>
3º Ciclo
Joana Magalhães / 18-11-2023
Descrição / Síntese:
O cenário de aprendizagem está organizado em 6 momentos:
1) Criação de uma nuvem de palavras no Mentimeter sobre segurança rodoviária.
2) Análise de vídeos sobre essa temática.
3) Atividade lúdica do Educaplay sobre as regras de segurança rodoviária.
4) Trabalho de grupo – cada grupo deverá analisar criticamente o cartaz criado (no âmbito de uma campanha de prevenção rodoviária) pela I.A. (Microsoft Bing), identificando os aspetos positivos do documento e os aspetos que deverão ser alterados.
5) Continuação do trabalho de grupo – após análise efetuada no ponto anterior e tendo por base a rubrica de avaliação, cada grupo deverá reconstruir o cartaz, procedendo às alterações necessárias (p. ex: acrescentar slogan, alterar imagens / ícones, acrescentar elementos e informações que estão omissas…)
6) Apresentação do trabalho à turma.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos refletem a respeito das suas ideias prévias sobre segurança rodoviária.
Ferramentas e recursos:
https://www.menti.com/alfvhorpm9az
Mentimeter
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Os alunos refletem individualmente e escrevem 3 palavras.
- Discussão em grande grupo sobre as palavras escritas pelos alunos.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Os alunos veem a sequência dos vídeos.
- Refletem a respeito dos comportamentos incorretos que surgem nos vídeos.
- Sistematizam as regras de segurança rodoviária.
Ferramentas e recursos:
YouTube
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
https://youtu.be/vtZMKTlyDME?si=tavdOIoWekfUHIDm
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos participam num jogo sobre as regras de segurança rodoviária.
Ferramentas e recursos:
https://es.educaplay.com/recursos-educativos/13077121-seguranca_rodoviaria.html
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
https://es.educaplay.com/recursos-educativos/13077121-seguranca_rodoviaria.html
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos, em grupo, analisam um cartaz criado no Microsoft Bing, no âmbito de uma campanha de segurança rodoviária.
Deverão analisar o cartaz e identificar, numa postura crítica, os aspetos que deverão manter e os aspetos que deveriam ser melhorados no cartaz.
Ferramentas e recursos:
Análise do cartaz
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Análise do cartaz
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em trabalho de grupo, os alunos reconstroem o cartaz sobre a segurança rodoviária. Alteram o cartaz que lhes foi atribuído, corrigindo as falhas que apontaram na atividade anterior.
Os alunos seguem a rubrica de avaliação.
Ferramentas e recursos:
Os alunos selecionam a plataforma a utilizar.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos selecionam a plataforma a utilizar.
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos apresentam, em grupo, as diferentes etapas do seu trabalho e o produto final.
Ferramentas e recursos:
Os alunos projetam o seu trabalho perante a turma.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 70 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos projetam o seu trabalho perante a turma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)