Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
270 minutos

>

Plantas em Ação: Desvendando os Segredos da Natureza

1º Ciclo

Lidia Silva / 10-05-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem oferece uma abordagem interdisciplinar e envolvente para explorar o mundo das plantas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Inglês ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer: Identificar diferentes tipos de plantas, as suas partes e funções.
> Compreender: O ciclo de vida das plantas e a sua importância para o ambiente.
> Desenvolver: Competências de observação, experimentação, comunicação e trabalho em equipa.
> Estimular: A criatividade, o pensamento crítico e o respeito pela natureza.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
Leitura e Escrita

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos ouvem uma música alusiva ao tema da plantas para motivar para a aprendizagem da constituição das plantas.

Link para a música.


Ferramentas e recursos:

Projetor, computador e colunas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados nos seus lugares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
Leitura e interpretação da letra da música.

Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle


Descrição da atividade:

O professor atribui partes da letra da música a diferentes alunos do grupo. Cada aluno torna-se um perito na sua parte e depois explica-o aos outros alunos. Pode ser usado um texto partilhado online.


Ferramentas e recursos:

Papel da letra da música e restante material de escrita; computador, projetor/painel.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos são organizados em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
90 MINUTOS
Realização de experiências sobre a germinação de sementes e o crescimento das plantas.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

 

Nesta atividade prática , os alunos exploram a germinação de sementes. Divididos em grupos, plantam diferentes tipos de sementes em vasos, variando as condições de luz, temperatura e humidade. Observam e registam diariamente o crescimento, medindo e utilizando lupas. Após alguns dias, analisam e discutem os resultados, compreendendo como as condições influenciam a germinação. Cada grupo apresenta as suas descobertas à turma. A atividade promove a observação, o registo de dados e a compreensão do ciclo de vida das plantas.

Atividade Wordwallhttps://wordwall.net/pt/resource/1970966


Ferramentas e recursos:

Lupas Digitais; Terra, régua (para medir);


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos organizam-se para trabalhar/observar na horta pedagógica.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
120 MINUTOS
Visita de Estudo o parque Biológico

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Missão de Exploração (30-45 minutos):

  • Desafiar cada grupo a explorar diferentes áreas do Arquivo Biológico onde existir plantas.
  • Pedir a cada grupo para escolher pelo menos 3 plantas diferentes para observar detalhadamente.
  • Orientar os alunos a observar as seguintes características de cada planta escolhida e a registar as suas observações (em texto e/ou desenho):
    • Tipo de planta: (ser árvore, arbusto, erva, trepadeira, etc.)
    • Folhas: (ter forma, tamanho, cor, textura, como estar dispostas no caule)
    • Caule: (ser do tipo lenhoso ou herbáceo, ter cor, textura, altura aproximada ou se rastejar)
    • Flores (se presentes): (ter cor, número de pétalas, forma)
    • Frutos ou sementes (se presentes): (ter cor, forma, tamanho)
    • Habitat: (onde a planta estar a crescer – solo, tronco de outra árvore, rocha, etc.)
    • Outras características interessantes: (ter cheiro, presença de espinhos, látex, etc.)
  • Incentivar os alunos a usar os guias de identificação (se disponíveis) para tentar identificar o nome das plantas.
  • Poder propor algumas questões orientadoras, como:
    • “Como ser a folha desta planta? Para que poder servir esta forma?”
    • “O caule ser forte e grosso ou fino e flexível? Como isso ajudar a planta?”
    • “Esta planta ter flores? Qual ser a sua cor e forma? Que animais poder ser atraídos por elas?”
    • “Esta planta produzir frutos? Qual ser a sua função?”


Ferramentas e recursos:

Para registo e observação:

  • Cadernos ou folhas de papel
  • Lápis e borrachas
  • Pranchetas (opcional)
  • Guias de identificação de plantas (se disponíveis)
  • Lupas (opcional)
  • Barbante ou fitas métricas simples (opcional)
  • Máquinas fotográficas ou telemóveis (opcional)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem será dinâmico, utilizando o Arquivo Biológico como sala de aula viva, com exploração em grupo e partilha de descobertas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top