>
2º Ciclo
Vanessa Hipólito / 15-01-2024
Descrição / Síntese:
Essa planificação para o 6ºano de escolaridade terá uma interligação interdisciplinar da Matemática com as Ciências Naturais.
O seu principal objetivo é demonstrar aos alunos como a matemática está presente no seu cotidiano e disfarçada em diferentes elementos naturais.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Como forma introdutiva à temática da simetria, o professor, no final da última aula, envia uma ficha de trabalho (1º recurso) para casa para que os alunos individualmente respondem aos seus conteúdos com a visualização de um vídeo sobre a mesma.
Este recurso possui um conjunto de cinco perguntas para a reflexão, rotação e translação. O vídeo que os alunos vão analisar para realizar a tarefa nomeia-se: Isto é Matemática: “ISOMETRIA-O-MANIA”. (2º recurso)
Para avaliar essa atividade individual, os alunos submetem as suas respostas na plataforma digital previamente combinado com o professor. Este realiza a sua correção com registo de feedback de melhoria.
Ferramentas e recursos:
1º Recurso – FT-Simetria
2º Recurso – Youtube – Isto é Matemática: T12E11 – “ISOMETRIA-O-MANIA” https://youtu.be/JqYkklRZBzU?si=e6tTkXeywcpFDEVI
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A arquitetura do espaço de aprendizagem é no espaço pessoal de estudo do aluno em casa.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O primeiro momento de aula realizar-se-á na sala de aula, onde o professor comunica a próxima atividade para grupos de três alunos. Essa atividade consiste em explorar o pátio da escola e encontrar simetria no meio natural. Para esse efeito, o grupo necessita de recolher fotografias e uma folha branca para destacar o elemento fotografado. (10 min)
O segundo momento da aula realizar-se-á no pátio da escolha, onde os grupos vão fotografar elementos naturais que no seus pontos de vista encontram simetria. (40 min)
O papel do professor nessa atividade é circular pelos grupos para levantamento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos.
Ferramentas e recursos:
Máquina de fotografia – pode ser o telemóvel pessoal do aluno.
Folha de papel branco.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A arquitetura do espaço de aprendizagem é inicialmente na sala de aula, seguindo do espaço exterior da sala.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
O primeiro momento de aula que será atribuído 50 min, no espaço da sala de aula os grupos de alunos preparam uma apresentação em PowerPoint sobre as recolhas que realizaram na aula anterior, com a identificação da simetria atribuída as amostras recolhidas.
Exemplos:
– Uma flor de cinco pétalas identifica-se uma simetria de rotação ao centro da flor de amplitude de 72o entre as pétalas.
– Um trevo de três folhas pode se identificar um eixo de simetria ou uma simetria de rotação ao centro de amplitude de 120o entre as folhas.
– A folha do freixo pode se identificar um eixo de simetria ou uma simetria de translação.
O papel do professor nessa primeira fase é circular pelos grupos para levantamento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos.
No segundo momento de aula de 50 min, os grupos apresentam as suas descobertas aos restantes colegas.
O papel do professor nessa segunda fase realiza uma avaliação ao registar o rigor científico e do modelo utilizado na apresentação do grupo.
Ferramentas e recursos:
Computador por grupo
Software PowerPoint
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A arquitetura do espaço de aprendizagem é na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Como última atividade, o professor lidera o grupo de turma na elaboração de um póster de turma sobre a atividade investigativa da simetria natural para uma exposição no espaço escolar.
Cada categoria (reflexão, rotação e translação) terá dois exemplos com as devidas identificações da simetria.
Para esse efeito, terá sido previamente votado pelos alunos em casa os modelos selecionados pelo professor de diversos grupos a ser utilizado para o póster.
Ferramentas e recursos:
Cartolina
Impressões
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A arquitetura do espaço de aprendizagem é na sala de aula.
O local de exposição do póster poderá ser na biblioteca escolar ou, em alternativa, no átrio da entrada principal da escola.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)