>
3º Ciclo
Teresa Oliveira / 26-12-2024
Descrição / Síntese:
O objetivo do projeto eTwinning é entender a Europa como um espaço de união e conhecer outras culturas numa lógica de multiculturalidade e interculturalidade:
● Promover uma atitude intercultural e multicultural baseada no respeito e valorização;
● Promover junto da comunidade educativa ações de sensibilização, no sentido de fomentar o respeito pelas tradições (…) culturais de outros países;
● Trabalhar atitudes e posturas face às apresentações públicas e à empatia com públicos/ gostos diferenciados;
● Potenciar as relações entre grupos/ turmas no âmbito do espaço escola e da comunidade através da análise da história e do seu sentido, para o enriquecimento do Eu;
● Consolidar os conteúdos programáticos abordados de várias áreas curriculares, no sentido de promover uma relação interdisciplinar;
● Criar hábitos de respeito e valorização do património artístico nacional e promoção de uma identidade individual e coletiva enquanto cultura.
● Explorar a língua e a fluência do inglês;
● Desenvolver competências tecnológicas;
● Desenvolver competências de fala e escrita;
● Expandir o vocabulário;
● Interagir em grupo;
● Avaliar o seu próprio progresso.
Partilhar novas experiências e culturas levará a mais conhecimento e flexibilidade o que tornará a aprendizagem particularmente agradável.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos vão trabalhar em grupos sobre as tradições do seus país, nomeadamente na pesquisa de factos culturais: instrumentos musicais; o hino nacional; a bandeira e o seu símbolo; escritores famosos; pessoas conhecidas e importantes; locais turísticos. Estes trabalhos serão realizados nas disciplinas de Inglês, Português, Música, Cidadania e TIC.
Ferramentas e recursos:
Os alunos irão utilizar ferramentas Web 2.0.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos irão trabalhar em sala de aula, em grupos nas disciplinasde Inglês, Português, Música, Cidadania e TIC.