Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
130 minutos

>

Multiplicação e Divisão no 4º Ano

1º Ciclo

Rúben Correia / 10-04-2025


Descrição / Síntese:

Nesta aula pretendemos que os alunos adquiram e reconheçam os números naturais, através da adição, subtração, multiplicação e divisão, aplicando estratégias de cálculo na resolução de problemas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Matemática ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer e memorizar factos básicos das operações e calcular com os números inteiros não negativos recorrendo à representação horizontal do cálculo, em diferentes situações e usando diversas estratégias que mobilizem relações numéricas e propriedades das operações.
> Utilizar factos básicos das operações em situações de cálculo, designadamente factos básicos da adição (ex.: 3+3=6, 5+5=10) e da multiplicação (tabuada do 2, 3, 4, 5 e 10).
> Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números naturais, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
> Reconhecer e descrever regularidades em sequências e em tabelas numéricas, formular conjeturas e explicar como são geradas essas regularidades.
> Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
25 MINUTOS
Leitura da obra: “200 amigos (ou mais) para 1 vaca

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Leitura da obra pelo professor, com o objetivo de apresentar aos alunos a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Os alunos com ajuda do professor interpretaram as imagens e relembraram os números naturais. Posteriormente, cada grupo realiza a exploração de um problema da ficha e apresenta em forma de cartaz.

 


Ferramentas e recursos:

Livro da obra: “200 amigos (ou mais) para 1 vaca

Fichas de trabalho

Exposição dos cartazes através de um galeria


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala com os alunos dispostos em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
25 MINUTOS
Apresentação e partilhas das conclusões dos exercícios 7 e 7.1

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Cada grupo apresenta à turma as conclusões obtidas no seu  trabalho, sob a orientação do professor. A apresentação deverá basear-se na comunicação à turma e na criatividade.Poderá ser feita no quadro interativo ou na Classroom da turma.


Ferramentas e recursos:

computador

quadro interativo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala com os alunos dispostos em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Avaliação formativa pelos Alunos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O representante de cada grupo após a conferência de equipa transmite à turma a avaliação de cada grupo. A avaliação é feita com base nos critérios delineados pelo professor, nomeadamente a clareza na transmissão da informação, a capacidade de argumentação e conhecimento sobre o tema


Ferramentas e recursos:

Checklist de avaliação por grupo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala em Grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
30 MINUTOS
Dramatização da Obra

Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização


Descrição da atividade:

Os alunos pesquisam e recolhem informações sobre a obra apresentada. De seguida, cada grupo dramatiza uma parte da obra previamente definida, utilizando adereços ( matemáticos).


Ferramentas e recursos:

Adereços matemáticos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aulas

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
30 MINUTOS
Puzzle Matemático

Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle


Descrição da atividade:

O professor atribui partes de um quadro matemático a cada grupo. Os quadros matemáticos estão divididos por tema ( subtração, adição, multiplicação e divisão).  Cada grupo tem 5 minutos para conseguir terminar o puzzle.


Ferramentas e recursos:

Puzzle matemático


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aulas em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top