Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
130 minutos

>

Aprendizagem da leitura e da escrita com BBot

1º Ciclo

Donzília Farinha / 06-04-2025


Descrição / Síntese:

Aprendizagem da leitura e da escrita com recurso ao B Bot.
Pretende-se que de forma lúdica e motivadora os alunos utilizem os B Bot na aprendizagem da leitura e da escrita, ao nível do 1º ano de escolaridade.
No A.E.S. temos um método de aprendizagem da leitura e da escrita e estamos a trabalhar no sentido da sua certificação. Esta seria mais uma ferramenta de apoio ao método de aprendizagem da leitura e da escrita.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressão Físico-Motora ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Construir frases com recurso ao Bbot.
> Ler palavras isoladas e pequenas frases com articulação correta e prosódia adequada.
> Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica, aplicando regras de correspondência fonema – grafema.
> Escrever frases simples.
> Pensamento computacional – Realçar processos relevantes e secundarizar detalhes e especificidades particulares: conduzir o BBot de forma a formar a frase. Centrar a atenção nas palavras por onde o BBot deve passar até ao fim da frase.
> Orientação espacial – Posição e localização: Descrever a posição relativa de palavras, usando vocabulário próprio. Identificar e descrever a posição, usando vocabulário próprio como “em frente”, “à esquerda”, “à direita”, “em frente” e “atrás”.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
60 MINUTOS
Ditado de palavras – Descobrir palavras e frases no 1º ano

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Existem várias palavras distribuídas aleatoriamente no tapete:  o professor diz uma palavra  ou uma frase e a criança em pequeno grupo terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la. 

O tempo previsível desta atividade é de 60 minutos, no entanto pode ser desenvolvida ao longo do ano em várias sessões, conforme a aprendizagem da leitura e da escrita. Esta atividade pode ser intercalada com a atividade seguinte, não sendo necessário realizar uma a seguir à outra. Devem culminar com a autoavaliação.


Ferramentas e recursos:

6 B Boots

6 tapetes de palavras/frases


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram- se em pequenos grupos e o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
60 MINUTOS
FORMA FRASES – forma diferentes frases com as mesmas palavras. O tapete contém artigos, substantivos e adjetivos no 1º ano.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Existem várias palavras distribuídas aleatoriamente no tapete:  Os alunos formam frases em pequeno grupo e têm de programar o Bee-Bot de forma a alcançá-las. 

O tempo previsível desta atividade é de 60 minutos, no entanto pode ser desenvolvida ao longo do ano em várias sessões, conforme a aprendizagem da leitura e da escrita. Esta atividade pode ser intercalada com a atividade anterior, não sendo necessário realizar uma a seguir à outra. Devem culminar com a autoavaliação.


Ferramentas e recursos:

6 B Bot

6 tapetes


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram- se em pequenos grupos e o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
10 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos avaliam a atividade com smiles de cores,  de acordo com a aprendizagem e interesse/gosto: azul se gostou e se aprendeu muito, verde para gostou e aprendeu, vermelho se não fez aprendizagens e se não gostou.


Ferramentas e recursos:

A avaliação é registada num papel próprio.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O docente vai verificando como decorre a aula, questionando e dando feedback aos alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top