>
3º Ciclo
CCTIC IPCB / 04-02-2025
Descrição / Síntese:
Abordagem integrada e criativa, aproveitando as tecnologias disponíveis nos laboratórios LED para promover uma aprendizagem ativa e significativa sobre as alterações climáticas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Objetivo: Apresentar o tema das alterações climáticas e introduzir o projeto.
Atividades:
-
- Exploração de conceitos chave sobre as alterações climáticas (causas, efeitos, soluções).
- Exibição de vídeos ou animações curtas (ex: documentários, TED Talks, ou curtas-metragens).
- Discussão em grupo sobre os impactos visuais das alterações climáticas (ex: derretimento do gelo, secas, aumento do nível do mar).
- Apresentação dos objetivos do projeto: como expressar, através da arte multimédia, o impacto das alterações climáticas.
Ferramentas e recursos:
- Projetor e computador.
- Acesso a Internet para pesquisa online e visualização de vídeos/documentários.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula em formato tradicional.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Objetivo: Definir o projeto final e começar a pesquisa sobre o tema.
- Atividades:
- Pesquisa sobre o impacto das alterações climáticas (em grupo). Os alunos podem pesquisar imagens, vídeos e informações científicas para basear a sua criação artística.
- Esboços iniciais das suas ideias e conceitos.
- Decisão sobre o formato final do projeto: uma exposição multimédia, uma animação, uma campanha de sensibilização digital, etc.
Ferramentas e recursos:
- Computadores ou tablets.
- Acesso a Internet para pesquisa online e visualização de vídeos/documentários.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em ilhas para os grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Objetivo: Trabalhar na criação dos projetos utilizando as tecnologias multimédia.
- Atividades:
- Criação de conteúdo visual e/ou digital. Isso pode incluir a edição de imagens, criação de ilustrações, gravação de vídeos, ou até a elaboração de uma animação em stop-motion.
- Uso de softwares multimédia (ex: Adobe Photoshop, GIMP, Premiere, iMovie, ou qualquer ferramenta disponível nos laboratórios LED).
- Apoio contínuo na execução, com o professor a orientar sobre técnicas artísticas e digitais.
Ferramentas e recursos:
- Computadores ou tablets com software multimédia (ex: Photoshop, GIMP, Premiere, iMovie, Canva, etc.).
- Câmaras fotográficas ou smartphones para capturar imagens e vídeos.
- Materiais artísticos tradicionais (se necessário, como papel, marcadores, pincéis).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório LED da escola, com recursos multimedia à disposição.
SAla de aula com organização em ilhas (grupos)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Objetivo: Apresentar os projetos desenvolvidos e refletir sobre o impacto.
- Atividades:
- Apresentação final dos projetos: cada grupo ou aluno apresenta a sua obra para a turma, explicando a ideia, a técnica utilizada e a mensagem que pretendem transmitir.
- Discussão crítica sobre o impacto das alterações climáticas, baseando-se nas obras apresentadas.
- Exposição ou apresentação digital dos trabalhos (upload dos vídeos e criação de um mural online).
Ferramentas e recursos:
- Computadores.
- Projetores e telas para apresentar os projetos e vídeos criados.
- Acesso a Internet para pesquisa online e visualização de vídeos/documentários.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula em formato audiência.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Objetivo: Avaliar os projetos e dar feedback aos alunos.
- Atividades:
- Avaliação dos projetos, considerando a criatividade, a clareza da mensagem, o uso adequado dos recursos e a aplicação das aprendizagens.
- Reflexão coletiva sobre o processo do projeto e o que foi aprendido sobre as alterações climáticas e as formas de comunicação visual.
- Autoavaliação e avaliação entre pares, para estimular a reflexão crítica, através de rúbrica de avaliação.
Ferramentas e recursos:
- Computador.
- Acesso à Internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula em formato tradicional.