Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
760 minutos

>

Escola de Valores

2º Ciclo

Maria José Palmeira / 21-04-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário será implementado nas disciplinas de CN, TIC e Economia/ Contabilidade num projeto de articulação entre os 2º e 3º ciclos e o ensino secundário. Será desenvolvido um trabalho interciclos, envolvendo uma turma de CN de 5º ano, uma turma de 7º ano de TIC e uma turma do 1º ano do Curso Profissional de Logística na disciplina de economia.
Os grupos de trabalho integrarão os alunos dos vários níveis de escolaridade, na modalidade de grupos mistos. Ao longo da implementação do cenário haverá grupos de alunos monitores.
Os alunos serão orientados a refletir sobre valores de solidariedade e de igualdade, dando aos alunos oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais solidária.
Refletir sobre as desigualdades existentes na sociedade.
Fomentar o conceito de dinheiro, o seu valor, desenvolvendo nos alunos capacidades para tomarem decisões de poupança ponderadas.
Pretende-se organizar um “Dia solidário” com a realização de uma caminhada durante a manhã e de uma feira de valores à tarde.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Economia ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
> Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.
> Compreender e utilizar técnicas elementares (enquadramento, ângulos, entre outras) de captação e edição de imagem, som, vídeo e modelação 3D.
> Integrar conteúdos provenientes de diferentes tipos de suportes, para produzir e modificar, de acordo com normas e diretrizes conhecidas, artefactos digitais criativos para exprimir ideias, sentimentos e propósitos específicos.
> Adquirir conceitos e instrumentos que permitam compreender a atividade económica, ou seja, propõe-se o estudo do consumo, da produção de bens e de serviços, dos mercados, do processo de formação dos preços (moeda e inflação), da distribuição dos rendimentos e da utilização dos rendimentos.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
300 MINUTOS
Logística da caminhada

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

No momento inicial desta atividade irá ser feita uma contextualização da problemática sobre a importância dos valores, nas três turmas envolvidas. Como ponto de partida será visualizado um vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gEJ0d68OIZw  os alunos serão levados a refletir/ discutir, sobre o vídeo, criando uma chuva de ideias de modo a compreenderem e a valorizarem a importância dos valores na sociedade e na humanidade.

Em sala de aula é proposto desenvolver uma atividade para toda a comunidade de modo a promover a Escola de Valores, apostando numa articulação de saberes. Serão sugeridas as atividades: caminhada e feira de valores.

Em Economia/ Contabilidade, os alunos elaboram o orçamento (receitas e despesas) e discutem o valor da inscrição da caminhada.

Em Ciências Naturais os alunos discutem e elaboram o percurso da caminhada .

Na disciplina de TIC, os alunos debatem ideias sobre o modelo de inscrição para a caminhada.  Concepção do modelo de inscrição, de cartazes, panfletos e convites para distribuir pela comunidade local.

Serão criados:

– 3 grupos de trabalho mistos – 6 alunos (2 de cada nível de ensino) para criarem frases sobre a importância dos valores a partir da chuva de ideias construída aquando da visualização do vídeo.

3 grupos de trabalho mistos – 6 alunos (2 de cada nível de ensino) para criarem molduras em cartão associadas às frases anteriormente elaboradas.

5 grupos de 2 alunos (5º ano e profissional) distribuídos por 5 estações do percurso a realizar (caminhada) para dar apoio.

5 alunos de 7º ano ( 1 por cada estação) para realizarem a reportagem fotográfica.

4 alunos monitores do curso profissional para apoiarem os participantes durante o percurso da caminhada.

 


Ferramentas e recursos:

Cartões, fotocópias a cores, Computador, Internet, software específico, google maps.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em pequenas ilhas.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
150 MINUTOS
Caminhada solidária

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos estão organizados em grupos de trabalho mistos, com tarefas previamente definidas.

5 grupos de 2 alunos (5º ano e profissional) distribuídos por 5 estações do percurso a realizar (caminhada) para dar apoio.

5 alunos de 7º ano ( 1 por cada estação) para realizarem a reportagem fotográfica.

4 alunos monitores do curso profissional para apoiarem os participantes durante o percurso da caminhada.

 


Ferramentas e recursos:

Roupa prática e calçado adequado.

Telemóvel/ máquina fotográfica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Circuito criado pelos alunos e registado no mapa do percurso –  Rio da Figueira/ Santiago do Cacém

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Momento intermédio de avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Irão ser elaborados 3 questionários diferentes em Google Forms,  constituídos por 8 questões em que os alunos respondem individualmente.

As primeiras 4 questões serão de âmbito geral, iguais para as três disciplinas, de acordo com cada uma das atividades do cenário.

As outras 4 questões serão referentes às Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas.

 


Ferramentas e recursos:

Computador e internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de aprendizagem, organizado em ilhas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
240 MINUTOS
Feira de Valores

Estratégias de aprendizagem ativa: Feira


Descrição da atividade:

A montagem dos stands será da responsabilidade dos grupos mistos de alunos.

Cada turma será responsável pelo seu stand, seguindo uma escala de apoio ao stand.

Feira:

  • Stand para promover a adoção responsável de animais de estimação em articulação com as Associações: São Francisco de Assis e 4 Patas;
  • Stand de degustação e venda de doçaria regional com o apoio do comércio local para angariar apoios monetários para as associações de animais;
  • Stand Multimédia para criação e divulgação de vídeos alusivos à caminhada e impressão de fotografias para venda ao público (angariação de fundos).
  • Stand Escola de Valores: jogos interativos, (Kahoot, quizzizes, edupuzzle, wordwall),  alusivos aos valores, para toda a comunidade.

 


Ferramentas e recursos:

Stands cedidos pela CMSC.

Computadores, impressora, papel fotográfico.

Painel interativo.

Software técnico (Canva, VSDC, Kahoot, quizz, edupuzzle, wordwall) .

Copos e pratos de papel, guardanapos, talheres bambu.

Box para animais, ração seca, água, caixotes para reciclagem de lixos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 240 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização em Stands dentro do Pavilhão no parque Municipal da Feira.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
Avaliação final da atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

Os alunos realizam um registo da atividade realizada com três colunas (A, B e C). Na coluna A – os alunos terão que escrever três valores que aprenderam; Na Coluna B – os alunos terão que indicar duas ideias ou dois conceitos que os surpreenderam no decorrer das atividades; Na Coluna C – os alunos registarão uma atividade que gostariam de realizar com base nas aprendizagens realizadas no âmbito deste Cenário –  Escola de Valores.

Criação de um mural – Padlet para apresentar à comunidade a atividade realizada, os conhecimentos aprendidos e sensibilizar para a importância de vivermos numa sociedade com valores. Este Padlet será publicado nas Redes sociais: Facebook e Instagram e divulgada nas páginas do AESC e da Autarquia.

Os valores monetários angariados  reverterão para o apoio das associações de animais da zona.

O feedback será útil para a preparação das próximas atividades.


Ferramentas e recursos:

Computadores, Painel interativo, internet.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de aprendizagem.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top