Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
350 minutos

>

Explorando a História em Mirobriga!

2º Ciclo

margarida correia / 10-04-2025


Descrição / Síntese:

As turmas do 5º ano, irão à cidade romana de Mirobriga., o que irá proprcionar uma experiencia educativa sobre a presença romana na Peninsula Ibérica . Os objetivos da visita são:
Geografia- Descrever situações concretas referentes a alterações na paisagem, decorrentes da ação humana;
Hsitória – Conhecer as ruínas de Mirobriga,incluindo o fórum, as termas, o hipódromo e as habitações, compreendendo a sua função na sociedade romana;
– Compreender a vida quotidiana romana, analisando o espaço urbano, praticas económica e religiosas ;
Português – Pretende-se que os alunos desenvolvam em níveis progressivamente mais exigentes, as competências da língua em domínios específicos:
Oralidade
– Compreensão. selecionar e organizar informação relevante;
– Expressão: planificar e preparar apresentações orais; captar e manter a atenção da audiência (postura corporal, contacto visual, clareza, volume e tom de voz)
Leitura
Ler e analisar textos informativos e compreender o seu conteúdo; fazer inferências; utilizar procedimentos de registo e
tratamento de informação;
Escrita
Planificar a escrita por meio de registo de ideias; escrever textos organizados em parágrafos; escrever com respeito pelas regras da ortografia e da pontuação; aperfeiçoar o texto depois de redigido; escrever textos individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.
Gramática
– Utilizar corretamente os conhecimentos gramaticais .
-Relacionar a influencia romana na cultura portuguesa
– Desenvolver a aprendizagem ativa, desenvolvendo um olhar critico sobre a preservação do património.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar aspetos da herança romana na Península Ibérica;
> Aplicar o método de datação a. C e d. C.;
> Identificar/aplicar os conceitos: cristianismo, era cristã, romanização;
> preparar apresentações orais (exposição, reconto, tomada de posição) individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista
> planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquizição
> Utilizar recursos de tecnologia de informação e comunicação

Atividades a desenvolver

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
O Império Romano! Descobrir Miróbriga!

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

Abordagem em sala de aula: reflexão sobre o Império Romano e a sua influência  na região (Litoral Alentejano) – Visita às Salgas Romanas em Sines (já realizada).

Reforço  do conteúdo sobre o Império Romano: Miróbriga: videos educativos e imagens das ruinas

Os alunos visualizam o video e consolidam  os conhecimentos  sobre o Império romano.

Após a visualização  recordam 3 conceitos que aprenderam , 2 que os surpreenderam e 1 que querem pesquisar.


Ferramentas e recursos:

 video: https://www.youtube.com/watch?v=fnYXKy-GaEU

Ferramenta: 3,2,1


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
Visita de estudo a Miróbriga!

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Exploração do local: observação das ruinas

Guia : Participação de um guia para enriquecer a experiência

Atividade de campo: Registo de anotações, esboços, fotografias, preenchimento de guião para posterior análise.


Ferramentas e recursos:

Guião de observação


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sitio de Miróbriga

Ficheiros de Apoio (anexos):

Guiao-Mirobriga.odt

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
100 MINUTOS
Relatório em sala de aula.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Organização das informações  emanadas da visita

Elaboração de um relatório estruturado: introdução, descrição dos sitios visitados, análise da importância  histórica, conclusão. Cada grupo , por indicação do professor incide sobre um dos  diferentes itens: termas, hipódromo, casas, estradas.

Redigem o trabalho no Floo Edu em trabalho de grupo , para revisão de pares

 


Ferramentas e recursos:

Computadores


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula da turma:50 mts para redigir o relatório;

Sala de Informática: 50 mts , para submissaõ do trabalho e proceder à revisão por pares e professores e posterior melhoria e criação de um QRcode por grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Apresentação dos trabalhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Apresentação dos relatórios já revistos.

O porta voz de cada grupo que  representa um dos habitantes da cidade faz a apresentação do seu tema: religião, atividades económicas; construções públicas, lazer, utilizando o QR code.


Ferramentas e recursos:

Computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
autoavaliação da atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Lista 3-2-1

Tabela de Autoavaliação do trabalho de grupo e individual.

 


Ferramentas e recursos:

Tabela de Autoavaliação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

Tabela-de-avaliacao.doc

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top