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3º Ciclo
Maria Santos / 31-05-2025
Descrição / Síntese:
Com o presente cenário pretende-se que os alunos fiquem a conhecer as diferentes formas de relevo que resultam do processo de erosão marinha.
Serão desenvolvidas as atividade:
1º – Com o objetivo de motivar os alunos para para a temática, a professora solicita aos alunos para indicar palavras relacionadas com o litoral, recorrendo ao mentimeter. Seguidamente a nuvem de palavras é analisada pela turma.
2º – Em grupo, de forma a promover a aprendizagem cooperativa, os alunos vão caracterizar os diferentes acidentes do litoral. Nesta atividade há o recurso ao manual da disciplina. As pesquisas realizadas serão apresentadas e partilhadas num Padlet.
3º – Apresentação e partilha das pesquisas com a ajuda do Padlet.
4º – Em grupo, os alunos vão localizar e caracterizar os principais acidentes do litoral português, recorrendo ao Google Earth.
5º – Realização de uma ficha de trabalho sobre o relevo litora,l recorrendo o Google forms.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com o objetivo de motivar os alunos para para a temática, a professora solicita a indicação de palavras relacionadas com o litoral, recorrendo ao Mentimeter. Seguidamente é apresentada a nuvem de palavras e são esclarecidos os termos inscritos na nuvem.
https://www.mentimeter.com/app/presentation/al439evjksvg77hn5zurc8w48uy37spc/edit?source=dashboard
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de apoio: Mentimeter
Computador/telemóvel
Projetor multimédia
Quadro branco
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em pares, os alunos pesquisam sobre uma forma de relevo litoral e publicam no padlet da turma:
– uma pequena descrição da forma de relevo,
– uma imagem.
https://padlet.com/modeteferreirasantos/litoral-qyv0aewgt59rt6zm
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de apoio: Padlet
Computadores/telemóvel
Projetor multimédia
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Será utilizada a sala de computadores, onde os alunos realizam a tarefa e publicam.
Com o recurso ao projetor, os conceitos são lidos e analisados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em grupo, os alunos vão localizar e caracterizar uma forma de relevo do litoral português. As pesquisas realizadas serão inseridas no Google Earth, cujo link foi partilhado com os alunos da turma.
https://earth.google.com/earth/d/1NmjfG4qPWViKRoC3ihGmzCw8ZCkBukRj?usp=sharing
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de apoio: Google Earth
Computadores/telemóvel
Projetor multimédia
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Será utilizada a sala de computadores, onde os alunos realizam a tarefa e publicam.
Com o recurso ao projetor, os vários acidentes litorais são apresentados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos realizam no Google Forms uma ficha de trabalho sobre sobre os conteúdos estudados. Posteriormente o questionário é analisado em conjunto de modo a esclarecer possíveis dúvidas.
https://docs.google.com/forms/d/1L4iNIQfkpvJulPWq-l2KbgNCddJ62ets0rQXyTNHbfY/preview
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de apoio: Google Forms
Computadores/telemóvel
Projetor multimédia
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Será utilizada a sala de computadores, onde os alunos realizam um questionário no google forms.
Com o recurso ao projetor, o questionário é analisado e as dúvidas esclarecidas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)