O Seminário sobre Educação, Tecnologias e Aprendizagem (SETA) deste ano tem como mote “Tecnologias digitais e ambientes de aprendizagem”. Os avanços tecnológicos obrigam a um currículo flexível e adaptado às novas realidades que são colocadas à Sociedade e à Educação. Consequentemente colocam-se assim desafios aos professores atuais e futuros, bem como à formação inicial e contínua de docentes.
As novas tecnologias de informação e comunicação têm vindo a chegar às escolas do país e assiste-se a mudanças de perspetivas e a um reequacionar de metodologias, colocando a discussão na forma de integrar essas ferramentas no quotidiano da comunidade educativa. Tem sido uma reflexão que se faz já há bastantes anos, mas neste tempos que correm ganhou uma nova centralidade e procura-se discutir processos eficientes e sustentáveis para que as tecnologias e ecossistemas digitais façam naturalmente parte dos ambientes de aprendizagem.
Partindo da premissa que os ambientes de aprendizagem podem ser enriquecidos pela tecnologias digitais, estas são julgadas importantes na educação devido a sua capacidade de proporcionar oportunidades de aprendizagem inovadoras e acessíveis permitindo aos educadores criarem ambientes de ensino mais dinâmicos, interativos e personalizados. Assim ao incorporar a tecnologia na educação, ampliar-se-á o potencial de transformar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais envolvente, acessível e adaptado às necessidades individuais dos alunos.
Para atingir o seu propósito o SETA contará com um leque de oradores que virão abordar temáticas inseridas no mote deste encontro e também proporcionará workshops.
Mais informações em https://www.esev.ipv.pt/seta/