Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
45 minutos

>

guião de atividades

3º Ciclo

Ana Marques / 17-04-2025


Descrição / Síntese:

Cenário de aprendizagem a desenvolver com um grupo de alunos, no âmbito do Programa Erasmus+, com o Lycée Jean- Baptiste De Baudre, em Agen – França. No contexto do Projeto: “De l’ Esclavage à la Liberté: Réflexions sur les Droits de l’Homme” (“Da Escravatura à Liberdade: Reflexão sobre os Direitos Humanos”).
As disciplinas envolvidas são: Francês, Inglês, História, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento.
O assunto central dos trabalhos a desenvolver está relacionado com a questão da escravatura nos séculos XVI e XVII, a violação dos Direitos Humanos e o direito à Liberdade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> • Reconhecer que a escravatura foi uma prática secular de violação grave dos direitos humanos e, ainda, não se encontra totalmente erradicada;
> • Tomar consciência das diversas formas de escravatura, ao longo dos séculos, nomeadamente o tráfico de pessoas, o trabalho forçado e a exploração sexual, para que todos possam compreender a necessidade de combater essas práticas;
> • Garantir que todas as pessoas tenham acesso a iguais oportunidades de educação, justiça, condições de trabalho dignas, reduzindo assim a exposição à exploração;
> • Promover entre os jovens uma cultura de respeito pelos direitos humanos, garantindo que todos os indivíduos possam viver com dignidade e liberdade.
> • Consolidar as relações entre todos os participantes e promover as línguas francesa e inglesa.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
45 MINUTOS
Discussão sobre o tema: “De l’ Esclavage à la Liberté: Réflexions sur les Droits de l’Homme” (“Da Escravatura à Liberdade: Reflexão sobre os Direitos Humanos”), no âmbito do Programa Erasmus+.

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Pretende-se  que os alunos em grupo possam discutir a problemática da escravatura ao longo dos séculos, refletir sobre como essa prática representou uma violação dos Direitos Humanos e como, atualmente, ainda, subsistem modalidades de escravatura nas sociedades contemporâneas.


Ferramentas e recursos:

Cartolinas, canetas


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização dos alunos em grupos: alunos portugueses e alunos franceses 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top