Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 1100 minutos

>

Unidade 4 – “O ano da morte de Ricardo Reis” de José Saramago

Ensino Secundário

Carla Correia / 15-07-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem destina-se ao 12º ano e incidirá sobre o estudo de uma obra integral, “O ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago.
Proceder-se-á, inicialmente a uma contextualização histórico-literária utilizando os recursos do manual (Mensagens), nomeadamente vídeos, PPT e audiossínteses. Seguidamente, iniciar-se-á uma abordagem geral da obra, baseada na leitura de excertos ilustrativos dos conteúdos/temáticas a abordar: Representações do séc.XX, Deambulação geográfica e viagem literária, Intertextualidade e Linguagem, estilo e estrutura, tendo sempre presentes as Aprendizagens Essenciais a concretizar.
Posteriormente , a turma será dividida em 4 grupos aos quais será entregue um Guião de trabalho com orientações sobre a temática e tipo de trabalho a desenvolver (teórico e prático). Simultaneamente, será também facultada literatura de apoio ao trabalho.
Após, este primeiro contacto com o tema a trabalhar, cada grupo definirá qual o trabalho prático/material e manual usará para o ilustrar e apresentar à turma (Design Thinking), O professor orientará os alunos no sentido de fazerem um estudo aprofundado e completo acerca da temática sobre a qual estão a trabalhar de modo a apropriarem-se cabalmente dos conteúdos e a especializarem-se nos mesmos para poderem partilhar com os colegas dos restantes grupos. Essa partilha será concretizada através da metodologia JIGSAW.
Quando a partilha estiver concretizada, os alunos regressam aos respetivos grupos, ultimam o trabalho prático e preparam a apresentação dos trabalhos.
Assim que os trabalhos estejam apresentados, cada parte teórica será partilhada com todos os grupos num Padlet, por exemplo, ou na classroom. Seguidamente, ser-lhes-á dado tempo para, Individualmente, se prepararem para a avaliação formativa, que será realizada na plataforma Classroom, através de um forms.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Educação Literária – Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX .
> Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa.
> Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais.
> Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético e do texto narrativo.
> Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.
> Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.
> Respeitar princípios do trabalho intelectual como referenciação bibliográfica de acordo com normas específicas.
> Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: adjetivação, gradação, metonímia, sinestesia.
> Desenvolver um projeto que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados.
> Leitura -Realizar leitura crítica e autónoma.
> Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa.
> Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas.
> Oralidade (Expressão) – Planificar o texto oral elaborando um plano de suporte, com tópicos, argumentos e respetivos exemplos.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação100 MINUTOS
Contextuallização histórico-literária(autor e obra)

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Proceder-se-á, inicialmente a  uma contextualização histórico-literária utilizando os recursos do manual (Mensagens), nomeadamente vídeos, PPT e audiossínteses.


Ferramentas e recursos:

Manual digitale Recursos digitais do manual(vídeos, PPT e audiossínteses)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de alunos em sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação400 MINUTOS
Introdução à análise da obra.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Far-se-á uma abordagem geral da obra, baseada na leitura, compreensão e análise de excertos ilustrativos dos conteúdos/temáticas a abordar: Representações do séc.XX, Deambulação geográfica e viagem literária, Intertextualidade e Linguagem, estilo e estrutura, tendo sempre presentes as Aprendizagens Essenciais a concretizar.


Ferramentas e recursos:

Manual digital

Obra “O ano da morte de Ricardo Reis” de José Saramago


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 400 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de alunos em sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão300 MINUTOS
Trabalho de grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Posteriormente , a turma será dividida em 4 grupos aos quais será entregue um Guião de trabalho com orientações sobre a temática e tipo de trabalho a desenvolver (teórico e prático). Simultaneamente, será também facultada literatura de apoio ao trabalho.

Após, este primeiro contacto com o tema a trabalhar, cada grupo definirá qual o trabalho prático/material e manual usará para o ilustrar e apresentar à turma (Design Thinking), O professor orientará os alunos no sentido de fazerem um estudo aprofundado e completo acerca da temática sobre a qual estão a  trabalhar de modo a apropriarem-se cabalmente dos conteúdos e a especializarem-se nos mesmos  para poderem partilhar com os colegas dos restantes grupos. Essa partilha será concretizada através da metodologia  JIGSAW.


Ferramentas e recursos:

A obra em estudo (O professor deve assegurar-se de que em cada grupo há pelo menos 2 obras)

Computador

Telemóvel

Caderno diário

E outros materiais que os alunos considerem necessários para a concretização do trabalho físico.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de alunos em sala de aula.

Sempre que necessário, os alunos poderão sair da sala e ir para um espaço que lhes permita executar o trabalho físico/manual sem perturbar os restantes grupos de trabalho.

〉Criação100 MINUTOS
Execução do trabalho prático/manual

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Quando a partilha estiver concretizada, os alunos regressam aos respetivos grupos, ultimam o trabalho prático e preparam a apresentação dos trabalhos.


Ferramentas e recursos:

A obra em estudo (O professor deve assegurar-se de que em cada grupo há pelo menos 2 obras)

Computador

Telemóvel

Caderno diário

E outros materiais que os alunos considerem necessários para a concretização do trabalho físico.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Nos grupos iniciais, os alunos ultimam os trabalhos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Partilha de trabalhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Cada grupo faz a  apresentação do seu trabalho teórico à turma, apresentando e explicitando, simultaneamente, o seu trabalho manual.


Ferramentas e recursos:

Os alunos decidirão sobre as ferramentas e recursos a utilizar.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de alunos em sala de aula ou na BE

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno100 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

O trabalho  teórico de cada grupo será partilhado com os restantes grupos num padlet, por exemplo, ou na classroom. Seguidamente, ser-lhes-á  dado tempo para individualmente fazerem uma revisão e se prepararem para a avaliação formativa, que será realizada na plataforma Classroom, através de um forms.


Ferramentas e recursos:

Telemóvel

Computador

Manual digital

Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Inicialmente, grupos de alunos em sala de aula e , posteriormente, no mesmo espaço, os alunos trabalham individualmente.

Ficheiros de Apoio (anexos):

O-Ano-da-Morte-de-Ricardo-Reis-Teste-sem-correcao.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top