>
3º Ciclo
Ana Marques / 17-04-2025
Descrição / Síntese:
Cenário de aprendizagem a desenvolver com um grupo de alunos, no âmbito do Programa Erasmus+, com o Lycée Jean- Baptiste De Baudre, em Agen – França. No contexto do Projeto: “De l’ Esclavage à la Liberté: Réflexions sur les Droits de l’Homme” (“Da Escravatura à Liberdade: Reflexão sobre os Direitos Humanos”).
As disciplinas envolvidas são: Francês, Inglês, História, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento.
O assunto central dos trabalhos a desenvolver está relacionado com a questão da escravatura nos séculos XVI e XVII, a violação dos Direitos Humanos e o direito à Liberdade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Pretende-se que os alunos em grupo possam discutir a problemática da escravatura ao longo dos séculos, refletir sobre como essa prática representou uma violação dos Direitos Humanos e como, atualmente, ainda, subsistem modalidades de escravatura nas sociedades contemporâneas.
Ferramentas e recursos:
Cartolinas, canetas
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização dos alunos em grupos: alunos portugueses e alunos franceses
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)