>
3º Ciclo
Elsa Lino / 18-11-2023
Descrição / Síntese:
Método de jigsaw: Quatro equipas para trabalharem o tema das Alterações Climáticas. Cada equipa terá um especialista que estudará, com um dos especialistas dos outros 3 grupos, um dos quatro subtemas fornecidos: Reações de combustão; Efeito de estufa natural versus gases poluentes; A poluição do ar, as secas e os gases de efeito estufa (GEE); Manutenção da vida na Terra.
Os alunos regressam à equipa de origem para elaborarem um poster com a informação recolhida, ilustrada e exemplificada com imagens, tabelas e/ou gráficos. Devem criar uma/duas imagens com recurso à IA. Preparam, ainda em equipa, uma apresentação oral à turma sobre a problemática em estudo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Física ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
(atividade baseada na proposta do manual: Gomes, A., Cunha,C.,Sousa, S.,(2022), FaQ 8 – Reações Químicas Físico-Química 8º ano. Porto: Areal Editores)
- As professoras apresentam o tema, os objetivos da atividade e os critérios de avaliação.
- As professoras explicam a metodologia de trabalho (método de jigsaw) e fornecem as orientações para a construção de um poster científico.
- Os alunos são divididos em quatro equipas e selecionam os especialistas a trabalhar cada um dos temas específico
- Reações de combustão
- Efeito de estufa natural versus gases poluentes
- A poluição do ar, as secas e os gases de efeito estufa (GEE)
- Manutenção da vida na Terra
Ferramentas e recursos:
Apresentação do trabalho com explicitação das rubricas de avaliação, seguindo o guião a disponibilizar aos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O trabalho desenvolve-se numa aula de Físico-Química e Ciências Naturais com a presença das duas professoras.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Guiao-de-atividade_alteracoes-climaticas.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Cada equipa de especialistas recebe uma ficha com orientações para a pesquisa e um conjunto de questões a responder.
- Os alunos trabalham em conjunto para compreender os conceitos e responder às questões.
- As professoras estão disponíveis para apoio e orientação.
Ferramentas e recursos:
Fichas com proposta de trabalho adaptadas da proposta apresentada no manual (em anexo).
Manual: Gomes, A., Cunha,C.,Sousa, S.,(2022), FaQ 8 – Reações Químicas Físico-Química 8º ano. Porto: Areal Editores.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 80 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O trabalho desenvolve-se numa aula de Físico-Química e Ciências Naturais com a presença das duas professoras.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
- Cada equipa reúne os seus especialistas para partilhar os seus conhecimentos por todos os elementos.
- Os alunos trabalham em conjunto para elaborar um poster científico no Canva e preparam a sua apresentação oral.
- Os alunos criam uma/duas imagens sobre a temática utilizando ferramentas da inteligência artificial (ex: Bing Image Creator).
Ferramentas e recursos:
Computador, Canva e Bing Image Creator
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O trabalho desenvolve-se numa aula de Físico-Química ou Ciências Naturais.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
- Cada equipa projeta e apresenta oralmente o seu poster.
- Os elementos da equipa respondem a questões colocadas pelos professores e/ou colegas.
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Numa aula de Físico-Química e Ciências Naturais, na presença das duas professoras.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
- Os alunos preenchem um questionário de autoavaliação e de heteroavaliação dos trabalhos dos colegas.
Ferramentas e recursos:
Questionário online
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Numa aula de Físico-Química e Ciências Naturais, na presença das duas professoras.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)