>
2º Ciclo
Liseta Ribeiro / 16-01-2024
Descrição / Síntese:
Esta planificação interdisciplinar abrange as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática, os conteúdos abordados são de 6.º ano.
Após uma análise aprofundada de alguns rótulos de produtos alimentares, incluindo o rótulo de uma tablete de chocolate, nada melhor que desafiar os alunos a partilhar a tablete por alguns amigos e calcularem com que parte ficou cada amigo, sabendo que as partes eram iguais e qual o valor nutricional da parte que coube a cada um.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
Iniciar a discussão em torno de duas questões: Sabem o que comem? Onde podemos ver essas informações?
Moderar as intervenções para que os alunos digam as suas opiniões.
Projetar Figura1 e questionar os alunos acerca das informações podemos retirar de um rótulo:
Ferramentas e recursos:
Imagem de um rótulo; Computador; Videoprojetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem está organizado da forma tradicional – mesas e cadeiras dispostos em linhas e colunas e direcionados de frente para o quadro da sala de aula, dois alunos por mesa.
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Dividir a turma em pequenos grupos de 4 ou 5 elementos;
Distribuir um rótulo de um produto alimentar, uma cartolina e marcadores por cada grupo;
Solicitar que cada grupo, durante cerca de 30minutos, analisem e elaborem um trabalho sobre o seu rótulo relativamente às informações, ingredientes e valores nutricionais.
Apresentação dos trabalhos:
Cada grupo apresenta o seu trabalho, no final de cada apresentação, os colegas podem fazer comentários ou questões.
Ferramentas e recursos:
Rótulos; Cartolinas; Marcadores.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 80 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem está organizado da forma tradicional, mesas de dois e cadeiras dispostos em linhas e colunas e direcionados de frente para o quadro da sala de aula.
Durante a realização do trabalho os alunos deverão ficar 4 por mesa. Durante a apresentação dos trabalhos, deverão estar virados para o quadro da sala de aula.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Solicitar que os alunos resolvam as seguintes atividades:
O Leonardo tem 2 tabletes de chocolate negro com 100g cada, que pretende dividir em partes iguais por si e pelos seus 4 amigos. Com que parte ficou cada um? R: 2/5
Representa em numero decimal e em percentagem essa parte. R: Decimal – 0,4 – Percentagem – 40%.
A Maria tinha uma tablete de chocolate com 100g, deu 2/3 ao seu amigo Paulo e 1/6 ao João. Que parte do seu chocolate deu aos dois amigos? Com que parte do chocolate ficou?
Deixar os alunos resolverem individualmente as tarefas, no final fazer a correção em grupo.
Com base na tabela nutricional indica que proporção de nutrientes ingeriu cada um dos amigos.
Ferramentas e recursos:
Tabela nutricional.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula – o espaço de aprendizagem está organizado da forma tradicional, mesas de dois e cadeiras dispostos em linhas e colunas e direcionados de frente para o quadro da sala de aula.