Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 400 minutos

>

O Cavaleiro da Dinamarca

3º Ciclo

Carmen Fonseca / 16-10-2024


Descrição / Síntese:

Uma viagem geográfica ao mundo do Cavaleiro da Dinamarca.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica.
> Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares.
> Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico.
> Ler integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas.
> Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.

Atividades a desenvolver

〉Criação400 MINUTOS
Uma viagem virtual ao mundo do Cavaleiro da Dinamarca

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A partir da leitura da obra O Cavaleiro da Dinamarca na disciplina de Português,  na disciplina de Geografia será realizado um levantamento dos lugares por onde passou o Cavaleiro. Concluído o levantamento, os alunos, a pares, irão criar um projeto no Google Earth da viagem do Cavaleiro, atribuindo a cada local um marcador. No marcador de cada local os alunos irão:

» na disciplina de Geografia inserir:

  •        imagens do local;
  •        as coordenadas geográficas do local;
  •        o nome e capital atuais do país onde se localiza o lugar;
  •        o ano da adesão de cada um dos países na União Europeia

» na disciplina de Geografia, concluída a inserção das informações nos mercadores:

      • adicionar um caminho de acordo com a ordem cronológica da viagem do Cavaleiro;
      • inserir, entre cada dois marcadores, o nome, e a respetiva capital, dos países (atuais) atravessados pelo Cavaleiro 

» na disciplina de Português inserir excertos da obra onde é feita referência ao local;

» na disciplina de História irão pesquisar sobre pintores, escritores, monumentos históricos…, associados  aos locais e inseri-los nos respetivos marcadores.


Ferramentas e recursos:

Computador portátil; livro da obra, em formato digital ou em papel; acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 400 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos irão, a pares, trabalhar no mesmo computador portátil. , ou de Geografia, Na disciplina de Português, ou de Geografia, será disponibilizado aos alunos a obra em formato digital. Os professores devem liderar e conduzir a atividade na fase inicial de cada tarefa. Durante a realização da tarefa, o professor circulará e acompanhará o trabalho dos alunos.

Os 400 minutos serão distribuídos pelas disciplinas envolvidas: 200 minutos para Geografia; 100 minutos para Português e 100 minutos para  História.

Ficheiros de Apoio (anexos):

cavaleiro-dinamarca-imp.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top