Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

Conexões entre Matemática e Ciências Naturais

2º Ciclo

Liseta Ribeiro / 16-01-2024


Descrição / Síntese:

Esta planificação interdisciplinar abrange as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática, os conteúdos abordados são de 6.º ano.
Após uma análise aprofundada de alguns rótulos de produtos alimentares, incluindo o rótulo de uma tablete de chocolate, nada melhor que desafiar os alunos a partilhar a tablete por alguns amigos e calcularem com que parte ficou cada amigo, sabendo que as partes eram iguais e qual o valor nutricional da parte que coube a cada um.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Selecionar e organizar informação a partir de fontes diversas, integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos;
> Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos;
> Aplicar ideias matemáticas na resolução de problemas de contextos diversos (outras áreas do saber, realidade, profissões);
> Adicionar e subtrair frações, reduzindo ao mesmo denominador.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Como sei o que como?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

Iniciar a discussão em torno de duas questões: Sabem o que comem? Onde podemos ver essas informações?

Moderar as intervenções para que os alunos digam as suas opiniões.

Projetar Figura1 e questionar os alunos acerca das informações podemos retirar de um rótulo:


Ferramentas e recursos:

Imagem de um rótulo; Computador; Videoprojetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem está organizado da forma tradicional – mesas e cadeiras dispostos em linhas e colunas e direcionados de frente para o quadro da sala de aula, dois alunos por mesa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Figura1-rotulo.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação80 MINUTOS
Já sei interpretar um rótulo

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Dividir a turma em pequenos grupos de 4 ou 5 elementos;

Distribuir um rótulo de um produto alimentar, uma cartolina e marcadores por cada grupo;

Solicitar que cada grupo, durante cerca de 30minutos, analisem e elaborem um trabalho sobre o seu rótulo relativamente às informações, ingredientes e valores nutricionais.

Apresentação dos trabalhos:

Cada grupo apresenta o seu trabalho, no final de cada apresentação, os colegas podem fazer comentários ou questões.


Ferramentas e recursos:

Rótulos; Cartolinas; Marcadores.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 80 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem está organizado da forma tradicional, mesas de dois e cadeiras dispostos em linhas e colunas e direcionados de frente para o quadro da sala de aula.

Durante a realização do trabalho os alunos deverão ficar 4 por mesa. Durante a apresentação dos trabalhos, deverão estar virados para o quadro da sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Exemplos-de-rotulos.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Que quantidade de energia recebo se comer ¼ de uma tablete de chocolate.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Solicitar que os alunos resolvam as seguintes atividades:

O Leonardo tem 2 tabletes de chocolate negro com 100g cada, que pretende dividir em partes iguais por si e pelos seus 4 amigos. Com que parte ficou cada um?  R: 2/5
Representa em numero decimal e em percentagem essa parte. R: Decimal – 0,4 – Percentagem – 40%.

A Maria tinha uma tablete de chocolate com 100g, deu 2/3 ao seu amigo Paulo e 1/6 ao João. Que parte do seu chocolate deu aos dois amigos? Com que parte do chocolate ficou?

Deixar os alunos resolverem individualmente as tarefas, no final fazer a correção em grupo.

Com base na tabela nutricional indica que proporção de nutrientes ingeriu cada um dos amigos.


Ferramentas e recursos:

Tabela nutricional.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula – o espaço de aprendizagem está organizado da forma tradicional, mesas de dois e cadeiras dispostos em linhas e colunas e direcionados de frente para o quadro da sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Tabela-Nutricional.xlsx

(campo opcional – poderá estar vazio)