Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
540 minutos

>

Alterações Climáticas

3º Ciclo

CCTIC IPCB / 04-02-2025


Descrição / Síntese:

Abordagem integrada e criativa, aproveitando as tecnologias disponíveis nos laboratórios LED para promover uma aprendizagem ativa e significativa sobre as alterações climáticas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> 1. Apresentar o tema das alterações climáticas e introduzir o projeto.
> 2. Definir o projeto final e começar a pesquisa sobre o tema.
> 3. Trabalhar na criação dos projetos utilizando tecnologias multimédia.
> 4. Apresentar os projetos desenvolvidos e refletir sobre o impacto.
> 5. Avaliar os projetos e dar feedback aos colegas.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
90 MINUTOS
Introdução ao Tema

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Objetivo: Apresentar o tema das alterações climáticas e introduzir o projeto.

Atividades:

    • Exploração de conceitos chave sobre as alterações climáticas (causas, efeitos, soluções).
    • Exibição de vídeos ou animações curtas (ex: documentários, TED Talks, ou curtas-metragens).
    • Discussão em grupo sobre os impactos visuais das alterações climáticas (ex: derretimento do gelo, secas, aumento do nível do mar).
    • Apresentação dos objetivos do projeto: como expressar, através da arte multimédia, o impacto das alterações climáticas.


Ferramentas e recursos:

  • Projetor e computador.
  • Acesso a Internet para pesquisa online e visualização de vídeos/documentários.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula em formato tradicional.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
90 MINUTOS
Pesquisa e Planeamento do Projeto

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Objetivo: Definir o projeto final e começar a pesquisa sobre o tema.
  • Atividades:
    • Pesquisa sobre o impacto das alterações climáticas (em grupo). Os alunos podem pesquisar imagens, vídeos e informações científicas para basear a sua criação artística.
    • Esboços iniciais das suas ideias e conceitos.
    • Decisão sobre o formato final do projeto: uma exposição multimédia, uma animação, uma campanha de sensibilização digital, etc.

 climate change


Ferramentas e recursos:

  • Computadores ou tablets.
  • Acesso a Internet para pesquisa online e visualização de vídeos/documentários.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em ilhas para os grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
180 MINUTOS
Desenvolvimento do Projeto

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Objetivo: Trabalhar na criação dos projetos utilizando as tecnologias multimédia.
  • Atividades:
    • Criação de conteúdo visual e/ou digital. Isso pode incluir a edição de imagens, criação de ilustrações, gravação de vídeos, ou até a elaboração de uma animação em stop-motion.
    • Uso de softwares multimédia (ex: Adobe Photoshop, GIMP, Premiere, iMovie, ou qualquer ferramenta disponível nos laboratórios LED).
    • Apoio contínuo na execução, com o professor a orientar sobre técnicas artísticas e digitais.


Ferramentas e recursos:

  • Computadores ou tablets com software multimédia (ex: Photoshop, GIMP, Premiere, iMovie, Canva, etc.).
  • Câmaras fotográficas ou smartphones para capturar imagens e vídeos.
  • Materiais artísticos tradicionais (se necessário, como papel, marcadores, pincéis).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório LED da escola, com recursos multimedia à disposição.

SAla de aula com organização em ilhas (grupos)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
Apresentação e Reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Objetivo: Apresentar os projetos desenvolvidos e refletir sobre o impacto.
  • Atividades:
    • Apresentação final dos projetos: cada grupo ou aluno apresenta a sua obra para a turma, explicando a ideia, a técnica utilizada e a mensagem que pretendem transmitir.
    • Discussão crítica sobre o impacto das alterações climáticas, baseando-se nas obras apresentadas.
    • Exposição ou apresentação digital dos trabalhos (upload dos vídeos e criação de um mural online).


Ferramentas e recursos:

  • Computadores.
  • Projetores e telas para apresentar os projetos e vídeos criados.
  • Acesso a Internet para pesquisa online e visualização de vídeos/documentários.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula em formato audiência.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
90 MINUTOS
Avaliação e Feedback

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Objetivo: Avaliar os projetos e dar feedback aos alunos.
  • Atividades:
    • Avaliação dos projetos, considerando a criatividade, a clareza da mensagem, o uso adequado dos recursos e a aplicação das aprendizagens.
    • Reflexão coletiva sobre o processo do projeto e o que foi aprendido sobre as alterações climáticas e as formas de comunicação visual.
    • Autoavaliação e avaliação entre pares, para estimular a reflexão crítica, através de rúbrica de avaliação.


Ferramentas e recursos:

  • Computador.
  • Acesso à Internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula em formato tradicional.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Rubrica-de-Avaliacao.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top