>
3º Ciclo
Carmen Fonseca / 16-10-2024
Descrição / Síntese:
Uma viagem geográfica ao mundo do Cavaleiro da Dinamarca.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; História ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A partir da leitura da obra O Cavaleiro da Dinamarca na disciplina de Português, na disciplina de Geografia será realizado um levantamento dos lugares por onde passou o Cavaleiro. Concluído o levantamento, os alunos, a pares, irão criar um projeto no Google Earth da viagem do Cavaleiro, atribuindo a cada local um marcador. No marcador de cada local os alunos irão:
» na disciplina de Geografia inserir:
- imagens do local;
- as coordenadas geográficas do local;
- o nome e capital atuais do país onde se localiza o lugar;
- o ano da adesão de cada um dos países na União Europeia
» na disciplina de Geografia, concluída a inserção das informações nos mercadores:
-
-
- adicionar um caminho de acordo com a ordem cronológica da viagem do Cavaleiro;
- inserir, entre cada dois marcadores, o nome, e a respetiva capital, dos países (atuais) atravessados pelo Cavaleiro
-
» na disciplina de Português inserir excertos da obra onde é feita referência ao local;
» na disciplina de História irão pesquisar sobre pintores, escritores, monumentos históricos…, associados aos locais e inseri-los nos respetivos marcadores.
Ferramentas e recursos:
Computador portátil; livro da obra, em formato digital ou em papel; acesso à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos irão, a pares, trabalhar no mesmo computador portátil. , ou de Geografia, Na disciplina de Português, ou de Geografia, será disponibilizado aos alunos a obra em formato digital. Os professores devem liderar e conduzir a atividade na fase inicial de cada tarefa. Durante a realização da tarefa, o professor circulará e acompanhará o trabalho dos alunos.
Os 400 minutos serão distribuídos pelas disciplinas envolvidas: 200 minutos para Geografia; 100 minutos para Português e 100 minutos para História.