>
3º Ciclo
Rogério Barreto / 20-06-2024
Descrição / Síntese:
O Cenário de Aprendizagem escolhido é a organização de uma saída de campo de âmbito interdisciplinar, envolvendo as áreas disciplinares de Geografia, História e Educação Visual. O tema escolhido centra-se na abordagem ao património arquitectónico do território onde se insere a escola, focalizado no espaço do vale do RIO NEIVA e numa das suas pontes de origem medieval, inserida nas antigas vias romanas e numa variante regional do Caminho de S. Tiago, nos concelhos de Barcelos e Viana do Castelo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Geografia ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Saída de Campo – elementos do património de origem medieval no Vale do Neiva
Esta saída de campo está centrada na visita à Ponte da Espregueira, no rio Neiva, localizada na freguesia de Fragoso, concelho de Barcelos.
No local, os alunos irão observar uma das pontes medievais que existem no vale do Rio Neiva e consolidar a informação e os conhecimento adquiridos nas aulas de Geografia, história e Educação Visual, quando se preparou esta actividade. Complementarmente, irão ouvir as explicações sobre esta importante estrutura arquitéctonica e a sua relevância na paisagem e nas actividades humanas.
Os alunos farão uma caracterização do local, o seu enquadramento geográfico, e uma descrição do elemento arquitectónico em presença. No âmbito ad expressão artística utilizarão técnicas diversas de representação do objecto observado.
Ferramentas e recursos:
– Mapas;
– Bússola;
– GPS;
– Telemóvel;
– Caderno;
– Lápis;
– Prancheta de desenho.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
As saídas de campo constituem um excelente elemento didático e pedagógico de apoio ao conhecimento do território e à compreensão dos conteúdos curriculares das áreas disciplinares envolvidas.
1ª fase: Desenhar o projeto, a partir dos conhecimentos e interesses prévios dos alunos sobre o local onde vivem;
2ª fase: Organizar uma saída de campo;
3ª fase: Delinear a estratégia de intervenção: tarefas, recursos e grupos de trabalho;
4ª fase: Construir instrumentos de observação, registo e avaliação;
5ª fase: Definir os produtos a construir;
6ª fase: Estruturar meios para divulgar os produtos do projecto.
– Representação gráfica e cartográfica dos locais visitados e elementos arquitectónicos observados;
– Vídeo da saída de campo;
– Ficha de Trabalho e Relatório da saída de campo;
– Exposição dos trabalhos elaborados – esboços, desenhos, esquemas, pinturas, colagens, mapas.