Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
680 minutos

>

Rio Leça – passado, presente… e que futuro?

3º Ciclo

Norberto Costa / 08-05-2025


Descrição / Síntese:

Caminhada pelo rio Leça, ao longo do corredor verde, desde do Mosteiro de Leça do Balio até Santa Cruz do Bispo, à descoberta da sua história, da sua arte, da sua cultura, da fauna e da flora.

Adopção/criação de um guião interdisciplinar, elaborado pelos docentes envolvidos de forma a orientar a caminhada.

Após a definição de grupos de trabalhos apoiados pelos professores de cada àrea, os alunos captam vários tipos de registos e amostras durante a caminhada, para a elaboração de um portefólio digital da turma, abordando as diferentes àreas acima mencionadas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Ler e interpretar de textos, tabelas e gráficos.
> Consciencializar e Responsabilizar a comunidade educativa para uma melhoria das práticas ambientais.
> Preservar Ecossistemas.
> Motivar para aprendizagens mais envolventes e enriquecedoras
> Promover a saúde e o bem estar
> Proporcionar uma experiência educativa enriquecedora e estimular o interesse dos alunos pelas ciências naturais, história, arte e arquitetura de Portugal.
> Desenvolver o espírito crítico e a autonomia
> Percepcionar vivências e do rio quer quanto ao seu valor histórico quer quanto ao acto de urbanidade actual.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
200 MINUTOS
Rio Leça – o passado, o presente… e que futuro?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Definição das disciplinas envolvidas de acordo com os currículos (construção de uma DAC para o 9.º ano); 
  2. Construção do guião com a colaboração dos alunos nas diferentes disciplinas;;
  3. Análise do rio Leça entre o Mosteiro de Leça do Balio e Santa Cruz do Bispo; 


Ferramentas e recursos:

  1. Guião da atividade;
  2. Computador (partilha do guião)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Elaboração de um guião de monitorização;
  2. Aplicação de um guiãode monitorização;

Ficheiros de Apoio (anexos):

Ficha-tecnica.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
360 MINUTOS
Rio Leça – o passado, o presente… e que futuro?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Com base no guião, recolher informação do local em estudo, nomeadamente: 

  • Caracterização do rio; 
  • Análise biológica da água do rio; 
  • Análise físico-química da água do rio; 
  • Verificação do leito (estiagem, normal e de inundação); 
  • Ocupação humana das margens; 
  • Flora aquática; 
  • Fauna aquática; 
  • Poluição visível; 
  • Registos históricos e culturais/artísticos; 
  • Registos biométricos e participação em atividades desportivas; 
  • Registos arquitetónicos 
  • Observação direta e responderem ao guião. 
  • Recolha de amostras para possível análise e fazem registo fotográfico. 


Ferramentas e recursos:

  1. Equipamento desportivo; 
  2. Guião da atividade;
  3. Equipamento tecnológico (para recolha de registos);
  4. Material de recolha de amostras; 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 360 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Aplicação de um guião de monitorização;
  2. Realização de uma caminhada ecológica para recolha de registos e amostras; 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
120 MINUTOS
Rio Leça – o passado, o presente… e que futuro?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Análise os dados e retiram conclusões;
  2. Elaboração de sugestões de melhoria em caso de poluição; 
  3. Construção do portefólio digital da turma sobre o rio Leça 


Ferramentas e recursos:

  1. Computador (edição do portefólio com os resultados analisados). 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Apresentação do portefólio digital da turma do rio Leça;
  2. Auto e hetero-avaliação

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top