>
1º Ciclo
Donzília Farinha / 06-04-2025
Descrição / Síntese:
Aprendizagem da leitura e da escrita com recurso ao B Bot. Pretende-se que de forma lúdica e motivadora os alunos utilizem os B Bot na aprendizagem da leitura e da escrita, ao nível do 1º ano de escolaridade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Existem várias palavras distribuídas aleatoriamente no tapete: o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança em pequeno grupo terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.
Ferramentas e recursos:
6 B Boots
6 tapetes de palavras/frases
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram- se em pequenos grupos e o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Existem várias palavras distribuídas aleatoriamente no tapete: Os alunos formam frases em pequeno grupo e têm de programar o Bee-Bot de forma a alcançá-las.
Ferramentas e recursos:
6 B Bot
6 tapetes
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram- se em pequenos grupos e o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Pausa de 3 minutos
Descrição da atividade:
O professor faz uma pausa na aula a qualquer momento e faz perguntas que os alunos têm que responder oralmente (ex. Fiquei surpreso com… Aprendi que … quero saber mais sobre…)
Ferramentas e recursos:
A avaliação é feita oralmente.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O docente vai verificando como decorre a aula, questionando e dando feedback aos alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)