>
3º Ciclo
Norberto Costa / 08-05-2025
Descrição / Síntese:
Caminhada pelo rio Leça, ao longo do corredor verde, desde do Mosteiro de Leça do Balio até Santa Cruz do Bispo, à descoberta da sua história, da sua arte, da sua cultura, da fauna e da flora.
Adopção/criação de um guião interdisciplinar, elaborado pelos docentes envolvidos de forma a orientar a caminhada.
Após a definição de grupos de trabalhos apoiados pelos professores de cada àrea, os alunos captam vários tipos de registos e amostras durante a caminhada, para a elaboração de um portefólio digital da turma, abordando as diferentes àreas acima mencionadas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Definição das disciplinas envolvidas de acordo com os currículos (construção de uma DAC para o 9.º ano);
- Construção do guião com a colaboração dos alunos nas diferentes disciplinas;;
- Análise do rio Leça entre o Mosteiro de Leça do Balio e Santa Cruz do Bispo;
Ferramentas e recursos:
- Guião da atividade;
- Computador (partilha do guião)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Elaboração de um guião de monitorização;
- Aplicação de um guiãode monitorização;
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com base no guião, recolher informação do local em estudo, nomeadamente:
- Caracterização do rio;
- Análise biológica da água do rio;
- Análise físico-química da água do rio;
- Verificação do leito (estiagem, normal e de inundação);
- Ocupação humana das margens;
- Flora aquática;
- Fauna aquática;
- Poluição visível;
- Registos históricos e culturais/artísticos;
- Registos biométricos e participação em atividades desportivas;
- Registos arquitetónicos
- Observação direta e responderem ao guião.
- Recolha de amostras para possível análise e fazem registo fotográfico.
Ferramentas e recursos:
- Equipamento desportivo;
- Guião da atividade;
- Equipamento tecnológico (para recolha de registos);
- Material de recolha de amostras;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 360 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Aplicação de um guião de monitorização;
- Realização de uma caminhada ecológica para recolha de registos e amostras;
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Análise os dados e retiram conclusões;
- Elaboração de sugestões de melhoria em caso de poluição;
- Construção do portefólio digital da turma sobre o rio Leça
Ferramentas e recursos:
- Computador (edição do portefólio com os resultados analisados).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Apresentação do portefólio digital da turma do rio Leça;
- Auto e hetero-avaliação
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)