Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

Segurança Rodoviária

3º Ciclo

Joana Magalhães / 18-11-2023


Descrição / Síntese:

O cenário de aprendizagem está organizado em 6 momentos:
1) Criação de uma nuvem de palavras no Mentimeter sobre segurança rodoviária.
2) Análise de vídeos sobre essa temática.
3) Atividade lúdica do Educaplay sobre as regras de segurança rodoviária.
4) Trabalho de grupo – cada grupo deverá analisar criticamente o cartaz criado (no âmbito de uma campanha de prevenção rodoviária) pela I.A. (Microsoft Bing), identificando os aspetos positivos do documento e os aspetos que deverão ser alterados.
5) Continuação do trabalho de grupo – após análise efetuada no ponto anterior e tendo por base a rubrica de avaliação, cada grupo deverá reconstruir o cartaz, procedendo às alterações necessárias (p. ex: acrescentar slogan, alterar imagens / ícones, acrescentar elementos e informações que estão omissas…)
6) Apresentação do trabalho à turma.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais.
> Formular questões simples que permitam orientar a recolha de dados ou informações.
> Analisar a qualidade da informação recolhida.
> Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e/ ou da natureza das entidades que a disponibilizam.
> Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros…)
> Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos.
> Analisar criticamente o ambiente rodoviário e adotar atitudes e comportamentos sociais e cívicos adequados.

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão20 MINUTOS
Nuvem de palavras sobre segurança rodoviária

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos refletem a respeito das suas ideias prévias sobre segurança rodoviária.


Ferramentas e recursos:

https://www.menti.com/alfvhorpm9az

Mentimeter


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Os alunos refletem individualmente e escrevem 3 palavras.
  2. Discussão em grande grupo sobre as palavras escritas pelos alunos. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

mentimeter_qr_code.png

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Análise de vídeos sobre segurança rodoviária

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Os alunos veem a sequência dos vídeos.
  2. Refletem a respeito dos comportamentos incorretos que surgem nos vídeos.
  3.  Sistematizam as regras de segurança rodoviária. 


Ferramentas e recursos:

YouTube 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

https://youtu.be/vtZMKTlyDME?si=tavdOIoWekfUHIDm

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Jogo Educaplay sobre regras de segurança rodoviária

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos participam num jogo sobre as regras de segurança rodoviária. 


Ferramentas e recursos:

https://es.educaplay.com/recursos-educativos/13077121-seguranca_rodoviaria.html


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

https://es.educaplay.com/recursos-educativos/13077121-seguranca_rodoviaria.html

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa15 MINUTOS
Campanhas de Segurança rodoviária – I.A.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos, em grupo, analisam um cartaz criado no Microsoft Bing, no âmbito de uma campanha de segurança rodoviária. 

Deverão analisar o cartaz e identificar, numa postura crítica, os aspetos que deverão manter e os aspetos que deveriam ser melhorados no cartaz.


Ferramentas e recursos:

Análise do cartaz


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Análise do cartaz

〉Criação60 MINUTOS
Criação de um cartaz

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em trabalho de grupo, os alunos reconstroem o cartaz sobre a segurança rodoviária. Alteram o cartaz que lhes foi atribuído, corrigindo as falhas que apontaram na atividade anterior.

Os alunos seguem a rubrica de avaliação.


Ferramentas e recursos:

Os alunos selecionam a plataforma a utilizar.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos selecionam a plataforma a utilizar.

Ficheiros de Apoio (anexos):

rubrica-seguranca-rodoviaria.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha70 MINUTOS
Apresentação do trabalho de grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos apresentam, em grupo,  as diferentes etapas do seu trabalho e o produto final. 


Ferramentas e recursos:

Os alunos projetam o seu trabalho perante a turma. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 70 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos projetam o seu trabalho perante a turma. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)