Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
500 minutos

>

O que é que nos faz felizes? A Felicidade e a Paz!

Ensino Secundário

Amélia Constança Alves da Silva Vaz Gonçalves / 27-05-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a explorar a problemática da bomba atómica de Hiroshima, 80 anos depois!
A Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas de Bombas A e H (Nihon gensuibaku higaisha dantai kyōgi-kai), muitas vezes abreviado para Nihon Hidankyō (Nihon Hidankyō), é um grupo formado por hibakusha em 1956 com o objetivo de pressionar o governo japonês a melhorar o apoio às vítimas e fazer lobby junto aos governos para a abolição das armas nucleares.
Em 2024, a instituição foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz “pelos seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar através de depoimentos de testemunhas que as armas nucleares nunca devem ser usadas novamente”.
Tendo como base a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, ao suportar-se na compreensão e busca de soluções para problemas reais das comunidades, permite aos alunos tirarem o máximo partido do estudo independente, promovendo a autonomia, a cooperação e a vida em sociedade. Facilita e promove a aquisição de conhecimentos e competências, nomeadamente de pensamento crítico e criativo, através do trabalho continuado em torno da investigação e resposta a uma pergunta, um problema ou um desafio envolvente e complexo.
A voz e as escolhas são dos(as) alunos(as), o que estimula a criatividade e a flexibilidade de trabalho. Todo este trabalho deve, também no final, ser objeto de reflexão conjunta entre os professores e os alunos sobre as aprendizagens, escolhas, problemas e obstáculos encontrados e formas de superação, acompanhado de muito feedback para que possam melhorar os seus processos e produtos.
O trabalho vai ter como suporte um site onde estará todo o trabalho realizado.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Física ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer a probabilidade no conjunto das partes de um espaço amostral finito.
> Representar números complexos na forma algébrica e na forma trigonométrica.
> Representar geometricamente números complexos.
> Operar com números complexos na forma algébrica e trigonométrica.
> Resolver e interpretar as soluções de equações em ℂ.
> Caracterizar uma função logarítmica como função inversa de uma função exponencial de base 𝑎, com 𝑎>1, referindo logaritmos neperiano e decimal.
> Resolver problemas envolvendo o estudo de funções definidas a partir de funções exponenciais e logarítmicas, as respetivas propriedades algébricas, derivadas e os limites notáveis.
> Reconhecer o papel relevante desempenhado pela Estatística em todos os campos do conhecimento, abordando nomeadamente os conceitos de Recenseamento e Sondagem (população e amostra).
> Organizar e interpretar dados de natureza quantitativa e qualitativa, variáveis discretas e contínuas.
> Interpretar medidas de localização de uma amostra: moda, média, mediana, quartis e percentis; medidas de dispersão: amplitude interquartil, variância e desvio-padrão.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
500 MINUTOS
A Felicidade e a Paz!

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Planificação:

O trabalho vai ter como suporte um site onde estará todo o trabalho realizado.

Pretende-se que o tema seja trabalhado de forma transversal em todas as disciplinas do currículo do, de acordo com os conteúdos. 

Em Matemática, Física e API: (com * o que é de matemática, ** o que é de Física e *** o que é de API)

* Calcular a probabilidade de encontrar um sem abrigo em três localidades do país diferentes. Para os sem-abrigo, ter um emprego pode ser um fator crucial para restaurar a dignidade e a autoestima, proporcionando uma fonte de rendimento e estabilidade. Além disso, o trabalho oferece uma oportunidade de reintegração social, ajudando a combater a sensação de exclusão e promovendo um senso de propósito. Nesse contexto, o emprego não apenas facilita a sobrevivência material, mas também contribui significativamente para o bem-estar emocional e psicológico.

* e *** Criação de gráficos usando Python (desemprego registado e população ativa, dados do banco de Portugal) e calcular média, mediana, desvio padrão e variância usando Python.

* e ** Calcular o tempo que demorou a bola de fogo da bomba de Hiroshima desde o momento que se iniciou a explosão até atingir o seu raio máximo a partir da energia da explosão e a partir do raio máximo da bola de fogo envolvendo a unção exponencial e logaritmos.

* e ** Utilização da lei do decaimento radioativo aos acontecimentos das duas bombas e criar um gráfico do nº de núcleos da amostra em função do tempo (envolve a utilização de logaritmos e exponenciais).

* e ** Com base no funcionamento do contador Geiger calcular o tempo de meia vida da amostra (envolve a utilização de logaritmos e exponenciais).

* e ** Relacionar a intensidade sonora, que pode ser medida em escala logarítmica, com o bem-estar do ser humano e a saúde, tanto a nível auditivo como em geral.

* e **Utilização de números complexos para a indutância e capacitância de um dosímetro.

** e *** Criação de um mapa mental e jogos no educaplay sobre reações nucleares, bem como utilização de Python para permitir criar simulações de alcance de bombas e um Quiz sobre o tema.

Em Português:

Relação de poemas de diferentes poetas com a sua perspetiva de felicidade (Álvaro de Campos, Antero de Quental, Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Cesário Verde, Almada Negreiros) Realização de um vídeo sobre o debate “O que é que nos faz felizes?”.

Em Educação Física:

Criação no Thinglink de um trabalho acerca da relação do desporto com a felicidade e com o bem-estar.


Ferramentas e recursos:

Para a realização do trabalho serão utilizados:

Canva; Genialy; Thinglink; XMind; O Wix; Educaplay; Vscode; Photoshop; Vários sites para pesquisa.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Explorar vários aspetos do trabalho em pequenas atividades divididas pelos vários elementos de cada grupo.

A sala é organizada em grupos de trabalho.

Os grupos apoiam-se entre si.

Sempre que necessário solicitam a ajuda do professor.

O tempo a utilizar, 2000 min, será dividido pelas várias disciplinas que constituem o currículo de 12º ano (Português, Ed. Física, Matemática A, Física, API B).

Apresentação dos trabalhos em grupo alargado da comunidade educativa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Site-do-trabalho.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top