>
2º Ciclo
margarida correia / 10-04-2025
Descrição / Síntese:
As turmas do 5º ano, irão à cidade romana de Mirobriga., o que irá proprcionar uma experiencia educativa sobre a presença romana na Peninsula Ibérica . Os objetivos da visita são:
Geografia- Descrever situações concretas referentes a alterações na paisagem, decorrentes da ação humana;
Hsitória – Conhecer as ruínas de Mirobriga,incluindo o fórum, as termas, o hipódromo e as habitações, compreendendo a sua função na sociedade romana;
– Compreender a vida quotidiana romana, analisando o espaço urbano, praticas económica e religiosas ;
Português – Pretende-se que os alunos desenvolvam em níveis progressivamente mais exigentes, as competências da língua em domínios específicos:
Oralidade
– Compreensão. selecionar e organizar informação relevante;
– Expressão: planificar e preparar apresentações orais; captar e manter a atenção da audiência (postura corporal, contacto visual, clareza, volume e tom de voz)
Leitura
Ler e analisar textos informativos e compreender o seu conteúdo; fazer inferências; utilizar procedimentos de registo e
tratamento de informação;
Escrita
Planificar a escrita por meio de registo de ideias; escrever textos organizados em parágrafos; escrever com respeito pelas regras da ortografia e da pontuação; aperfeiçoar o texto depois de redigido; escrever textos individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.
Gramática
– Utilizar corretamente os conhecimentos gramaticais .
-Relacionar a influencia romana na cultura portuguesa
– Desenvolver a aprendizagem ativa, desenvolvendo um olhar critico sobre a preservação do património.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1
Descrição da atividade:
Abordagem em sala de aula: reflexão sobre o Império Romano e a sua influência na região (Litoral Alentejano) – Visita às Salgas Romanas em Sines (já realizada).
Reforço do conteúdo sobre o Império Romano: Miróbriga: videos educativos e imagens das ruinas
Os alunos visualizam o video e consolidam os conhecimentos sobre o Império romano.
Após a visualização recordam 3 conceitos que aprenderam , 2 que os surpreenderam e 1 que querem pesquisar.
Ferramentas e recursos:
video: https://www.youtube.com/watch?v=fnYXKy-GaEU
Ferramenta: 3,2,1
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Exploração do local: observação das ruinas
Guia : Participação de um guia para enriquecer a experiência
Atividade de campo: Registo de anotações, esboços, fotografias, preenchimento de guião para posterior análise.
Ferramentas e recursos:
Guião de observação
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sitio de Miróbriga
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Organização das informações emanadas da visita
Elaboração de um relatório estruturado: introdução, descrição dos sitios visitados, análise da importância histórica, conclusão. Cada grupo , por indicação do professor incide sobre um dos diferentes itens: termas, hipódromo, casas, estradas.
Redigem o trabalho no Floo Edu em trabalho de grupo , para revisão de pares
Ferramentas e recursos:
Computadores
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula da turma:50 mts para redigir o relatório;
Sala de Informática: 50 mts , para submissaõ do trabalho e proceder à revisão por pares e professores e posterior melhoria e criação de um QRcode por grupo.
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Apresentação dos relatórios já revistos.
O porta voz de cada grupo que representa um dos habitantes da cidade faz a apresentação do seu tema: religião, atividades económicas; construções públicas, lazer, utilizando o QR code.
Ferramentas e recursos:
Computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Lista 3-2-1
Tabela de Autoavaliação do trabalho de grupo e individual.
Ferramentas e recursos:
Tabela de Autoavaliação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula