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Ensino Secundário
Albertino Pinto / 06-04-2025
Descrição / Síntese:
Abordar a problemática dos direitos humanos; a sua evolução histórica e tratar o caso concreto do bullying como violação dos direitos humanos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia ; Educação para a Cidadania
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Estrutura da Aula
- Introdução (10′) – Reflexão e contextualização
Atividade:
Pergunta para debate inicial: O que são os Direitos Humanos? Por que são importantes?
Breve referência à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e ao seu impacto.
Ligação com a Constituição Portuguesa (ex: Artigo 1º – Estado de Direito Democrático).
Objetivo:
Avaliar o conhecimento prévio dos alunos e despertar interesse pelo tema.
- Desenvolvimento (35′) – As três gerações dos Direitos Humanos
Explicação teórica (10′)
1.ª Geração – Direitos Civis e Políticos (liberdade, participação política) → ex.: direito à vida, liberdade de expressão, direito ao voto.
2.ª Geração – Direitos Económicos, Sociais e Culturais (igualdade) → ex.: direito à educação, saúde, trabalho digno.
3.ª Geração – Direitos de Solidariedade ou Coletivos (fraternidade) → ex.: direito ao meio ambiente saudável, desenvolvimento sustentável, paz.
Atividade prática (25′)
Trabalho em grupo: Os alunos dividem-se em três grupos, cada um representando uma geração dos Direitos Humanos.
Cada grupo elabora uma apresentação curta (3′-5′) com exemplos concretos da sua geração de direitos (eventos históricos, notícias, casos reais).
Objetivo:
Desenvolver a capacidade analítica e crítica dos alunos.
- Debate e Reflexão Final (20′)
Atividade:
Discussão sobre a importância dos Direitos Humanos no século XXI: Ainda há violações dos Direitos Humanos? Como podemos protegê-los?
Reflexão sobre o papel dos alunos na defesa dos Direitos Humanos.
Objetivo:
Relacionar os conceitos com a realidade dos alunos e estimular a consciência cívica.
Avaliação
Participação na discussão inicial.
Qualidade e criatividade na apresentação em grupo.
Reflexões apresentadas no debate final.
Ferramentas e recursos:
Materiais Necessários
Quadro/branco e marcadores.
Mentimeter
Internet
Apresentação, programa apropriado.
Notícias impressas ou projetadas sobre violações/avanços dos Direitos Humanos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 70 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
– Sala de aula disposta normalmente
– Formação de 3 grupos de trabalho
– Sala de aula disposta normalmente
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)