
Programa
(Informação provisória)
Horário | Atividade |
---|---|
09h00 | Receção aos participantes |
09h15 | Abertura |
09h45 | Sessão Plenária |
11h15 | Coffee Break |
11h30 > 13h00 | 1.ª Sessão de Workshops |
13h00 | Almoço |
14h30 > 16h00 | 2.ª Sessão de Workshops |
16h15 > 17h45 | 3.ª Sessão de Workshops |
17:50 | Sessão de Encerramento e distribuição de certificados aos participantes |
Workshops
(Mais workshops disponíveis em breve)
Dinamizador(es) | Nível | Título | Descrição |
---|---|---|---|
José Calado | Pré-escolar | Explorando a Robótica com Alegria | Breve descrição: formação prática para educadores de infância, onde se aprende a usar robots educativos para tornar a aprendizagem mais divertida e criativa. Os participantes experimentam os robôs, aprendem a programar e criam atividades para as crianças, tudo num ambiente de descoberta e colaboração. |
Cidalia Marques e Laura Marques | 2º Ciclo | Uma cidade sustentável com Lego Prime | Breve descrição: Este workshop é direcionado a professores do ensino básico que desejam explorar o kit LEGO® Education SPIKE™ Prime como ferramenta pedagógica para trabalhar conceitos de sustentabilidade, programação e pensamento computacional em sala de aula. Será abordado um cenário de aprendizagem no âmbito dos LED e realizada uma atividade reflexiva sobre as potencialidades da robótica em atividades transdisciplinares. |
David Rua | 1º Ciclo | Práticas sustentáveis: A eficiência da tecnologia_nos_sistemas de irrigação | Breve descrição: Este WS pretende mostrar um exemplo de integração da tecnologia na resolução de problemas da vida real, um projeto (STEM) desenvolvido com alunos do 1.º ciclo articulando as aprendizagens essenciais e o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Da agricultura sustentável à programação, vamos plantar alfaces e construir um sistema de rega eficiente com micro:bit! |
Marisa Moniz | 1º e 2º Ciclo | Comunicar com Artes e Multimédia | Breve descrição: Este WS abordará o uso de equipamentos multimédia como ferramentas pedagógicas, focando em cenários de aprendizagem que incluem o uso do teleponto e da técnica de Chroma Key. Serão partilhadas sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização do equipamento multimédia. |
Mónica Aldeia e Vitor Godinho | Pré-escolar | Brincar, Criar e Programar – Narrativas Interativas no Pré-Escolar | Breve descrição: Como podemos usar a tecnologia para enriquecer a criatividade e a imaginação das crianças? Neste workshop, as educadoras de infância irão explorar o Book Creator para criar livros digitais interativos, combinando imagem, som e texto de forma intuitiva e divertida. |
Aida Graça e João Grácio | Assistentes Operacionais | Cidadania Digital | Descrição: Neste Workshop, iremos trabalhar algumas questões relacionadas com a Cidadania Digital e falar de algumas atividades que poderão ser realizadas, sem o apoio da tecnologia. |
Raquel Costa e Carla Ferreira | 1º Ciclo | Scratch com Makey-Makey | Descrição: Neste Workshop iremos realizar algumas atividades que permitem identificar as potencialidades do Makey Makey. O Makey Makey é uma placa eletrónica que permite transformar praticamente qualquer objeto condutor numa tecla ou botão de um computador. Permite que os alunos se envolvam com a programação de forma tangível, transformando objetos do quotidiano em componentes interativos através do fascinante mundo da programação. Através do Makey Makey, os alunos descobrem o prazer da experimentação, da resolução de problemas e da criatividade. |
Nancy Silva e Pedro David | 1º Ciclo | Clipchamp na Sala de Aula: Vídeos Educativos no 1.º Ciclo | Breve descrição: Este workshop prático tem como objetivo capacitar professores do 1.º ciclo no uso do Clipchamp, uma ferramenta intuitiva de edição de vídeo. Durante a sessão, os participantes aprenderão a criar e editar vídeos, adicionar textos e efeitos visuais, e explorar formas de dinamizar o ensino com recursos multimédia. |
Luís Pitta (C2ti) | Tranversal | Construtor de histórias com o ChatGPT | Descrição: Vamos construir histórias utilizando o ChatGPT que nos vai ajudar a criar o “Prompt modelo” dessa tarefa. Começamos por desenhar o “Super Prompt” que irá construir o “Prompt modelo”. A partir do Prompt modelo cada participante irá trabalhá-lo – personalizando-o – para que no final seja submetido ao ChatGPT que irá co-produzir a “melhor história possível”. |
António Lucas | 1º e 2º Ciclo | IA: uma vIA para a docêncIA com tecnologIA? | Descrição: A Inteligência Artificial (IA), de um momento para o outro, está cada vez mais na nossa vida diária, constituindo-se, ela própria, uma força transformadora que está a revolucionar muitos setores, incluindo a Educação. Os professores no seu percurso de desenvolvimento profissional questionar-se-ão como usar a IA de forma eficaz. Neste workshop tentar-se-á, sempre com base num olhar crítico, encontrar formas de nos prepararmos para usar a IA de forma eficiente, com a apresentação/exploração de ferramentas com IA que poderão ser usadas pelos professores na sua atividade enquanto profissional da Educação. |
Localização
Multimedia
(Disponível em breve)
Contactos
CCTIC UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Dep. Educação – Universidade de Aveiro
3800 Aveiro
+351 919 399 018
ccticua@gmail.com
CCTIC ESE IP VISEU
Rua Maximiano Aragão
3504-501 Viseu
+351 232 419 000
ccticviseu@esev.ipv.pt
CCTIC ESE IP CASTELO BRANCO
Rua Prof. Dr. Faria de Vasconcelos
6000-266 Castelo Branco
+351 272 339 100
cctic@ipcb.pt