Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 180 minutos

>

Da Ponte Medieval para o Mundo Actual

3º Ciclo

Rogério Barreto / 20-06-2024


Descrição / Síntese:

O Cenário de Aprendizagem escolhido é a organização de uma saída de campo de âmbito interdisciplinar, envolvendo as áreas disciplinares de Geografia, História e Educação Visual. O tema escolhido centra-se na abordagem ao património arquitectónico do território onde se insere a escola, focalizado no espaço do vale do RIO NEIVA e numa das suas pontes de origem medieval, inserida nas antigas vias romanas e numa variante regional do Caminho de S. Tiago, nos concelhos de Barcelos e Viana do Castelo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Geografia ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Geografia:- Elaborar esboços da paisagem, descrevendo os seus elementos essenciais; – Identificar elementos caracterizadores da paisagem; – Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas; – Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos ventos; – Distinguir mapas de grande escala de mapas de pequena escala, quanto à dimensão e ao pormenor da área representada; – Relacionar a localização de formas de relevo com a rede hidrográfica, utilizando representações cartográficas a diferentes escalas; – Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica; – Explicar a importância do diálogo e da cooperação internacional na preservação da diversidade cultural.
> História:- Caracterizar a arquitetura romana, compreendendo a influência da mesma no estilo românico; – Reconhecer os contributos da civilização romana para o mundo contemporâneo; – Compreender a importância da existência dos meios de comunicação como forma de dinamizar a economia, as relações sociais e o crescimento demográfico; – Relacionar as vias de comunicação com o aparecimento/ desenvolvimento de povoados, cidades, equipamentos públicos e burguesias locais,
> Educação Visual:- Preservar e valorizar o património artístico e cultural; – Entender a defesa do património como acto de cidadania; – Consolidar o sentido de apreciação estética do mundo; – Evidenciar uma atitude critica enquanto recetor de objetos artísticos; – Mobilizar conhecimentos adquiridos na disciplina pata criticar a realidade contemporânea.

Atividades a desenvolver

〉Criação180 MINUTOS
Saída de Campo – “Da Ponte Medieval para o Mundo Actual”

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Saída de Campo – elementos do património de origem medieval no Vale do Neiva

Esta saída de campo está centrada na visita à Ponte da Espregueira, no rio Neiva, localizada na freguesia de Fragoso, concelho de Barcelos.

No local, os alunos irão observar uma das pontes medievais que existem no vale do Rio Neiva e consolidar a informação e os conhecimento adquiridos nas aulas de Geografia, história e Educação Visual, quando se preparou esta actividade. Complementarmente, irão ouvir as explicações sobre esta importante estrutura arquitéctonica e a sua relevância na paisagem e nas actividades humanas.

Os alunos farão uma caracterização do local, o seu enquadramento geográfico, e uma descrição do elemento arquitectónico em presença. No âmbito ad expressão artística utilizarão técnicas diversas de representação do objecto observado.

 


Ferramentas e recursos:

– Mapas;

– Bússola;

– GPS;

– Telemóvel;

– Caderno;

– Lápis;

– Prancheta de desenho.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

As saídas de campo constituem um excelente elemento didático e pedagógico de apoio ao conhecimento do território e à compreensão dos conteúdos curriculares das áreas disciplinares envolvidas.

1ª fase: Desenhar o projeto, a partir dos conhecimentos e interesses prévios dos alunos sobre o local onde vivem;

2ª fase: Organizar uma saída de campo;

3ª fase: Delinear a estratégia de intervenção: tarefas, recursos e grupos de trabalho;

4ª fase: Construir instrumentos de observação, registo e avaliação;

5ª fase: Definir os produtos a construir;

6ª fase: Estruturar meios para divulgar os produtos do projecto.

– Representação gráfica e cartográfica dos locais visitados e elementos arquitectónicos observados;

– Vídeo da saída de campo;

– Ficha de Trabalho e Relatório da saída de campo;

– Exposição dos trabalhos elaborados – esboços, desenhos, esquemas, pinturas, colagens, mapas.

 

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Cenarios-de-AprendizagensF.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)