas curriculares, no sentido de promover uma relação interdisciplinar; ● Criar hábitos de respeito e valorização do património artístico nacional e promoção de uma identidade individual e coletiva enquanto cultura. ● Explorar a língua e a fluência do inglês; ● Desenvolver competências tecnológicas; ● Desenvolver competências de fala e escrita; ● Expandir o vocabulário; ● Interagir em grupo; ● Avaliar o seu próprio progresso.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
500 MINUTOS
Be GREAT – Get Reaaly Excited About Traditions

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos vão trabalhar em grupos sobre as tradições do seus país, nomeadamente na pesquisa de factos culturais: instrumentos musicais; o hino nacional; a bandeira e o seu símbolo; escritores famosos; pessoas conhecidas e importantes; locais turísticos. Estes trabalhos serão realizados nas disciplinas de Inglês, Português, Música, Cidadania e TIC.


Ferramentas e recursos:

Os alunos irão utilizar ferramentas Web 2.0.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos irão trabalhar em sala de aula, em grupos nas disciplinasde Inglês, Português, Música, Cidadania e TIC.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Plan.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top