Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
270 minutos

>

Estatística e Análise de Dados.

2º Ciclo

Lúcia Pacheco / 24-05-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem, os alunos serão orientados a realizar um estudo estatístico a partir de questões do seu interesse, no âmbito do tema “Diversidade e respeito.”


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Matemática ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Formular questões de interesse dos alunos, sobre características qualitativas e quantitativas discretas, no âmbito do tema “Diversidade e respeito.
> Selecionar o método de recolha de dados, em especial questionários, simples.
> Usar tabelas de frequências absolutas e relativas e gráficos para registar e organizar os dados.
> Elaborar uma apresentação que apoie a apresentação oral do estudo realizado.
> Leitura e análise de textos com discussão em grande grupo sobre as questões relacionadas com o saber respeitar o outro independentemente das suas características físicas ou orientação sexual.
> Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
70 MINUTOS
Recolha de dados através de um inquérito.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A partir da análise de textos que remetem para a diversidade e o respeito, tema escolhido  para o trabalho interdisciplinar,  os alunos são convidados a elaborar questões do seu interesse para aprofundar esta temática. Os dados serão recolhidos através de um inquérito feito aos seus colegas de escola.

 

 


Ferramentas e recursos:

Caderno, manual e lápis.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 70 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Depois das questões elaboradas, os alunos saem do espaço da sala de aula para inquirir os colegas.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
150 MINUTOS
Elaboração da apresentação.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

 

Cada grupo organiza os dados recolhidos na atividade anterior,  numa tabela de frequências absoluta/relativa e constrói gráficos.

Utilização de recursos digitais para a construção. 

Utilização da ferramenta Canva para a elaboração da apresentação do estudo estatístico.

Os alunos submetem no Padlet da Turma todos os trabalhos que vão produzindo.

 


Ferramentas e recursos:

Caderno, computador.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos deslocam-se para a sala de Informática para usar os computadores.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Apresentação à turma – debate de ideias.

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Cada grupo apresenta à turma o seu estudo estatístico. 

O professor promove a análise e discussão dos diferentes trabalhos apresentados. Pretende-se acima de tudo, criar um ambiente de reflexão, partilha e comunicação. 

Depois de avaliados os trabalhos de grupo e a sua apresentação oral, o professor ausculta os alunos, através da ferramenta Mentimeter, sobre os aspetos positivos e negativos das atividades realizadas.


Ferramentas e recursos:

  1. Computador, projetor, telemóvel.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço de sala de aula estruturado de forma a que cada grupo possa fazer a sua apresentação com um enquadramento físico mais propício à comunicação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top