Lista de Cenários de Aprendizagem

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70 minutos

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Os direitos humanos

Ensino Secundário

Albertino Pinto / 09-04-2025


Descrição / Síntese:

Abordar a problemática dos direitos humanos; a sua evolução histórica e tratar o caso concreto do bullying como violação dos direitos humanos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia ; Educação para a Cidadania ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender o conceito de Direitos Humanos. Identificar e distinguir as três gerações dos Direitos Humanos. Refletir sobre a importância dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
70 MINUTOS
Introdução (15′)

Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos


Descrição da atividade:

Estrutura da Aula

    1. Introdução (10′) – Reflexão e contextualização

Atividade:

Pergunta para debate inicial: O que são os Direitos Humanos? Por que são importantes?

Breve referência à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e ao seu impacto.

Ligação com a Constituição Portuguesa (ex: Artigo 1º – Estado de Direito Democrático). 

Objetivo:

Avaliar o conhecimento prévio dos alunos e despertar interesse pelo tema.

    1. Desenvolvimento (35′) – As três gerações dos Direitos Humano

Explicação teórica (10′)

1.ª Geração – Direitos Civis e Políticos (liberdade, participação política) → ex.: direito à vida, liberdade de expressão, direito ao voto.

2.ª Geração – Direitos Económicos, Sociais e Culturais (igualdade) → ex.: direito à educação, saúde, trabalho digno.

3.ª Geração – Direitos de Solidariedade ou Coletivos (fraternidade) → ex.: direito ao meio ambiente saudável, desenvolvimento sustentável, paz.

Atividade prática (25′)

Trabalho em grupo: Os alunos dividem-se em três grupos, cada um representando uma geração dos Direitos Humanos.

Cada grupo elabora uma apresentação curta (3′-5′) com exemplos concretos da sua geração de direitos (eventos históricos, notícias, casos reais).

Objetivo:

Desenvolver a capacidade analítica e crítica dos alunos.

    1. Debate e Reflexão Final (20′)

Atividade:

Discussão sobre a importância dos Direitos Humanos no século XXI: Ainda há violações dos Direitos Humanos? Como podemos protegê-los?

Reflexão sobre o papel dos alunos na defesa dos Direitos Humanos.

Objetivo:

Relacionar os conceitos com a realidade dos alunos e estimular a consciência cívica.

Avaliação

Participação na discussão inicial.

Qualidade e criatividade na apresentação em grupo.

Reflexões apresentadas no debate final.


Ferramentas e recursos:

Materiais Necessários

 

Quadro/branco e marcadores.

 

Mentimeter

 

Internet, IA.

 

Apresentação, programa apropriado.

 

Notícias impressas ou projetadas sobre violações/avanços dos Direitos Humanos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 70 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

 – Sala de aula disposta normalmente

 

– Formação de 3 grupos de trabalho

 

– Sala de aula disposta normalmente

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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