Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
60 minutos

>

Aprendizagem da leitura e da escrita com BBot

1º Ciclo

Donzília Farinha / 06-04-2025


Descrição / Síntese:

Aprendizagem da leitura e da escrita com recurso ao B Bot. Pretende-se que de forma lúdica e motivadora os alunos utilizem os B Bot na aprendizagem da leitura e da escrita, ao nível do 1º ano de escolaridade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Construir palavras e frases com recurso ao Bbot.
> Ler palavras isoladas e pequenos textos com articulação correta e prosódia adequada.
> Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica, aplicando regras de correspondência fonema – grafema.
> Escrever frases simples.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
Ditado de palavras – Descobrir palavras e frases no 1º ano

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Existem várias palavras distribuídas aleatoriamente no tapete:  o professor diz uma palavra  ou uma frase e a criança em pequeno grupo terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la. 


Ferramentas e recursos:

6 B Boots

6 tapetes de palavras/frases


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram- se em pequenos grupos e o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
30 MINUTOS
FORMA FRASES – forma diferentes frases com as mesmas palavras. O tapete contém artigos, substantivos e adjetivos no 1º ano.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Existem várias palavras distribuídas aleatoriamente no tapete:  Os alunos formam frases em pequeno grupo e têm de programar o Bee-Bot de forma a alcançá-las. 


Ferramentas e recursos:

6 B Bot

6 tapetes


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram- se em pequenos grupos e o professor diz uma palavra ou uma frase e a criança terá de identificá-la e programar o Bee-Bot de forma a alcançá-la.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
10 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Pausa de 3 minutos


Descrição da atividade:

O professor faz uma pausa na aula a qualquer momento e faz perguntas que os alunos têm que responder oralmente (ex. Fiquei surpreso com… Aprendi que … quero saber mais sobre…)


Ferramentas e recursos:

A avaliação é feita oralmente.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O docente vai verificando como decorre a aula, questionando e dando feedback aos alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top