>
1º Ciclo
Donzília Farinha / 06-04-2025
Descrição / Síntese:
Aprendizagem da leitura e da escrita com recurso ao B Bot.
Pretende-se que de forma lúdica e motivadora os alunos utilizem os B Bot na aprendizagem da leitura e da escrita, ao nível do 1º ano de escolaridade.
No A.E.S. temos um método de aprendizagem da leitura e da escrita e estamos a trabalhar no sentido da sua certificação. Esta seria mais uma ferramenta de apoio ao método de aprendizagem da leitura e da escrita.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressão Físico-Motora ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Existem várias palavras distribuídas aleatoriamente no tapete: o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança em pequeno grupo terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.
O tempo previsível desta atividade é de 60 minutos, no entanto pode ser desenvolvida ao longo do ano em várias sessões, conforme a aprendizagem da leitura e da escrita. Esta atividade pode ser intercalada com a atividade seguinte, não sendo necessário realizar uma a seguir à outra. Devem culminar com a autoavaliação.
Ferramentas e recursos:
6 B Boots
6 tapetes de palavras/frases
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram- se em pequenos grupos e o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Existem várias palavras distribuídas aleatoriamente no tapete: Os alunos formam frases em pequeno grupo e têm de programar o Bee-Bot de forma a alcançá-las.
O tempo previsível desta atividade é de 60 minutos, no entanto pode ser desenvolvida ao longo do ano em várias sessões, conforme a aprendizagem da leitura e da escrita. Esta atividade pode ser intercalada com a atividade anterior, não sendo necessário realizar uma a seguir à outra. Devem culminar com a autoavaliação.
Ferramentas e recursos:
6 B Bot
6 tapetes
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram- se em pequenos grupos e o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Os alunos avaliam a atividade com smiles de cores, de acordo com a aprendizagem e interesse/gosto: azul se gostou e se aprendeu muito, verde para gostou e aprendeu, vermelho se não fez aprendizagens e se não gostou.
Ferramentas e recursos:
A avaliação é registada num papel próprio.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O docente vai verificando como decorre a aula, questionando e dando feedback aos alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)