Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 300 minutos

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Transportes em Coimbra, Portugal

Ensino Secundário

Maria Helena Pereira Gonçalves / 20-06-2024


Descrição / Síntese:

Coimbra é uma cidade histórica localizada no centro de Portugal, conhecida pela sua universidade, uma das mais antigas da Europa. Com uma população de aproximadamente 143 000 habitantes, Coimbra enfrenta desafios típicos das cidades médias em termos de mobilidade urbana.
Apresentamos um cenário de aprendizagem com um estudo de caso focado nos transportes da cidade de Coimbra, em Portugal. Este estudo de caso pretende que os alunos construam o seu próprio conhecimento através de pesquisa, seleção e análise da recolha de dados, de modo a compreender e problematizar os desafios e as oportunidades dos sistemas de transporte urbanos, incluindo aspetos de sustentabilidade, acessibilidade e eficiência.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Avaliar a competitividade dos diferentes modos de transporte, de acordo com a finalidade dos transportes da cidade de Coimbra.
> Relacionar a organização espacial das principais redes de transporte com a distribuição da população e do tecido empresarial.
> Equacionar oportunidades criadas pelas TIC na organização espacial das diversas atividades urbanas.
> Emitir opiniões sobre casos concretos da importância dos transportes para a sustentabilidade da qualidade de vida das populações

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
1ª atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Introdução –  A importância dos transportes urbanos através da atividade:

  Senta-te se Concordas – O professor pede aos alunos para se colocarem em pé. De seguida introduz um tema através de uma afirmação, ” Os transportes são o motor do desenvolvimento  económico e social da população”. Os alunos que concordam e conhecem o tema sentam-se. Pelo número de alunos em pé consegue saber o grau de conhecimento que têm sobre o tema.

Utilizando a estratégia de Brainstorming os alunos vão apresentar as suas ideias (30 minutos).

Apresentação pela professora da proposta do trabalho a desenvolver: Estudo de caso – os transportes rodoviários na cidade de Coimbra (20minutos).

1º objetivo: Promover e compreender as opções de mobilidade na cidade.

 

 


Ferramentas e recursos:

Computador e internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
2ªAtividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Sumário em árvore
A professora pede aos alunos que escrevam um resumo a partir do acesso ao Link fornecido: um entre 10 a 15 palavras, outro entre 16 a 30 palavras,  outro entre 31 a 50 palavras, outro entre 51 a 70, outro entre 71 a 90 e outro entre 91 a 100 palavras. Isto permite que os alunos refinem a sua compreensão e escolham apenas os elementos importantes para os resumos mais pequenos. Ferramentas: Google docs 


Ferramentas e recursos:

Computador, internet, documentos fornecidos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de informática

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
3ª Atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Webquest: Os alunos recebem um problema ou uma pergunta específica, para a qual existe uma seleção de recursos (geralmente uma lista de links para materiais online) que podem usar para responder. Tanto a lista de recursos como as questões podem ser adicionadas a um documento online partilhado. Ferramentas: Google docs, Zunal 

Questão: Os meios de transporte rodoviários  que a cidade de Coimbra oferece, contribuem para o bem-estar e qualidade de vida da sua população?

 

 

 


Ferramentas e recursos:

Computador, internet, Google docs, Zunal . 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de informática.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Alguns-Links-para-ajudar-na-pesquisa-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
4ª Atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Partilha com uma audiência externa
Alunos e professores convidam um público, diferente dos colegas da turma (por exemplo, outras turmas da escola, pais, escolas parceiras, um especialista externo…) para apresentarem os seus trabalhos e projetos desenvolvidos.
A apresentação a um público externo implica o desenvolvimento de competências de comunicação, capacidade de debate e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir. Ferramentas: Gamma, Slido, Mentimeter


Ferramentas e recursos:

Computador, internet e ferramentas livres ao critério dos grupos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Auditório.

Ficheiros de Apoio (anexos):

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(campo opcional – poderá estar vazio)