>
1º Ciclo
Rúben Correia / 10-04-2025
Descrição / Síntese:
Nesta aula pretendemos que os alunos adquiram e reconheçam os números naturais, através da adição, subtração, multiplicação e divisão, aplicando estratégias de cálculo na resolução de problemas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Matemática ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Leitura da obra pelo professor, com o objetivo de apresentar aos alunos a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Os alunos com ajuda do professor interpretaram as imagens e relembraram os números naturais. Posteriormente, cada grupo realiza a exploração de um problema da ficha e apresenta em forma de cartaz.
Ferramentas e recursos:
Livro da obra: “200 amigos (ou mais) para 1 vaca
Fichas de trabalho
Exposição dos cartazes através de um galeria
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala com os alunos dispostos em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Cada grupo apresenta à turma as conclusões obtidas no seu trabalho, sob a orientação do professor. A apresentação deverá basear-se na comunicação à turma e na criatividade.Poderá ser feita no quadro interativo ou na Classroom da turma.
Ferramentas e recursos:
computador
quadro interativo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala com os alunos dispostos em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O representante de cada grupo após a conferência de equipa transmite à turma a avaliação de cada grupo. A avaliação é feita com base nos critérios delineados pelo professor, nomeadamente a clareza na transmissão da informação, a capacidade de argumentação e conhecimento sobre o tema
Ferramentas e recursos:
Checklist de avaliação por grupo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala em Grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização
Descrição da atividade:
Os alunos pesquisam e recolhem informações sobre a obra apresentada. De seguida, cada grupo dramatiza uma parte da obra previamente definida, utilizando adereços ( matemáticos).
Ferramentas e recursos:
Adereços matemáticos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aulas
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle
Descrição da atividade:
O professor atribui partes de um quadro matemático a cada grupo. Os quadros matemáticos estão divididos por tema ( subtração, adição, multiplicação e divisão). Cada grupo tem 5 minutos para conseguir terminar o puzzle.
Ferramentas e recursos:
Puzzle matemático
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aulas em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)