Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 300 minutos

>

Alterações Climáticas

3º Ciclo

Elsa Lino / 18-11-2023


Descrição / Síntese:

Método de jigsaw: Quatro equipas para trabalharem o tema das Alterações Climáticas. Cada equipa terá um especialista que estudará, com um dos especialistas dos outros 3 grupos, um dos quatro subtemas fornecidos: Reações de combustão; Efeito de estufa natural versus gases poluentes; A poluição do ar, as secas e os gases de efeito estufa (GEE); Manutenção da vida na Terra.
Os alunos regressam à equipa de origem para elaborarem um poster com a informação recolhida, ilustrada e exemplificada com imagens, tabelas e/ou gráficos. Devem criar uma/duas imagens com recurso à IA. Preparam, ainda em equipa, uma apresentação oral à turma sobre a problemática em estudo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Física ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Concluir, a partir de pesquisa de informação, das consequências para o ambiente da emissão de poluentes provenientes das reações de combustão, propondo medidas para minimizar os seus efeitos, comunicando as conclusões.
> Reconhecer, numa perspetiva interdisciplinar, as alterações climáticas como um dos grandes problemas ambientais atuais e relacioná-las com a poluição do ar resultante do aumento dos gases de efeito de estufa
> Explicar o modo como a poluição, a desflorestação, os incêndios e as invasões biológicas podem afetar os ecossistemas.
> Interpretar a influência de alguns agentes poluentes nos ecossistemas, partindo de problemáticas locais ou regionais e analisando criticamente os resultados obtidos.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Apresentação da atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

(atividade baseada na proposta do manual: Gomes, A., Cunha,C.,Sousa, S.,(2022), FaQ 8 – Reações Químicas Físico-Química 8º ano. Porto: Areal Editores)

  • As professoras apresentam o tema, os objetivos da atividade e os critérios de avaliação.
  • As professoras explicam a metodologia de trabalho (método de jigsaw) e fornecem as orientações para a construção de um poster científico.
  • Os alunos são divididos em quatro equipas e selecionam os especialistas a trabalhar cada um dos temas específico
    • Reações de combustão
    • Efeito de estufa natural versus gases poluentes
    • A poluição do ar, as secas e os gases de efeito estufa (GEE)
    • Manutenção da vida na Terra


Ferramentas e recursos:

Apresentação do trabalho com explicitação das rubricas de avaliação, seguindo o guião a disponibilizar aos alunos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O trabalho desenvolve-se numa aula de Físico-Química e Ciências Naturais  com a presença das duas professoras.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Guiao-de-atividade_alteracoes-climaticas.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa80 MINUTOS
Trabalho em equipa de especialistas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Cada equipa de especialistas recebe uma ficha com orientações para a pesquisa e um conjunto de questões a responder.
  • Os alunos trabalham em conjunto para compreender os conceitos e responder às questões.
  • As professoras estão disponíveis para apoio e orientação.


Ferramentas e recursos:

Fichas com proposta de trabalho adaptadas da proposta apresentada no manual (em anexo).

Manual: Gomes, A., Cunha,C.,Sousa, S.,(2022), FaQ 8 – Reações Químicas Físico-Química 8º ano. Porto: Areal Editores.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 80 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O trabalho desenvolve-se numa aula de Físico-Química e Ciências Naturais  com a presença das duas professoras.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Trabalho na equipa de origem

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

  • Cada equipa reúne os seus especialistas para partilhar os seus conhecimentos por todos os elementos.
  • Os alunos trabalham em conjunto para elaborar um poster científico no Canva e preparam a sua apresentação oral.
  • Os alunos criam uma/duas imagens sobre a temática utilizando ferramentas da inteligência artificial (ex: Bing Image Creator).


Ferramentas e recursos:

Computador, Canva e Bing Image Creator 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O trabalho desenvolve-se numa aula de Físico-Química ou Ciências Naturais.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Apresentação

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

  • Cada equipa projeta e apresenta oralmente o seu poster.
  • Os elementos da equipa respondem a questões colocadas pelos professores e/ou colegas.


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Numa aula de Físico-Química e Ciências Naturais, na presença das duas professoras.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

  • Os alunos preenchem um questionário de autoavaliação e de heteroavaliação dos trabalhos dos colegas.


Ferramentas e recursos:

Questionário online


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Numa aula de Físico-Química e Ciências Naturais, na presença das duas professoras.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)