>
Ensino Secundário
Carla Correia / 15-07-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem destina-se ao 12º ano e incidirá sobre o estudo de uma obra integral, “O ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago.
Proceder-se-á, inicialmente a uma contextualização histórico-literária utilizando os recursos do manual (Mensagens), nomeadamente vídeos, PPT e audiossínteses. Seguidamente, iniciar-se-á uma abordagem geral da obra, baseada na leitura de excertos ilustrativos dos conteúdos/temáticas a abordar: Representações do séc.XX, Deambulação geográfica e viagem literária, Intertextualidade e Linguagem, estilo e estrutura, tendo sempre presentes as Aprendizagens Essenciais a concretizar.
Posteriormente , a turma será dividida em 4 grupos aos quais será entregue um Guião de trabalho com orientações sobre a temática e tipo de trabalho a desenvolver (teórico e prático). Simultaneamente, será também facultada literatura de apoio ao trabalho.
Após, este primeiro contacto com o tema a trabalhar, cada grupo definirá qual o trabalho prático/material e manual usará para o ilustrar e apresentar à turma (Design Thinking), O professor orientará os alunos no sentido de fazerem um estudo aprofundado e completo acerca da temática sobre a qual estão a trabalhar de modo a apropriarem-se cabalmente dos conteúdos e a especializarem-se nos mesmos para poderem partilhar com os colegas dos restantes grupos. Essa partilha será concretizada através da metodologia JIGSAW.
Quando a partilha estiver concretizada, os alunos regressam aos respetivos grupos, ultimam o trabalho prático e preparam a apresentação dos trabalhos.
Assim que os trabalhos estejam apresentados, cada parte teórica será partilhada com todos os grupos num Padlet, por exemplo, ou na classroom. Seguidamente, ser-lhes-á dado tempo para, Individualmente, se prepararem para a avaliação formativa, que será realizada na plataforma Classroom, através de um forms.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Proceder-se-á, inicialmente a uma contextualização histórico-literária utilizando os recursos do manual (Mensagens), nomeadamente vídeos, PPT e audiossínteses.
Ferramentas e recursos:
Manual digitale Recursos digitais do manual(vídeos, PPT e audiossínteses)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de alunos em sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Far-se-á uma abordagem geral da obra, baseada na leitura, compreensão e análise de excertos ilustrativos dos conteúdos/temáticas a abordar: Representações do séc.XX, Deambulação geográfica e viagem literária, Intertextualidade e Linguagem, estilo e estrutura, tendo sempre presentes as Aprendizagens Essenciais a concretizar.
Ferramentas e recursos:
Manual digital
Obra “O ano da morte de Ricardo Reis” de José Saramago
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de alunos em sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Posteriormente , a turma será dividida em 4 grupos aos quais será entregue um Guião de trabalho com orientações sobre a temática e tipo de trabalho a desenvolver (teórico e prático). Simultaneamente, será também facultada literatura de apoio ao trabalho.
Após, este primeiro contacto com o tema a trabalhar, cada grupo definirá qual o trabalho prático/material e manual usará para o ilustrar e apresentar à turma (Design Thinking), O professor orientará os alunos no sentido de fazerem um estudo aprofundado e completo acerca da temática sobre a qual estão a trabalhar de modo a apropriarem-se cabalmente dos conteúdos e a especializarem-se nos mesmos para poderem partilhar com os colegas dos restantes grupos. Essa partilha será concretizada através da metodologia JIGSAW.
Ferramentas e recursos:
A obra em estudo (O professor deve assegurar-se de que em cada grupo há pelo menos 2 obras)
Computador
Telemóvel
Caderno diário
E outros materiais que os alunos considerem necessários para a concretização do trabalho físico.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de alunos em sala de aula.
Sempre que necessário, os alunos poderão sair da sala e ir para um espaço que lhes permita executar o trabalho físico/manual sem perturbar os restantes grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Quando a partilha estiver concretizada, os alunos regressam aos respetivos grupos, ultimam o trabalho prático e preparam a apresentação dos trabalhos.
Ferramentas e recursos:
A obra em estudo (O professor deve assegurar-se de que em cada grupo há pelo menos 2 obras)
Computador
Telemóvel
Caderno diário
E outros materiais que os alunos considerem necessários para a concretização do trabalho físico.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Nos grupos iniciais, os alunos ultimam os trabalhos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Cada grupo faz a apresentação do seu trabalho teórico à turma, apresentando e explicitando, simultaneamente, o seu trabalho manual.
Ferramentas e recursos:
Os alunos decidirão sobre as ferramentas e recursos a utilizar.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de alunos em sala de aula ou na BE
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
O trabalho teórico de cada grupo será partilhado com os restantes grupos num padlet, por exemplo, ou na classroom. Seguidamente, ser-lhes-á dado tempo para individualmente fazerem uma revisão e se prepararem para a avaliação formativa, que será realizada na plataforma Classroom, através de um forms.
Ferramentas e recursos:
Telemóvel
Computador
Manual digital
Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Inicialmente, grupos de alunos em sala de aula e , posteriormente, no mesmo espaço, os alunos trabalham individualmente.
Ficheiros de Apoio (anexos):
O-Ano-da-Morte-de-Ricardo-Reis-Teste-sem-correcao.docx
(campo opcional – poderá estar vazio)