Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
130 minutos

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Dinâmica do litoral- principais formas de relevo litoral

3º Ciclo

Maria Santos / 31-05-2025


Descrição / Síntese:

Com o presente cenário pretende-se que os alunos fiquem a conhecer as diferentes formas de relevo que resultam do processo de erosão marinha.
Serão desenvolvidas as atividade:
1º – Com o objetivo de motivar os alunos para para a temática, a professora solicita aos alunos para indicar palavras relacionadas com o litoral, recorrendo ao mentimeter. Seguidamente a nuvem de palavras é analisada pela turma.
2º – Em grupo, de forma a promover a aprendizagem cooperativa, os alunos vão caracterizar os diferentes acidentes do litoral. Nesta atividade há o recurso ao manual da disciplina. As pesquisas realizadas serão apresentadas e partilhadas num Padlet.
3º – Apresentação e partilha das pesquisas com a ajuda do Padlet.
4º – Em grupo, os alunos vão localizar e caracterizar os principais acidentes do litoral português, recorrendo ao Google Earth.
5º – Realização de uma ficha de trabalho sobre o relevo litora,l recorrendo o Google forms.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar as principais formas do relevo do litoral,
> Caracterizar as principais formas do relevo do litoral,
> Localizar as principais formas do litoral português,
> Caracterizar as principais formas do litoral português.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
30 MINUTOS
Debate sobre nuvem de palavras relativas ao litoral

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Com o objetivo de motivar os alunos para para a temática, a professora solicita a indicação de palavras relacionadas com o litoral, recorrendo ao Mentimeter. Seguidamente é apresentada a nuvem de palavras e são esclarecidos os termos inscritos na nuvem.

https://www.mentimeter.com/app/presentation/al439evjksvg77hn5zurc8w48uy37spc/edit?source=dashboard


Ferramentas e recursos:

Ferramenta de apoio: Mentimeter
Computador/telemóvel
Projetor multimédia
Quadro branco


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
30 MINUTOS
Principais formas de relevo litoral

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em pares, os alunos pesquisam sobre uma forma de relevo litoral e publicam no padlet da turma:

    – uma pequena descrição da forma de relevo,

   – uma imagem.

https://padlet.com/modeteferreirasantos/litoral-qyv0aewgt59rt6zm


Ferramentas e recursos:

Ferramenta de apoio: Padlet
Computadores/telemóvel
Projetor multimédia


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Será utilizada a sala de computadores, onde os alunos realizam a tarefa e publicam. 

Com o recurso ao projetor, os conceitos são lidos e analisados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Principais acidentes do litoral português

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em grupo, os alunos vão localizar e caracterizar uma forma de relevo do litoral português. As pesquisas realizadas serão inseridas no Google Earth, cujo link foi partilhado com os alunos da turma.

https://earth.google.com/earth/d/1NmjfG4qPWViKRoC3ihGmzCw8ZCkBukRj?usp=sharing


Ferramentas e recursos:

Ferramenta de apoio: Google Earth
Computadores/telemóvel
Projetor multimédia


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Será utilizada a sala de computadores, onde os alunos realizam a tarefa e publicam. 

Com o recurso ao projetor, os vários acidentes litorais são apresentados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Ficha de trabalho sobre formas de relevo do litoral

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos realizam no Google Forms uma ficha de trabalho sobre sobre os conteúdos estudados. Posteriormente o questionário é analisado em conjunto de modo a esclarecer possíveis dúvidas.

https://docs.google.com/forms/d/1L4iNIQfkpvJulPWq-l2KbgNCddJ62ets0rQXyTNHbfY/preview


Ferramentas e recursos:

Ferramenta de apoio: Google Forms
Computadores/telemóvel
Projetor multimédia


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Será utilizada a sala de computadores, onde os alunos realizam um questionário no google forms. 

Com o recurso ao projetor, o questionário é analisado e as dúvidas esclarecidas.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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