Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
370 minutos

>

Medidas de poupança e tratamento da Água

2º Ciclo

Ana Isabel Vaz / 10-04-2025


Descrição / Síntese:

Esta é uma atividade a aplicar nas turmas de Ciências Naturais do 5º ano, em articulação com o curso CEF Operador de Sistemas de Tratamento de Águas”.
Na turma do quinto ano, a professora começa por introduzir o tema “Medidas de poupança de água”, com o visionamento e exploração de um video “Água e Sustentabilidade” da Escola Virtual, sobre a importância da água para a vida e a importância de sensibilizar a população a implementar medidas de poupança de água em casa.
Depois de explorado o vídeo, a professora divide a turma em cinco grupos de trabalho e coloca 5 cartolinas em pontos diferentes da sala de aula. Cada cartolina tem uma área da nossa casa e os grupos devem circular pelas diferentes cartolinas e devem escrever medidas de poupança de Água nesses espaços (ferramenta Carrossel Brainstorm). Os grupos têm 5 minutos para estarem em cada cartolina.
Em grande grupo, a professora com os alunos faz uma síntese das ideias presentes nas cartolinas.
A professora atribui a cada grupo um dos espaços da casa e propõe que os alunos elaborem um cartaz ou um panfleto com as medidas de poupança de água nos espaços atribuídos, para apresentarem aos alunos do curso CEF de “Sistemas de Tratamento de Águas”, na Escola Secundária. Nesta fase a docente aplica a ferramenta “Gallery Walk”, em que os alunos trabalham em grupo, mas depois alguns alunos deslocam-se para outros grupos para darem sugestões e colocarem questões aos colegas.
A professora do curso CEF, divide a turma em cinco grupos de trabalho e dá a cada grupo um tema relacionado com a análise e tratamento da água. Cada grupo, deve pesquisar uma experiência sobre o tema que lhe foi atribuído, para apresentar aos alunos do quinto ano. As experiências serão sobre: filtração com areias e pedras; medição do pH da água; decantação sólido-líquido, Centrifugação e peneiração.
Os alunos do quinto ano deslocam-se à escola Secundária e no primeiro tempo de aula vão apresentar os seus cartazes ou panfletos à turma CEF, usando a ferramenta “Apresentação em feira”. Os alunos do quinto ano, pedem aos colegas do curso CEF para avaliarem as suas apresentações, recorrendo à ferramenta “Duas estrelas e um desejo”.
No segundo tempo de aula, os alunos do CEF vão apresentar aos alunos do quinto ano, as suas experiências sobre a água no Laboratório de Química. Cada bancada tem uma experiência de um grupo de trabalho e os alunos do quinto ano fazem “Rotação por estações”, para verem ou fazerem as atividades laboratoriais.
Os alunos do curso CEF pedem aos colegas do quinto ano, para avaliarem as suas apresentações, recorrendo à ferramenta “Duas estrelas e um desejo”.
A avaliação de cada aluno, sobre o que aprendeu, será feito no final, respondendo a um kahoot elaborado pelas professoras.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Discutir a importância da gestão sustentável da água ao nível da sua utilização, exploração e proteção, com exemplos locais, regionais, nacionais ou globais;
> Descrever o processo de funcionamento de um sistema de tratamento de água para consumo.
> Distinguir as operações e processos de tratamento da água.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Questão-problema: “Como podemos poupar a água no planeta?”

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Numa turma do quinto ano, a professora começa por introduzir o tema “Medidas de poupança de água”, com o visionamento e exploração de um video “Água e Sustentabilidade” da Escola Virtual.

Este é um vídeo muito interessante, sobre a importância da água para a vida e a importância de sensibilizar a população a implementar medidas de poupança de água em casa. Após o visionamento e exploração do vídeo, a docente faz em grande grupo uma sistematização das ideias- chave do vídeo e lança a questão: “Como podemos pupar a água do nosso planeta?”.


Ferramentas e recursos:

  • Vídeo da Escola Virtual: “Água e Sustentabilidade”.
  • Computador do professor e projetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Nesta primeira fase,  os alunos estão  sentados nos locais habituais em sala de aula. Assistem ao vídeo e fazem um debate de sistematização de ideias com a orientação da professora de CN do 5º ano.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Atividades experimentais: “Tratamento e análise da água”.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Nesta fase, os alunos do curso CEF “Operador de Sistemas de Tratamento de Água”, começam a fazer a pesquisa para fazerem as experiências laboratoriais sobre o tema “Tratamento e análise da água”.

A docente divide a turma em 5 grupos de trabalho e dá a cada grupo uma experiência. As experiências são:

  • Filtração da água residual com areias e pedras;
  • Decantação da água com impurezas depositadas no fundo;
  • Gradação para remover os sólidos maiores em suspensão na água;
  • Medição do pH de diferentes águas;
  • Análise da dureza de uma água.

