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70 minutos

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Os direitos humanos

Ensino Secundário

Albertino Pinto / 06-04-2025


Descrição / Síntese:

Abordar a problemática dos direitos humanos; a sua evolução histórica e tratar o caso concreto do bullying como violação dos direitos humanos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia ; Educação para a Cidadania


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender o conceito de Direitos Humanos. Identificar e distinguir as três gerações dos Direitos Humanos. Refletir sobre a importância dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
70 MINUTOS
Introdução 15’

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Estrutura da Aula

  1. Introdução (10′) – Reflexão e contextualização

Atividade:

 

Pergunta para debate inicial: O que são os Direitos Humanos? Por que são importantes?

 

Breve referência à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e ao seu impacto.

 

Ligação com a Constituição Portuguesa (ex: Artigo 1º – Estado de Direito Democrático). 

 

Objetivo:

 

Avaliar o conhecimento prévio dos alunos e despertar interesse pelo tema.

 

  1. Desenvolvimento (35′) – As três gerações dos Direitos Humanos

Explicação teórica (10′)

 

1.ª Geração – Direitos Civis e Políticos (liberdade, participação política) → ex.: direito à vida, liberdade de expressão, direito ao voto.

 

2.ª Geração – Direitos Económicos, Sociais e Culturais (igualdade) → ex.: direito à educação, saúde, trabalho digno.

 

3.ª Geração – Direitos de Solidariedade ou Coletivos (fraternidade) → ex.: direito ao meio ambiente saudável, desenvolvimento sustentável, paz.

 

Atividade prática (25′)

 

Trabalho em grupo: Os alunos dividem-se em três grupos, cada um representando uma geração dos Direitos Humanos.

 

Cada grupo elabora uma apresentação curta (3′-5′) com exemplos concretos da sua geração de direitos (eventos históricos, notícias, casos reais).

 

Objetivo:

 

Desenvolver a capacidade analítica e crítica dos alunos.

 

  1. Debate e Reflexão Final (20′)

Atividade:

 

Discussão sobre a importância dos Direitos Humanos no século XXI: Ainda há violações dos Direitos Humanos? Como podemos protegê-los?

 

Reflexão sobre o papel dos alunos na defesa dos Direitos Humanos.

 

Objetivo:

 

Relacionar os conceitos com a realidade dos alunos e estimular a consciência cívica.

 

Avaliação

Participação na discussão inicial.

 

Qualidade e criatividade na apresentação em grupo.

 

Reflexões apresentadas no debate final.

 

 


Ferramentas e recursos:

Materiais Necessários

Quadro/branco e marcadores.

Mentimeter

Internet

Apresentação, programa apropriado.

Notícias impressas ou projetadas sobre violações/avanços dos Direitos Humanos.

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 70 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

 – Sala de aula disposta normalmente

– Formação de 3 grupos de trabalho

– Sala de aula disposta normalmente

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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