Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 190 minutos

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União Europeia: vantagens ou desvantagens?

2º Ciclo

Ana Serra / 10-07-2024


Descrição / Síntese:

– Palavras-chave: democracia, cidadania ativa, valores, objetivos, liberdade, igualdade, eleições, cidadão, votação, deputado, Parlamento Europeu, euro.
– Resumo
O problema identificado são as eleições europeias, questão atual a que os alunos estão expostos diariamente, quer pelos canais de televisão, quer pelas redes sociais, quer pelo que ouvem nas suas famílias, na Escola… Em contexto escolar, e em função dos documentos orientadores, PASEO e ENEC, o ponto de partida para a resolução do problema “União Europeia: vantagens ou desvantagens?” decorre do subdomínio “Espaços em que Portugal se integra”, integrado no domínio “Portugal do século XX”, no âmbito de História e Geografia de Portugal (HGP).
Em relação às três primeiras atividades, em dinâmica de projeto, há articulação entre HGP, Português e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sendo o produto final um jogo didático através da plataforma digital Kahoot!, a aplicar, no Dia do Patrono, tanto aos alunos da turma que o criam como a outros alunos da Escola. «Perfil da UE» é o título do jogo. A pesquisa faz-se em HGP, mediante acesso a recursos da Escola Virtual e ao site da UE. O registo e a partilha dos dados pesquisados são realizados em documentos online na equipa Teams. A disciplina de Português colabora na elaboração das perguntas a constar do jogo, enquanto a TIC se reserva a sua operacionalização, com base nas respetivas aprendizagens essenciais. No caso de HGP, a professora recolhe informações sobre o conhecimento que os alunos têm da temática através das partilhas online que fazem e dos resultados do jogo. Portanto, é importante que acedam à informação registada nos documentos online, bem como aos jogos didáticos da Escola Virtual, para que possam responder acertadamente às perguntas do jogo didático da turma (Kahoot).
Na quarta atividade, a nível de HGP, como metodologia ativa, aplica-se a da sala de aula invertida (Flipped Classroom). Previamente, os alunos acedem a recursos partilhados na equipa Teams, com vista à apropriação de conhecimento que lhes permita participar num debate. São informados das três questões que devem ser objeto de argumentação. É apresentada uma rubrica de avaliação formativa para os orientar no seu estudo/trabalho, procedendo-se aos esclarecimentos necessários. No dia do debate, aplica-se o método de discussão em três rondas, devendo, por fim, proceder-se ao registo dos pontos de vista da turma em documento online partilhado no Teams.
A quinta atividade consiste na auto e na heteroavaliação do debate, com base na rubrica previamente partilhada com a turma.
A última atividade, que visa aferir da perceção/compreensão da temática abordada, e partindo do visionamento de pequenos vídeos sobre as instituições democráticas da UE, no seu Portal online, consiste na aplicação de um questionário. Há partilhas entre pares antes da resposta final, com feedback imediato (colegas-professora).
– Metodologias: projeto, sala de aula invertida, debate
– Recursos utilizados: Google Docs, Mentimeter, Kahoot, Portal online da União Europeia, Escola Virtual, Teams, computador, videoprojector, telemóveis
– Idade dos estudantes: 11-12 anos
– Ano de escolaridade: 6.º


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar/aplicar os conceitos: democracia, direito de voto, UE.
> Selecionar as soluções tecnológicas mais adequadas para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;
> Utilizar sistematicamente processos de planificação, textualização e revisão de textos.
> Contribuir para o conhecimento e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia.
> Promover uma identificação com valores europeus.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa15 MINUTOS
Na rota dos Estados-Membros

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A professora começa por fazer duas partilhas na equipa Teams da turma, a do Portal online da União Europeia (UE) e a do acesso à plataforma Mentimeter, explicando a atividade. O objetivo é que o aluno responda à pergunta: “Quantos países integram a UE?”

Os alunos acedem à equipa Teams, usando os seus computadores (ou telemóveis, se for necessário), para pesquisarem informação que permita responder à questão formulada. 

A resposta é dada através da plataforma Mentimeter, selecionando a opção correta.

No final, usando o computador da sala, a professora partilha o resultado com a turma, projetando-o e esclarecendo alguma dúvida que possa subsistir.

Os resultados da questão (escolha múltipla) permitem à professora recolher informações sobre o conhecimento que os alunos têm sobre o tema.


Ferramentas e recursos:

Computador e vídeoprojetor da sala.

Computador do aluno e/ou telemóvel.

Teams e Mentimeter

Portal da UE (online)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham na sala de aula individualmente, fazendo uso dos seus computadores e/ou telemóveis.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa15 MINUTOS
Roteiro a 27

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos voltam a aceder ao Portal da UE, através do Teams, para identificarem os 27 Estados-membros, fazendo o registo em documento partilhado (Google Docs) na equipa.

Quando terminarem o registo, a professora projeta o documento em que trabalharam online, procedendo-se à atribuição por aluno de cada país da UE. O critério é o seguinte: a ordem alfabética dos países equivale à dos alunos na turma.

Nota: A turma é constituída por 27 alunos.


Ferramentas e recursos:

Computador e videoprojetor da sala.

Computador do aluno e/ou telemóvel.