Os alunos preparam o protocolo experimental, selecionam o material e reagentes de laboratório para realizar as atividades experimentais e realizam/testam as mesmas.


Ferramentas e recursos:

Protocolos das experiências;

Material e reagentes do laboratório.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos da turma CEF de 9º ano, estão organizados em 5 grupos de trabalho no laboratório e preparam as atividades primeiro nas mesas de trabalho e depois nas bancadas de laboratório.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Feira de Ciências: apresentação dos trabalho do 5º ano

Estratégias de aprendizagem ativa: Feira


Descrição da atividade:

Os alunos do quinto ano deslocam-se à Escola Secundária e no primeiro tempo de aula vão apresentar os seus trabalhos (Cartazes e Panfletos) à turma CEF do 9º ano, sobre “Medidas de Poupança de Água em diferentes espaços da nossa casa”. Vão usar a ferramenta “Apresentação em feira”.


Ferramentas e recursos:

Trabalhos em cartolina ou panfletos em papel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos do 5º ano estão organizados em grupos de trabalho na sala de aula, com os seus trabalhos e os alunos do curso CEF circulam pelos trabalhos que os colegas do 5º ano vão apresentar.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Rotação por estações: apresentação das experiências elaboradas pelos alunos do curso CEF

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

No segundo tempo, os alunos do curso CEF vão apresentar aos alunos do quinto ano as suas experiências sobre “Tratamento e análise da água” no laboratório de Química.

Cada bancada tem uma experiência de um grupo de trabalho e os alunos do 5º ano fazem “Rotação por estações”, para verem ou fazerem as atividades laboratoriais.


Ferramentas e recursos:

Papel e canetas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos do 5º ano circulam pelas diferentes experiências que estão nas bancadas do laboratório de Química. Cada experiência tem alunos do CEF a explicar e a dinamizar as atividades laboratoriais (Rotação por estações).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Carrossel Brainstorm: “Medidas de Poupança da água”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Depois de explorado o vídeo, a professora divide a turma em cinco grupos de trabalho e coloca 5 cartolinas em pontos diferentes da sala de aula. Cada cartolina tem uma área da nossa casa e os grupos devem circular pelas diferentes cartolinas e devem escrever medidas de poupança de Água nesses espaços (ferramenta Carrossel Brainstorm). Os grupos têm 5 minutos para estarem em cada cartolina.
Em grande grupo, a professora com os alunos faz uma síntese das ideias presentes nas cartolinas.


Ferramentas e recursos:

Cartolinas;

Marcadores coloridos;

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Primeiramente os alunos estão organizados em cinco grupos de trabalho e vão circulando pelas diferentes cartolinas colocadas nas paredes da sala de aula, para darem o seu contributo (50 minutos).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Elaboração dos cartazes ou panfletos (Passeio pela Galeria)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A professora atribui a cada grupo um dos espaços da casa:

  1. Bancada da cozinha;
  2. Máquinas de lavar a louça e de valar a roupa;
  3. Casa de banho;
  4. Jardim;
  5. Lavagem dos automóveis/bicicletas …

A docente propõe que os alunos elaborem um Cartaz ou um Panfleto com as medidas de poupança de água nos espaços atribuídos, para apresentarem aos alunos do curso CEF de “Sistemas de Tratamento de Águas”, na Escola Secundária. Nesta fase a docente aplica a ferramenta “Gallery Walk”, em que os alunos trabalham em grupo, mas depois alguns alunos deslocam-se para outros grupos para darem sugestões e colocarem questões aos colegas. Estes contributos pretendem que cada grupo melhore o seu trabalho.


Ferramentas e recursos:

Cartolinas;

Papel;

Marcadores coloridos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupo numa mesa de trabalho. Após algum tempo, a docente propõe que alguns alunos saiam dos seus grupos de trabalho e circulem pelos outros grupos de trabalho para darem sugestões de melhoria de trabalho aos colegas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Avaliação da atividade pelos pares

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos do 5º ano pedem aos colegas do curso CEF para avaliarem as suas apresentações, recorrendo à ferramenta “Duas estrelas e um desejo”. 

Os alunos do curso CEF pedem aos colegas do 5º ano para avaliarem as suas apresentações, recorrendo à ferramenta “Duas estrelas e um desejo”. 


Ferramentas e recursos:

  • Papel e canetas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos do 5º ano e do curso CEF, estão sentados em mesas de trabalho e organizados em grupos e fazem a avaliação dos trabalhos dos colegas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
Avaliação final em kahoot

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Para avaliarem as aprendizagens realizadas pelos alunos, as docentes aplicam um questionário em “kahoot”.

As docentes aplicam uma rúbrica para avaliar o desempenho de cada aluno no projeto.


Ferramentas e recursos:

  • Rubrica de avaliação;
  • Questionário em kahoot;
  • Computador e projetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados nos seus lugares habituais nas mesas de sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top