>
2º Ciclo
Lúcia Pacheco / 24-05-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem, os alunos serão orientados a realizar um estudo estatístico a partir de questões do seu interesse, no âmbito do tema “Diversidade e respeito.”
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Matemática ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A partir da análise de textos que remetem para a diversidade e o respeito, tema escolhido para o trabalho interdisciplinar, os alunos são convidados a elaborar questões do seu interesse para aprofundar esta temática. Os dados serão recolhidos através de um inquérito feito aos seus colegas de escola.
Ferramentas e recursos:
Caderno, manual e lápis.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 70 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Depois das questões elaboradas, os alunos saem do espaço da sala de aula para inquirir os colegas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada grupo organiza os dados recolhidos na atividade anterior, numa tabela de frequências absoluta/relativa e constrói gráficos.
Utilização de recursos digitais para a construção.
Utilização da ferramenta Canva para a elaboração da apresentação do estudo estatístico.
Os alunos submetem no Padlet da Turma todos os trabalhos que vão produzindo.
Ferramentas e recursos:
Caderno, computador.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos deslocam-se para a sala de Informática para usar os computadores.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Cada grupo apresenta à turma o seu estudo estatístico.
O professor promove a análise e discussão dos diferentes trabalhos apresentados. Pretende-se acima de tudo, criar um ambiente de reflexão, partilha e comunicação.
Depois de avaliados os trabalhos de grupo e a sua apresentação oral, o professor ausculta os alunos, através da ferramenta Mentimeter, sobre os aspetos positivos e negativos das atividades realizadas.
Ferramentas e recursos:
- Computador, projetor, telemóvel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço de sala de aula estruturado de forma a que cada grupo possa fazer a sua apresentação com um enquadramento físico mais propício à comunicação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)