Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

Reflexão, translação e rotação é natural.

2º Ciclo

Vanessa Hipólito / 15-01-2024


Descrição / Síntese:

Essa planificação para o 6ºano de escolaridade terá uma interligação interdisciplinar da Matemática com as Ciências Naturais.
O seu principal objetivo é demonstrar aos alunos como a matemática está presente no seu cotidiano e disfarçada em diferentes elementos naturais.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Construir as imagens de um ponto por rotação, com um centro fixo e diferentes ângulos, e reconhecer que todas estão contidas numa circunferência cujo centro é o centro de rotação.
> Analisar as simetrias de rotação de rosáceas e explicar a forma como foram construídas, relacionando o ângulo mínimo de rotação com as características das rosáceas.
> Relacionar, para rosáceas com simetria de reflexão, o número de eixos de simetria com a medida da amplitude do ângulo mínimo de rotação.
> Discutir a importância das plantas para a vida na Terra.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação30 MINUTOS
Conceito de padrões de simetria

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Como forma introdutiva à temática da simetria, o professor, no final da última aula, envia uma ficha de trabalho (1º recurso) para casa para que os alunos individualmente respondem aos seus conteúdos com a visualização de um vídeo sobre a mesma.
Este recurso possui um conjunto de cinco perguntas para a reflexão, rotação e translação. O vídeo que os alunos vão analisar para realizar a tarefa nomeia-se: Isto é Matemática: “ISOMETRIA-O-MANIA”. (2º recurso)

 

Para avaliar essa atividade individual, os alunos submetem as suas respostas na plataforma digital previamente combinado com o professor. Este realiza a sua correção com registo de feedback de melhoria.


Ferramentas e recursos:

1º Recurso – FT-Simetria
2º Recurso – Youtube – Isto é Matemática: T12E11 – “ISOMETRIA-O-MANIA” https://youtu.be/JqYkklRZBzU?si=e6tTkXeywcpFDEVI


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A arquitetura do espaço de aprendizagem é no espaço pessoal de estudo do aluno em casa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Simetria no terreno

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O primeiro momento de aula realizar-se-á na sala de aula, onde o professor comunica a próxima atividade para grupos de três alunos. Essa atividade consiste em explorar o pátio da escola e encontrar simetria no meio natural. Para esse efeito, o grupo necessita de recolher fotografias e uma folha branca para destacar o elemento fotografado. (10 min)

O segundo momento da aula realizar-se-á no pátio da escolha, onde os grupos vão fotografar elementos naturais que no seus pontos de vista encontram simetria. (40 min)

O papel do professor nessa atividade é circular pelos grupos para levantamento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos.


Ferramentas e recursos:

Máquina de fotografia – pode ser o telemóvel pessoal do aluno.
Folha de papel branco.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A arquitetura do espaço de aprendizagem é inicialmente na sala de aula, seguindo do espaço exterior da sala.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Onde se encontra a simetria?

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

O primeiro momento de aula que será atribuído 50 min, no espaço da sala de aula os grupos de alunos preparam uma apresentação em PowerPoint sobre as recolhas que realizaram na aula anterior, com a identificação da simetria atribuída as amostras recolhidas. 
Exemplos:
– Uma flor de cinco pétalas identifica-se uma simetria de rotação ao centro da flor de amplitude de 72o entre as pétalas.
– Um trevo de três folhas pode se identificar um eixo de simetria ou uma simetria de rotação ao centro de amplitude de 120o entre as folhas.
– A folha do freixo pode se identificar um eixo de simetria ou uma simetria de translação.

O papel do professor nessa primeira fase é circular pelos grupos para levantamento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos.

 

No segundo momento de aula de 50 min, os grupos apresentam as suas descobertas aos restantes colegas. 

O papel do professor nessa segunda fase realiza uma avaliação ao registar o rigor científico e do modelo utilizado na apresentação do grupo.


Ferramentas e recursos:

Computador por grupo
Software PowerPoint


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A arquitetura do espaço de aprendizagem é na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação20 MINUTOS
Exposição do trabalho

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Como última atividade, o professor lidera o grupo de turma na elaboração de um póster de turma sobre a atividade investigativa da simetria natural para uma exposição no espaço escolar.
Cada categoria (reflexão, rotação e translação) terá dois exemplos com as devidas identificações da simetria.
Para esse efeito, terá sido previamente votado pelos alunos em casa os modelos selecionados pelo professor de diversos grupos a ser utilizado para o póster. 


Ferramentas e recursos:

Cartolina
Impressões


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A arquitetura do espaço de aprendizagem é na sala de aula.
O local de exposição do póster poderá ser na biblioteca escolar ou, em alternativa, no átrio da entrada principal da escola. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)