Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

Localização absoluta

3º Ciclo

Eva Ribeiro / 27-10-2024


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem, será lecionado o submeta “Localizações” de Geografia, de 7.º Ano.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos ventos.
> Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica.
> Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação200 MINUTOS
Localização absoluta

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Realizar aprendizagens com recurso ao Google Earth Web:

  1. Os elementos geométricos da Terra são apresentados através de uma apresentação feita no Google Earth Web. https://earth.google.com/earth/d/1BrPBG4wNqR3O4OzUdrhPJJkrhHEwcirY?usp=sharing
  2. Os alunos registam os conceitos. No final, realizam um exercício de preenchimento de espaços (Ficha de trabalho- Ex. 1).
  3. Apresentação das coordenadas geográficas através de uma apresentação em PPT.
  4. Aplicação dos conhecimentos realizando os exercícios 2 e 3 da ficha de trabalho numa nova apresentação do Google Earth Web preparada pela professora e partilhada com os alunos. https://earth.google.com/earth/d/1X88ImJuU3ODo-r9O0m4ntyJwqppPJOAb?usp=sharing


Ferramentas e recursos:

Google Earth Web

Cmputadores + internet

Ficha de trabalho


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Será utilizado o GTE (Ginásio de Tecnologias Digitais) com a utilização do quadro digital para explicar a utilização do Google Earth Web. 

A sala tem cadeiras e mesas móveis que possibilita a interação entre alunos e com a supervisão da professora.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Ficha-de-trabalho.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top