>
1º Ciclo
Lidia Silva / 10-05-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem oferece uma abordagem interdisciplinar e envolvente para explorar o mundo das plantas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Inglês ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos ouvem uma música alusiva ao tema da plantas para motivar para a aprendizagem da constituição das plantas.
Link para a música.
Ferramentas e recursos:
Projetor, computador e colunas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão sentados nos seus lugares.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle
Descrição da atividade:
O professor atribui partes da letra da música a diferentes alunos do grupo. Cada aluno torna-se um perito na sua parte e depois explica-o aos outros alunos. Pode ser usado um texto partilhado online.
Ferramentas e recursos:
Papel da letra da música e restante material de escrita; computador, projetor/painel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos são organizados em pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Nesta atividade prática , os alunos exploram a germinação de sementes. Divididos em grupos, plantam diferentes tipos de sementes em vasos, variando as condições de luz, temperatura e humidade. Observam e registam diariamente o crescimento, medindo e utilizando lupas. Após alguns dias, analisam e discutem os resultados, compreendendo como as condições influenciam a germinação. Cada grupo apresenta as suas descobertas à turma. A atividade promove a observação, o registo de dados e a compreensão do ciclo de vida das plantas.
Atividade Wordwallhttps://wordwall.net/pt/resource/1970966
Ferramentas e recursos:
Lupas Digitais; Terra, régua (para medir);
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos organizam-se para trabalhar/observar na horta pedagógica.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Missão de Exploração (30-45 minutos):
- Desafiar cada grupo a explorar diferentes áreas do Arquivo Biológico onde existir plantas.
- Pedir a cada grupo para escolher pelo menos 3 plantas diferentes para observar detalhadamente.
- Orientar os alunos a observar as seguintes características de cada planta escolhida e a registar as suas observações (em texto e/ou desenho):
- Tipo de planta: (ser árvore, arbusto, erva, trepadeira, etc.)
- Folhas: (ter forma, tamanho, cor, textura, como estar dispostas no caule)
- Caule: (ser do tipo lenhoso ou herbáceo, ter cor, textura, altura aproximada ou se rastejar)
- Flores (se presentes): (ter cor, número de pétalas, forma)
- Frutos ou sementes (se presentes): (ter cor, forma, tamanho)
- Habitat: (onde a planta estar a crescer – solo, tronco de outra árvore, rocha, etc.)
- Outras características interessantes: (ter cheiro, presença de espinhos, látex, etc.)
- Incentivar os alunos a usar os guias de identificação (se disponíveis) para tentar identificar o nome das plantas.
- Poder propor algumas questões orientadoras, como:
- “Como ser a folha desta planta? Para que poder servir esta forma?”
- “O caule ser forte e grosso ou fino e flexível? Como isso ajudar a planta?”
- “Esta planta ter flores? Qual ser a sua cor e forma? Que animais poder ser atraídos por elas?”
- “Esta planta produzir frutos? Qual ser a sua função?”
Ferramentas e recursos:
Para registo e observação:
- Cadernos ou folhas de papel
- Lápis e borrachas
- Pranchetas (opcional)
- Guias de identificação de plantas (se disponíveis)
- Lupas (opcional)
- Barbante ou fitas métricas simples (opcional)
- Máquinas fotográficas ou telemóveis (opcional)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem será dinâmico, utilizando o Arquivo Biológico como sala de aula viva, com exploração em grupo e partilha de descobertas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)