Teams e Google Docs

Portal da UE (online)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham na sala de aula individualmente, fazendo uso dos seus computadores e/ou telemóveis.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Estados-Membros-UE.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa40 MINUTOS
Perfil da UE

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na aula, os alunos acedem ao site da UE através do Teams, usando o seu computador ou, se for necessário, o telemóvel, para pesquisar sobre o “seu” Estado-membro as seguintes informações: capital, adesão à UE, moeda, Schengen e população. Em seguida, registam os dados solicitados em documento partilhado (Google Docs) na equipa. Esclarecimento de conceitos.

Nota 1: Posteriormente, na aula de Português, a informação selecionada será utilizada para elaborar as questões a incorporar no jogo didático Kahoot sobre a União Europeia. O jogo (“Perfil da UE”), a ser criado nas aulas de TIC, deve ser aplicado, no Dia do Patrono, aos alunos da turma e/ou de outras turmas da Escola.

Finalmente, ainda na aula, a professora partilha, na equipa Teams, recursos da Escola Virtual sobre a União Europeia, para que se apropriem de conhecimento: «Explorar a União Europeia: jogo (Quiz)», «Cartaz interativo: União Europeia». Há esclarecimento de dúvidas. Os alunos acedem e jogam durante a aula. Fazem o mesmo em casa (continuação e/ou repetição).

Nota 2: Em casa, é importante o acesso dos alunos à informação registada nos documentos online (Google Docs), bem como aos jogos didáticos da Escola Virtual, para que possam responder acertadamente às perguntas do jogo didático da turma (Kahoot).

Nota 3: Os resultados do Kahoot permitirão à professora recolher informações sobre o conhecimento que os alunos têm sobre o tema.


Ferramentas e recursos:

Computador e videoprojetor da sala.

Computador do aluno e/ou telemóvel.

Teams e Google Docs

Escola Virtual

Portal da UE (online)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham na sala de aula individualmente. E, posteriormente, em espaço físico com acesso à Internet (em casa).

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
O nosso olhar sobre a UE

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

Os alunos são convidados a visualizar, previamente, em casa, um vídeo da Escola Virtual sobre a UE, desde a sua fundação aos vários alargamentos, passando por objetivos e valores, devendo, igualmente, realizar as interatividades sobre a mesma temática mediante acesso à Porto Editora. São também convidados a ler/analisar a informação sobre “Viver, estudar, trabalhar”, no site da UE. Por fim, devem visualizar o vídeo relativo a “Vantagens e desvantagens de o país pertencer à UE” (Escola Virtual). Fazem apontamentos/esquemas, ao seu ritmo, devendo garantir o cumprimento das atividades até à aula marcada para o debate.

Os alunos devem focar a sua atenção nos seguintes princípios: democracia, valores, objetivos, liberdade, cidadania.

Todos os recursos são partilhados na equipa Teams.

Uma rubrica formativa será apresentada aos alunos para que orientam o seu estudo/trabalho.

Na aula (tempo estimado 50 minutos)

Aplica-se o método de discussão em três rondas, como, abaixo, se explicita:

Na primeira ronda, os alunos refletem individualmente sobre três questões: «Haverá verdadeira democracia na UE?», «Que oportunidades nos proporciona a UE?» e «Haverá desvantagens de integrarmos esta união? Quais?». Cada um faz o registo do seu ponto de vista no caderno diário.

Na segunda ronda, os alunos estabelecem parceria com outro colega (preferencialmente o colega de carteira), explicando o seu ponto de vista e procurando consensos. Registam o ponto de vista do grupo no caderno diário.

Na terceira ronda, em grupo-turma, cada par partilha a sua perspetiva, gerando a discussão de ideias.

Por fim, privilegiando princípios democráticos, os representantes da turma, delegado e subdelegado de turma, em articulação com os colegas, registam a visão da global em documento (Google Docs) partilhado.

 


Ferramentas e recursos:

Computador e videoprojetor da sala.

Computador do aluno e/ou telemóvel.

Teams e Google Docs

Escola Virtual

Caderno diário

Portal da UE (online)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala de aula, após preparação realizada em casa ou em espaço com acesso a Internet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno30 MINUTOS
Debate: autorregulação de aprendizagens

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na sequência do debate, faz-se a auto e a heteroavaliação da atividade, com base na rubrica previamente partilhada com a turma (Teams). A autoavaliação é registada em formulário do Google Docs. O feedback é imediato.

 

 

 

 


Ferramentas e recursos:

Computador do aluno e/ou telemóvel.

Teams e Google Docs

 

 

 

 

 

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Autoavaliacao_Debate.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno40 MINUTOS
O nosso eurobarómetro

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A professora acede ao Portal da UE para que, coletivamente, se visite, virtualmente, o Parlamento Europeu. Projeta a respetiva “Viagem Virtual”. Em seguida, continuando a projetar, partilha vídeos de cerca de 1 minuto (“Votação”, “Como é que os deputados ao Parlamento Europeu me representam?”, “Como pode fazer-se ouvir?”…).. Interação professor-aluno. Esclarecimentos são dados.

 A professora aplica um questionário para aferição dos conhecimentos dos alunos relativamente à democracia representativa, designadamente a nível da importância que conferem às eleições para o Parlamento Europeu, à pertença a uma união política e económica de características únicas… O questionário é projetado. Os alunos podem discutir as suas respostas entre si antes de responderem. Há feedback imediato, tanto da professora como dos seus pares.


Ferramentas e recursos:

Computador e videoprojetor da sala.

Google Docs

Portal da UE (online)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)